Têm sido servidos com a designação de board books, e são a coisa mais deliciosa a que a pequenada pode deitar mãos e olhos. Depois da publicação de “Mamã?”, “Boa Noite a Todos” e “Oh Não, Sebastião”, segue-se agora “Chiu! Temos um Plano” (Orfeu Negro, 2019), candidato ao mais fofo e divertido álbum de Chris Haughton, autor sem o qual já não podemos passar.
Neste livro cartonado e de cantos redondos, um grupo de caçadores decide pegar nas suas redes, vestir-se como ninjas e apanhar um belo e colorido pássaro. Um processo feito por tentativas e que obedece sempre à mesma dinâmica: “Olá, passarinho. Chiu. Chiu! Temos um plano“. As tentativas sucedem-se e as falas também, até que um pedaço de pão parece poder levar a bom porto esta caçada turbulenta.
Mais uma vez, as ilustrações de Chris Haughton são incríveis. Aqui, todo o mundo surge pintado em tons de azul, roxo e preto, onde apenas os pássaros lhe vão conferindo alguma cor e remédio contra a melancolia cromática.
Uma história muito, mesmo muito divertida que, para além das muitas gargalhadas que irá arrancar aos mais pequenos, mostrar-lhes-á quase desde o berço uma das grandes verdades sobre a espécie humana: não aprende nunca.
Chris Haughton cresceu em Dublin. É internacionalmente reconhecido e premiado pelos seus álbuns. Partilha o seu tempo entre projectos editoriais, a dedicação ao comércio justo e a colaboração com organizações não-governamentais.
Sem Comentários