Andam à procura de um romance de Verão e, ao mesmo tempo, querem aprender as bases fundamentais do ténis, para poderem causar impressão no próximo jantar? Pois bem, se for esse o caso a vossa praia é decididamente este “Carrie Soto Está de Volta” (Topseller, 2022), mais um capítulo da viagem literária conduzida por Taylor Jenkins Reid que, tal como naquele belo conto dos Grimm, vai tratando de deixar migalhas comuns em cada um dos seus livros – como, a certa altura, referindo-se a Brandon Randall, casado com uma modelo de biquinis chamada… Nina Riva.
Carrie Soto, que já havíamos conhecido brevemente em “Malibu Renasce”, é aqui a estrela maior. Seis anos depois de ter pendurado as raquetes, decisão ajudada por uma lesão no joelho que teimava em não a largar, Soto tem agora o seu recorde de vitórias em torneios maiores em risco. A culpa é toda de Nicki Chan, que alia na perfeição o bem jogar a uma figura que encaixa bem em qualquer revista de moda, para além de ser tão simpática que chega a doer. Aos 37 anos, decidida a estender a sua glória durante mais um par de aninhos, Carrie Sotto regressa aos courts, de braço dado com o pai, que a treinou desde tenra idade e a educou após a muito precoce morte da mãe.
Para além de uma curta aula sobre desporto, Taylor Jenkins Reid conduz o leitor aos bastidores do ténis, uma modalidade à qual não falta uma imprensa sensacionalista, especialistas que dizem ter o dom da vidência ou atletas com gritos estridentes a cada pancada que acertam. Pelo meio, num périplo por entre os quatro torneios do Grand Slam, aprendem-se os sons e as nuances do desporto, as diferenças entre o ténis de ontem e o de hoje ou as diferentes regras estabelecidas para homens e mulheres. Tudo acompanhado por “The Bitch Is Back”, canção de Elton John que assenta como uma luva a esta tenista com um feitio que não lhe trouxe grandes amigos – e que, um pouco como Serena Williams, fez do ténis a sua obsessão.
Taylor Jenkins Reid traz a vida quotidiana para dentro de uma quadra de ténis e, para gáudio dos seus fãs, acaba por sacar de mais um ás. Match Point com sabor a Verão.
Sem Comentários