Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Em 1942, numa pacata aldeia da região verdejante de Cotswolds, no centro de Inglaterra, uma mulher magra e elegante vivia numa pequena casa de campo com os três filhos e o marido, que trabalhava nas imediações como maquinista. Ursula Burton era afectuosa, mas reservada, e falava inglês com um ligeiro sotaque forasteiro. Parecia viver uma vida simples, humilde. Os vizinhos de aldeia sabiam pouco sobre ela.
Não sabiam que, na verdade, era uma oficial de alta patente da espionagem soviética. Não sabiam que o marido também era espião, nem que ela comandava uma poderosa rede de agentes a operar na Europa. Por detrás da fachada da sua vida pitoresca, Burton era uma comunista convicta, uma coronel soviética, uma agente experiente que recolhia segredos científicos que permitiriam à União Soviética construir a bomba atómica.
Esta história verdadeira, de espionagem, é uma obra-prima sobre a mulher com nome de código «Sonya». Ao longo da sua carreira foi perseguida pelos chineses, japoneses e nazis, pelo MI5, MI6 e o FBI, sem nunca ter sido apanhada. A sua história reflete o grande confronto ideológico do século XX entre o comunismo, o fascismo e a democracia ocidental, e lança uma nova luz sobre as lutas e as lealdades instáveis dos espiões no nosso tempo.
Sobre o autor
Ben Macintyre é colunista e editor associado do The Times em Londres. Foi correspondente deste jornal em Nova Iorque, Paris e Washington. É autor de diversos livros, incluindo “Agent Zigzag”, “Um Espião Entre Amigos”, “Operação Secreta” e “Jogo Duplo”.
Em 2019, “O Espião e o Traidor”, que conta a história do agente duplo do KGB Oleg Gordievsky, alcançou um enorme sucesso internacional e foi finalista do Ballie Gifford e do National Book Awards. O livro seguinte foi “Agente Sonya: Amante, Mãe, Soldado, Espia”, sobre Ursula Kuczynski – nome de código «Sonya» –, a maior espia do século XX.
Vários dos seus livros foram adaptados ao cinema e a séries de televisão, incluindo “Operação Secreta”, “Um Espião Entre Amigos” e “SAS Rogue Heroes”.
Editora: D. Quixote
Sem Comentários