Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Apresentação da obra (publicados dois volumes até à data)
É uma história como nenhuma outra: uma epopeia de resistência contra a destruição, de criatividade sob a opressão, de alegria contra o desgosto e uma afirmação de vida contra as mais difíceis possibilidades.
Sinopse Volume I: “Encontrar as Palavras: 1000 a.C. – 1492 d.C.
Esta obra abrange milénios e continentes – da Índia à Andaluzia, passando pelos bazares do Cairo e pelas ruas de Oxford. Leva o leitor a locais nunca imaginados: a um reino judaico nas montanhas do Sul da Arábia, a uma sinagoga síria que brilha com as suas cintilantes pinturas murais, às palmeiras sob as quais jazem os judeus mortos nas catacumbas romanas. E as suas vozes fazem-se ouvir com toda a clareza, dos rigores e dos êxtases dos autores da Bíblia aos poemas de amor de bebedores de vinho num jardim da Espanha muçulmana.
No interior destas páginas, o Talmude arde nas ruas de Paris, erguem-se forças por cima da Londres medieval, um iluminador de Maiorca redesenha o mundo, acendem-se velas, entoam-se cânticos, aparelham-se mulas e barcos carregados de especiarias e de pedras preciosas afundam-se no mar.
E uma grande história desenrola-se. Não a história de uma cultura à parte – como muitas vezes se imagina – mas de um mundo judaico imerso no meio de outros povos entre os quais os Judeus viveram e que os marcaram, dos egípcios aos gregos, dos árabes aos cristãos.
Sinopse Volume II: “Pertença: 1492 – 1900”
Partindo da expulsão dos Judeus de Espanha em 1492, navega por milagres e massacres, deambulações, discriminação, harmonia e tolerância até aos alvores do século XX, que parecia trazer uma esperança profunda.
Conta as histórias não apenas de rabis e filósofos mas também de uma poetisa do gueto de Veneza; um pugilista na Inglaterra georgiana; um general na China dos MIng; e um compositor de ópera na Alemanha do século XIX. A história desenrola-se em Kerala e Mântua, nos montes da Galileia, nos rios da Colômbia, nas cozinhas de Istambul, nas tabernas da Ucrânia e nas minas da Califórnia. Navegamos em caravelas, viajamos em diligências e comboios, caminhamos na madrugada pelas ruas de Londres e fugimos com o exército derrotado de Napoleão.
Sobre o autor
Simon Schama é professor de História da Arte e de História na Universidade de Columbia. As suas obras, várias vezes premiadas, estão publicadas em quinze línguas e incluem A History of Britain, The Power of Art e O Futuro da América. Escreveu e apresentou 40 filmes para a BBC2 sobre temas tão diversos como a política americana e Shakespeare e ganhou um Emmy por The Power of Art. A História dos Judeus deu origem a uma série televisiva da BBC, escrita e apresentada por Simon Schama.
Editora: Temas e Debates
Sem Comentários