“Assim ou Assado?” (Kalandraka, 2022) é um livro bem-humorado, alegre e perguntador. Com este livro recordamos que os mais pequenos são audazes, divertidos, criativos e originais, e que é desta forma que exploram as coisas que (n)os rodeiam e que, na maioria das vezes, passam despercebidas. Com eles (re)descobrimos que não há uma única forma de fazer, desfazer, agir, sentar, comer ou de arrumar. Afinal, todos fazemos ora de uma forma, ora de outra, ora assim, ora assado.
Recorrendo a uma estrutura repetitiva, explora ambientes familiares: a casa, a família, a alimentação, a brincadeira, a arrumação, a hora de dormir ou como nos vestimos e dormirmos. Numa interacção permanente com o leitor, vai questionando-o como age perante situações idênticas: “Como gostas de dormir, tu aí? Como gostas de beber, tu aí? Como gostas de te agasalhar, tu aí?”. Ao perguntar, aguça-se a curiosidade e a observação. O jovem leitor poderá aprender mais sobre o mundo e sobre os outros, conhecendo diferentes possibilidades, novos olhares e, quiçá, novas perguntas.
Nas páginas cartonadas, de pontas arredondas e de tamanho ideal para os mais jovens segurarem e explorarem, sobressaem imagens bem definidas, num fundo claro, onde os detalhes poderão ser explorados. As ilustrações, em plena articulação com o texto, são simples, mas não simplistas, retratando situações quotidianas e explorando as pequenas grandes descobertas dos mais pequenos – e, desta forma, promovendo a autonomia para a execução de diferentes rotinas diárias. Um excelente livro para explorar, perguntar e descobrir as múltiplas possibilidades que o mundo nos oferece.
Maria Pascual de la Torre é licenciada pela Faculdade de Belas Artes de Madrid, com especialidade em pintura. Foi co-fundadora, em 2008, do estúdio de design Pluviam, do qual é directora de arte. Dá aulas de ilustração e já participou em mais de vinte exposições em centros e museus internacionais. Dedica todo o tempo possível e impossível a idealizar livros, para partilhar algumas das coisas fascinantes que descobre.
Com cerca de trinta livros publicados, tem trabalhado para diferentes editoras e revistas. Entre outras distinções, foi seleccionada para a lista The White Ravens, em 2013, e recebeu, em 2017, o Prémio do Concurso Internacional de Álbum ilustrado, convocado pela Biblioteca Insular del Cabildo de Canarias.
1 Commentário
Este livro dialoga com NIÑO, HUEVO, PERRO, HUESO de Ellen Duthie e Daniela Martagón.
Estou muito curiosa para o ler!
https://www.wonderponderonline.com/tienda/nio-huevo-perro-hueso