Abrir a porta para este “Consultório Furioso” (APCC, 2023) é encontrar, nas guardas, riscos e rabiscos de várias cores, formas e intensidade. O que significarão: fúria, raiva, ira? Encontramos aqui o índice mais original das últimas leituras, que nos desvenda o tema deste pequeno e precioso livro: as fúrias. Para as conhecermos, teremos de localizá-las, testá-las e dialogar com o modesto objetivo de as compreender e, quiçá, tranquilizá-las. Ao iniciar a leitura, o leitor encontrará uma dedicatória: “Se desejas estar furioso/a com garra, tratar e compreender melhor as tuas fúrias, ou simplesmente enfureceres-te com relativa facilidade e a qualquer momento sem grandes danos colaterais, este livro é para ti”. Um livro que é para todos – afinal, quem não teve já uma fúria?
Será fácil escrever sobre a fúria? Ou será necessário acalmá-la, reunindo sinergias para escrever sobre ela? Dará a fúria vontade de escrever? Ou será que nos obriga a gritar, barafustar, ou a sair por aí em busca de tudo e de nada?
Patrícia Portela, a autora deste consultório, pretendeu escrever um novo livro, uma espécie de guia para a Irene e Zoë, que lhes fizesse companhia durante uma boa fúria. Como qualquer excelente guia, apresenta ao leitor breves questionários com preenchimento de escalas, tudo para compreender melhor a natureza das fúrias, incluindo pedidos de esclarecimento – através de vários “Porquê?” – ou a disponibilização de pequenos truques para domar as fúrias, sejam elas pequenas, enormes ou gigantes. O mais curioso e inovador são os diálogos, apresentados em três momentos distintos, possibilitando o encontro da lucidez, do discernimento das razões e a oportunidade do apaziguamento.

A apresentação gráfica do Consultório Furioso está extraordinariamente bem conseguida e em plena harmonia com a narrativa, dando espaço ao leitor para usar este manual como entender. Patrícia Portela apresenta um texto bem-humorado, criativo e envolvente, permitindo o auto-conhecimento e evidenciando que a perfeição é inexistente – e que as fúrias são importantes para crescemos e sermos saudáveis.
Um “pequeno” livro, maravilhoso, singular e primoroso, “criado inicialmente para um espectáculo Fúrias de Patrícia Portela com Célia fechas, uma produção da Prado Associação Cultural e co-produção do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, com o apoio da dgArtes/ Ministério da Cultura em 2020”.
Sem Comentários