Não deixes para amanhã o que podes ler hoje. Este poderia bem ser o lema da colecção Livros Para o Amanhã, apontada para jovens entre os 6 e os 10 anos de idade, que são convidados a entrar em temas tão importantes e delicados quanto as classes sociais, as desigualdades de género e o que se esconde por trás das ideias como democracia ou ditadura.
Originalmente publicada entre 1977 e 1978 pela editora La Gaya Ciencia, de Barcelona, a colecção foi reeditada em 2015 pelas edições Media Vaca, de Valência, com os mesmos textos e novas ilustrações, tendo conquistado, no ano seguinte, o Prémio Não-Ficção no Bologna Ragazzi.
Depois da publicação de “Há Classes Sociais” e “As Mulheres e os Homens“, a Orfeu Negro fecha esta colecção de quatro volumes com o lançamento de “Como Pode Ser a Democracia” – ideia e texto de Equipo Plantel e ilustrações de Marta Pina – e “É Assim a Ditadura” – ideia e texto de Equipo Plantel e ilustrações de Mikel Casal -, duas visões muito distintas para a vida em sociedade.
Marta Pina, confessa fã de revistas antigas e de colagens, emprega em “Como Pode Ser a Democracia”um estilo muito vintage, num equilíbrio perfeito entre o preto e branco e o uso de cor, sempre com um toque granulado, acrescentando-lhe alguns elementos humorísticos e de pendor absurdo num fascinante trabalho gráfico. Quanto ao texto, evoca a democracia como um sistema perfeito dentro das suas muitas imperfeições, falando da formação dos partidos políticos, dos valores e desejos humanos, do voto como um direito mas sobretudo um dever.
Em “É Assim a Ditadura”, somos presenteados com uma das melhores e mais simples definições: “A ditadura é como um ditado: um senhor diz o que se tem de fazer e todos o fazem. Só porque sim“. Alguém que “acorda cedo, de mau humor, e discute com o primeiro que aparece“. As ilustrações nesta edição estão adaptadas aos tempos modernos, com um toque publicitário que mostra o ditador como um malfeitor disfarçado de empreendedor a tentar passar por um tipo cool.
No final de ambos os livros há textos sobre cada temática, mostrando como a sociedade e o mundo evoluíram nestas quatro décadas desde que a colecção foi editada pela primeira vez. Nestes tempos de turbilhão político e social, mora aqui uma colecção capaz de transmitir bons valores aos adultos do futuro.
Sem Comentários