Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Resultado de 20 anos de investigação sobre o Holocausto, As Fúrias de Hitler é um relato impressionante sobre o papel de milhares de cidadãs alemãs nos campos de extermínio nazis, que deita por terra a ideia de uma certa passividade feminina na Alemanha de Hitler.
Wendy Lower demonstra-nos claramente neste livro que as mulheres do Reich foram mais do que meras assassinas de secretária, enfermeiras, zelosas mães de família, esposas subservientes ou amantes de criminosos de guerra.
Aquelas que encontramos ao longo destas páginas não ficaram atrás da conhecida frieza e crueldade dos homens do regime – aderiram com igual fervor ao nacional-socialismo e participaram ativamente no genocídio por ele desencadeado; denunciaram crianças que não cumpriam critérios raciais e torturaram e mataram prisioneiros indefesos nos campos de concentração e nos guetos da Frente Leste.
O retrato convincente de uma «geração perdida» de mulheres, nascidas num país humilhado, sedento de glória e com o culto da violência, que revela uma parte desconhecida da história do Holocausto.
Sobre a autora
Wendy Lower é uma historiadora norte-americana, docente no Claremont McKenna College, na Califórnia, investigadora associada da Ludwig Maximillians Universität, em Munique, e consultora histórica do United States Holocaust Memorial Museum.
Além da experiência arquivística e pesquisa prática sobre o Holocausto, trabalho que já desenvolve há mais de 20 anos, é também autora das obras “The Ravine” (2021), “The Diary of Samuel Golfard and the Holocaust in Eastern Galicia” (2011) e “The Shoah in Ukraine: History, Testimony, Memorialization” (2008), três não-ficções premiadas. Estreia-se agora em Portugal com “As Fúrias de Hitler”, obra finalista do National Book Award e do National Jewish Book Award.
Editora: Casa das Letras
Sem Comentários