Continua a publicação da monumental tradução da Bíblia por Frederico Lourenço, agora com o lançamento do terceiro volume intitulado “Antigo Testamento: Os Livros Proféticos” (Quetzal, 2017), que reúne os textos de Jeremias, Isaías, Jonas e Malaquias, entre outros. Este e os próximos três volumes serão a tradução para português dos 53 livros do Antigo Testamento Grego, tradicionalmente conhecido pelo nome de “Septuaginta”.
No lançamento da edição, Frederico Lourenço realça o afastamento temporal de 600 anos entre as duas versões do Antigo Testamento – a Grega e a Hebraica -, razão pela qual os primeiros cristãos o leram na versão Grega. O tradutor apresenta igualmente um “enquadramento histórico para todas as pessoas que, sem conhecimentos prévios de estudos bíblicos, estão a empreender pela primeira vez a leitura do Antigo Testamento” que, ao contrário de um livro, deverá antes ser olhado como “uma biblioteca constituída por um conjunto bem avultada de livros” que, na versão grega, se dividem em quatro categorias: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais e Livros Proféticos.
Tendo os livros sido escritos e refundidos ao longo de um período de mais ou menos 800 anos, não será de esperar, segundo Lourenço, um ponto de vista coerente e unitário. Dessa forma, tanto o entendimento sobre Deus como a relação entre este e o ser humano são variáveis. O autor aponta também o facto de alguns dos livros, pondo de lado a realidade histórica, mostrarem uma verdade que é toda ela literária – razão pela qual a leitura da Bíblia é recomendada até mesmo para ateus, que a poderão ler como uma prima afastada de As Mil e Uma Noites.
Em relação aos Livros Proféticos, Lourenço mostra-os como uma literatura de combate, “uma tentativa de resposta a situações de crise: a ameaça assíria, a que Oseias e Isaías 1-39 reagem; a ameaça babilónia, que está presente nas palavras de Jeremias; o dilacerante exílio na Babilónia, cujo grande cantor é Ezequiel“. Fica, também, uma nota para a importância da mulher enquanto profetiza.
Cada um dos livros é precedido de uma nota introdutória, com enquadramento histórico, notas sobre alguns dos Capítulos, as problemáticas levantadas pelos estudiosos e outros elementos e curiosidades que servem de trampolim à leitura destes livros proféticos carregados de poesia.
“Se afastares de ti o que prende
[…] E se deres, a quem tem fome, pão da tua alma
E se cumulares uma alma que foi rebaixada,
Então a tua luz se levantará na escuridão,
E a tua escuridão será como o meio-dia”
Isaías 58:9-10
Sem Comentários