Já começa a ser uma tradição. Quando o relógio assinalar a meia-noite na próxima sexta-feira, abrindo caminho à infantilidade que se deseja de um dia 1 de Junho, a Festa da Ilustração abre as suas portas em Setúbal, numa exaltação da ilustração nacional que irá percorrer vários espaços da cidade com exposições e outras iniciativas.
O lançamento da Festa acontece na Casa da Cultura, com a inauguração da exposição “Linha Clara”, de Cristina Sampaio, a ilustradora contemporânea convidada desta edição.
Cristina Sampaio nasceu em Lisboa. Em 1985 licenciou-se em pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Ilustra livros infantis desde 1987 e trabalha, desde 1986, como ilustradora e cartoonista para diversas revistas e jornais em Portugal e no estrangeiro (entre outros, Público, Expresso e Diário de Notícias, em Portugal; Courrier International, em França; Boston Globe, Wall Street Journal e New York Times, nos EUA.) Trabalhou em cenografia, multimédia e animação. As suas ilustrações foram apresentadas em várias exposições colectivas e individuais, em Portugal, no Brasil, na Alemanha, França, República Checa e Grécia. Em 2002 e em 2005 foi-lhe atribuído, pela Society of News Design (EUA), o Award of Exellence. Em 2006 recebeu o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, na categoria de Cartoon/Caricatura. Em 2007 foi-lhe atribuído o 1.º Prémio na categoria de cartoon editorial do World Press Cartoon.
A edição deste ano traz uma outra novidade. Pela primeira vez estará em cartaz uma exposição de um ilustrador estrangeiro: Tignous, assassinado há cinco anos no ataque ao Charlie Hebdo. Chloé Verlhac, a sua mulher, estará presente na abertura, que terá lugar no Museu do Trabalho Michel Giacometti (1 Junho, 16h00), naquilo que será, também, uma homenagem a todos os ilustradores desaparecidos nesse dia. Uma exposição que acontece em duas diferentes geografias, podendo a outra metade ser vista na Escola Superior de Educação de Setúbal.
No dia da abertura e mais para a noite, destaque para o concerto dos Soaked Lamb, que contará com a presença dos ilustradores/músicos João Maio Pinto e Pedro Lourenço, e que terá lugar no exterior da Casa da Cultura (22h00).
Fica o programa completo de todas as aberturas que terão lugar no dia 1 de Junho. Para acompanharem e fazerem a Festa, basta seguirem a página de facebook.
Programa – Aberturas 1 Junho
00h00 LINHA CLARA
CRISTINA SAMPAIO
Casa da Cultura
11h30 OS DESENHOS NOS LIVROS
MARIANA MALHÃO
Livraria Culsete
14h30 TPC
ESCOLAS SUPERIORES DE ARTES
Casa do Largo. Pousada de Juventude
15h30 VER AO PERTO
ILUSTRADORES DA REGIÃO
Casa Bocage
16h00 ILUSTRAR A LIBERDADE
TIGNOUS
Apresentação de Chloé Verlhac
Museu do Trabalho Michel Giacometti
17h30 DESAFIOS
CRISTINA SAMPAIO
Casa d’Avenida
18h00 COISAS COM NOME NO UNIVERSO DE SOPHIA
Casa d’Avenida. Segundo andar
18h30 ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA
Lapso Galeria
19h30 DA LUZ E DAS SOMBRAS
MANUEL LAPA
Galeria Municipal do 11
22h00 ILUSTRAR COM A MÚSICA
Concerto com Soaked Lamb,
João Maio Pinto e Pedro Lourenço
Casa da Cultura (exterior)
Sem Comentários