As Correntes d`Escritas celebram este ano o seu 18º Aniversário, numa festa literária que será celebrada na Póvoa de Varzim entre os dias 21 e 25 de Fevereiro. Este ano, entre os autores de língua portuguesa e espanhola que estarão presentes – num total de 13 nacionalidades -, contam-se 30 autores que irão participar pela primeira vez. A cerimónia de abertura, momento em que serão revelados os vencedores dos vários prémios Literário e do Prémio Casino da Póvoa, contará com a presença de Francisco Pinto Balsemão.
No que toca a novidades, destaque para a D`Escritas 1 Dia, uma iniciativa que vai reunir três autores para escreverem, em conjunto durante 1 dia – e em locais diferentes da cidade -, textos centrados na temática poveira. Outro destaque vai as Exposições: “Angola: Muxima, desenho e texto”, de Luís Mascarenhas Gaivão e Luís Ançã e “Correntes d`Escritas: 18 anos – um trajeto de memórias gráficas”. Nas ruas, a poesia será dita a 3 vozes por Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger. Teremos ainda o Recital “Cartas a Sandra”, a partir da obra homónima de Vergílio Ferreira, bem como uma sessão de cinema onde irá passar “Os dias de Mário Cláudio – Tocata & Fuga”, um documentário realizado por Jorge Campos. Não faltará também a já habitual Feira do Livro.
Ficam as mesas que farão parte desta 18ª edição, todas a terem lugar no Cine-Teatro Garrett:
23 Março
10h00
Nós só jogamos com as palavras que nos deram
Com Cristina Norton, Ignácio del Valle, Karla Suarez, Teolinda Gersão, Tony Tcheka e Carlos Quiroga (moderador)
15h00
Devo ter cuidado com as palavras
Com Alberto Barrera Tyszka, Alexandre Marques Rodrigues, Júlia Nery, Manuel Rui, Raquel Ribeiro e Manuel Alberto Valente (moderador)
17h30
Se as torturarmos as palavras acabarão por confessar
Com Cláudia Piñeiro, Fernando Perdigão, Germano Almeida, Luís Carmelo, Rui Zink e Pedro Teixeira Neves (moderador)
24 Março
10h00
Sempre tudo esteve escrito desde sempre
Com António Brito, António Mota, David Machado, Goretti Pina, Marina Perezagua e Onésimo Teotónio Almeida (moderador)
15h00
Toda a palavra será sempre um jogo por inventar
Com Gaspar Hernández, Paula de Sousa Lima, Rita Taborda Duarte, Selva Almada, Tatiana Salem Levi e Henrique Cayatte (moderador)
17h30
Apenas a certeza de que nenhum verso salvará ninguém
Com João de Melo, Miguel-Manso, Ondjaki, Sérgio Godinho e Anabela Mota Ribeiro (moderador)
22h00
A única ciência é a realidade que as imagens inventam
Com Álvaro Laborinho Lúcio, Clara Ferreira Alves, Gonçalo M. Tavares, Jordi Llobregat e Francisco José Viegas (moderador)
25 Março
10h00
De um jogo frágil de palavras se faz a literatura
Com Afonso Cruz, Carlos Morais José, Conduto Pina, Marta Bernardes, Mbate Pedro e João Gobern (moderador)
15h00
Porque não há nada em vez de tudo?
Com Ana Luísa Amaral, António Carlos Cortez, Inês Pedrosa, Juán Gabriel Vásquez, Júlio de Almeida, Onésimo T. Almeida e Maria Flor Pedroso (moderador)
O programa completo pode ser consultado aqui.
Sem Comentários