Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
A ideia central deste livro é ler e reler a Bíblia anotando todas as referências sobre os alimentos, a cozinha, a refeição, o prazer e a dádiva da comida, estudando os hábitos alimentares no Antigo e no Novo Testamento – o que se comia e como se comia, como se preparavam os alimentos e que regras e interditos foram aceites ao longo do tempo. É uma viagem ao universo dos rituais, da etiqueta alimentar do tempo de Jesus e da época da travessia do deserto, mencionando o pão, o vinho, o azeite, o sal, mas também os animais, as ervas e especiarias, as árvores, os cereais – e a alegria da mesa.
Escreve o cardeal José Tolentino Mendonça no Prefácio: «Entrar na Bíblia pela porta da cozinha é um argumento mais sério do que se possa supor. E também mais espiritual. Este livro constitui uma espécie de micro-história da Bíblia; permite-nos fazer uma viagem pelas formas objetivas de vida e suas tradições; dá-nos uma ideia dos produtos acessíveis, do impacto do clima, do tipo de economia; enumera para nós os saberes que transparecem na fabricação; abre-nos a janela para a sociologia das suas gentes; faz-nos participantes dos rituais religiosos, do conteúdo do espaço familiar, da hierarquia e da versatilidade das relações. Mas, ao mesmo tempo, é um livro de espiritualidade bíblica, um compêndio de exegese, uma refeição da Palavra.»
Sobre a autora
Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti é investigadora de gastronomia, além de colunista e jornalista nessa área. Escreveu “Gilberto Freyre e as Aventuras do Paladar” (2013) e “Esses Pratos Maravilhosos e Seus Nomes Esquisitos” (2013) – ambos finalistas do Prémio Jabuti 2014 –, “História dos Sabores Pernambucanos. A Arte de Fazer Uma Culinária da Terra” (2014), “Natal e Sabores” (2005) e “O Negro Açúcar. Uma História” (2008).
Editora: Quetzal
Sem Comentários