Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre os livros e autores
Sabia que o espaço da antiga Galécia romana, com capital em Braga, constituiu uma unidade até ao século XII e esteve na origem do reino e da língua de Portugal. Desde então, entre a Galiza e Portugal, mantiveram-se a continuidade das paisagens, a proximidade linguística, a intermitência dos diálogos culturais e a importância das relações transfronteiriças.
O presente ensaio aborda a história e a cultura da Galiza, em diálogo com a evolução histórica de Portugal e, em especial, da Região Norte. Foi escrito desde a história, mas também como uma aposta de futuro que permita entender que as identidades comúns da Galiza com Portugal poderão alcançar uma nova dimensão institucional e um importante peso regional no quadro da União Europeia.
Rámon Villares é professor emérito de História Contemporânea na Universidade de Santiago de Compostela, instituição da qual foi reitor (1990-1994). É também doutor «honoris causa» pela universidade do Minho (2015).
Entre as suas publicações recentes, «Galicia, una nación entre dos mundos» (Pasado & Presente, 2019) e «Exilio republicano y pluralismo nacional: España, 1936-1982» (Marcial Pons, 2021). Também coordenou, com Josep Fontana, uma «Historia de España» (Crítica e Marcial Pons, 2007-2017, 12 vols.).
O que é o universo? Quando e como surgiu? Quer conhecer as respostas dadas por cientistas a estas perguntas nos últimos 100 anos? Então, este livro foi escrito para si. Discute o universo, do Big Bang aos buracos negros e às conjecturas actuais sobre a existência de muitos universos.
Revela, entre muitas outras coisas, que os buracos negros não têm cabelo e podem engoli-lo, se viajar pelo espaço, passar perto deles e estiverem em rotação, e que o universo está em expansão desacelerada há cinco milhares de milhões de anos e só 5% da sua composição é matéria, sendo os restantes 95% partilhados pelas chamadas matéria escura e energia escura. Confuso? Não. Fascinante, sobretudo porque é cada vez mais fiável, e de urgente tradução para linguagem comum, o conhecimento adquirido através da investigação do espaço profundo.
Paulo Crawford é físico teórico, professor aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O seu interesse foi sempre a teoria da Relatividade e Cosmologia e a divulgação da obra de Albert Einstein. A expansão e desaceleração do universo, a colisão de buracos negros e as ondas gravitacionais foram temas de palestras e cursos que deu no Observatório Astronómico de Lisboa, e nas aulas da FCUL.
“Portos em Portugal” | Feliciana Monteiro
São pontos de ligação vitais nas cadeias logísticas modernas. Os portos movimentam cerca de 70% do comércio intercontinental de mercadoria em valor e, ainda mais, em peso. Há mais de três décadas que crescem, de modo significativo e ininterrupto, confirmando-se a forte correlação entre o aumento do PIB e a procura portuária.
Qual a situação dos portos e dos transportes marítimos em Portugal? Este ensaio retrata os portos portugueses no contexto da economia e das tendências logísticas mundiais e relaciona a evolução histórica e especificidades da indústria marítima com os desafios actuais: o aumento da procura, a necessidade de maior eficiência e menor custo, as crescentes tensões comerciais globais e as problemáticas ambientais do sector.
Feliciana Monteiro é doutorada em Economia (magna cum laude) e galardoada com o “Prémio MSC” pela melhor tese de mestrado pela Universidade de Antuérpia. É licenciada em Economia pelo ISEG e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico. Ao longo da sua carreira trabalhou na AICEP em Buenos Aires, no Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, como Diretora da TIS em São Paulo e como Consultora Sénior na Luxmobility. Trabalha como professora adjunta na United Business Institutes no Luxemburgo.
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Sem Comentários