Continuamos a desvendar o que está para chegar às estantes nos primeiros meses de 2025, agora com um olhar os lançamentos que a Orfeu Mini preparou para a pequenada nos próximos meses.
“1, 2, 3… QUÁ!” | Madalena Moniz
Lançamento: Janeiro
Mãe Pata e 1 patinho, 2 patinhos, 3, 4, 5, 6, 7 patinhos andam na neve a patinhar. De repente, QUÁ! O que aconteceu? 1 patinho, 2 patinhos, 3, 4, 5… 6 patinhos? Falta 1! Vamos, vamos, a correr, onde está o patinho desaparecido? Até que… QUÁ! QUÁ! O que se passa? Vamos ver. 1 patinho, 2 patinhos, 3, 4 patinhos? Faltam mais 2! Mas onde é que podem estar? Neste livro cartonado para mãos pequeninas, a aflição vira comédia quando um grupo de crianças encontra 7 patinhos marotos em apuros e uma Mãe Pata muito preocupada. Um álbum colorido sobre família e entreajuda, e a história de um divertido dia de neve para as crianças aprenderem a contar. Contem connosco: 1, 2, 3… QUÁ!
“Sem Desvios” | Stéphanie Demasse-Pottier e Tom Haugomat
Lançamento: Fevereiro
Todos os dias, o mesmo caminho para a escola, que nos leva até à padaria. Todos os dias, lá está aquela senhora sentada à porta, com o bebé pequenino nos braços. Todos os dias me sinto triste e desconfortável. Desvio o olhar. Choro muitas vezes, em silêncio. Por mais que eu fale com a mamã, fico sem perceber as palavras que ela usa para me explicar as coisas. Todos os dias, o mesmo caminho, o mesmo desconforto, a mesma tristeza. E eu sem dizer nada. E eu sem fazer nada. Gostava de ir por outro caminho. Um álbum terno e comovente sobre pobreza e injustiça, e os pequenos gestos que podem fazer a diferença. Para que sejamos capazes de encarar a realidade de frente, sem desvios.
“O Grande Grrrrr” | Marie-Sabine Roger e Marjolaine Leray
Lançamento: Fevereiro
Numa segunda-feira de manhã, o grande Grrrrr estaciona o seu camião à porta de uma pequena mansão. Para entregar, traz um pacotinho, embrulhado com lacinho. Toca à campainha com muita delicadeza. Mas nada, não o ouviram de certeza. Espera um bocadinho, espera um bocadão… Sente a impaciência a subir. Grrraaaahhhh! Um álbum divertido e inesperado, todo em rima, rosa e rugidos descontrolados, que nos fala de (im)paciência e generosidade.
“Molly & Su” |Klara Persson
Swedish Picture Book of the Year 2012
Lançamento: Março
Olá! Damos-vos as boas-vindas a este livro que fala sobre duas irmãs. Duas irmãs gémeas. A Molly e a Su. Elas aprenderam a falar juntas, a escrever juntas. Tiravam fotografias uma à outra, sempre de perto. Mas havia algo de diferente nestas irmãs, tão a par, tão ligadas. Esse algo era o cabelo. Duas longas tranças uniam a cabeça da Molly à cabeça da Su. E assim não era nada fácil vestir a roupa. Nem lavar os dentes, nem andar de bicicleta, nem estar a sós. Uma história singular sobre a relação de irmãs e as suas questões de intimidade, liberdade e reencontro.
“Onde Esconder Uma Estrela” | Oliver Jeffers
Lançamento: Março
Era uma vez um rapaz que gostava muito de brincar às escondidas com a sua amiga estrela e o seu amigo pinguim. A estrela não tinha muito jeito para se esconder e era sempre a primeira a ser encontrada. Esta era uma rotina de que gostavam. Mas certo dia, a estrela desapareceu. Não estava atrás das cortinas, nem debaixo do sofá, nem na despensa… Assim começa uma nova aventura da série de êxito “Perdido e Achado”, “Como Apanhar uma Estrela”,” O Caminho para Casa e Sobe e Desce”.
“A Casa Azul” | Phoebe Wahl
Lançamento: Abril
O Leo vivia com o pai numa velha casa azul. A tinta descascava, o telhado tinha musgo, a casa rangia por todo o lado. Mas era a casa deles. O Leo adorava a casa azul no inverno, com os seus cantos acolhedores, e adorava-a no verão, com o seu jardim cheio de framboesas. Até que, um dia, o pai anuncia: «Hoje recebi uma carta do senhorio. Venderam a nossa casa. Lamento, filho. Vamos ter de nos mudar.» O Leo não percebia. Estava zangado, deu pontapés, gritou. Como é que alguém podia simplesmente tirar-lhes a casa? Uma história de amor entre pai e filho, mas também de injustiça e revolta, de mudança e superação. E de como a saudade e a memória podem dar-nos conforto e familiaridade.
“Do Outro Lado” | Andrew J. Ross
Lançamento: Abril
Do outro lado deste muro há algo incrível! Mas é um segredo. A parte difícil vai ser conseguirmos chegar ao outro lado. Como o fazemos? Escavamos um buraco por baixo do muro? Escalamos com a ajuda de uma corda? Usamos uma escada muuuito alta? Num dia de inverno, luminoso e frio, cinco crianças pensam em maneiras de passar para o outro lado do muro. Mas nada parece resultar. Até que a criança mais nova se lembra de pensar fora da caixa. Nesta divertida história sobre entreajuda e imaginação, desafiamos-vos a criar uma realidade à medida dos vossos sonhos!
“Something Someday” | Amanda Gorman e Christian Robinson
Lançamento: Maio
Dizem-te que isto não é um problema. Mas tu tens a certeza que não deve ser assim. Dizem-te que isto não pode ser resolvido. Mas como saberás se nunca tentares? Dizem-te que não deves ter esperança. Mas tu continuas a acreditar, mesmo assim. E vai chegar o dia em que olhas à tua volta e vês tudo o que criaste. Um álbum que nos interroga e encoraja a acreditar no poder da nossa vontade. Porque pequenas e grandes mãos podem mesmo, em conjunto, mudar o mundo.
“Selvagem” | Emily Hughes
Lançamento: Maio
Ninguém se lembrava de como ela tinha chegado, mas todos os animais da floresta a acolheram. O pássaro ensinou-a a falar. O urso ensinou-a a comer. A raposa ensinou-a a brincar. E ela entendia tudo e sentia-se feliz. Certo dia, umas pessoas encontraram-na e decidiram resgatá-la. Levaram-na para a cidade e tentaram ensinar a menina selvagem a comportar-se, a falar, a comer e a brincar como devia ser. Mas ela não entendia nada e ela não era feliz. Um álbum irresistível e enternecedor sobre seguir a nossa natureza e reivindicarmos a liberdade de não cabermos nas expectativas de quem nos rodeia.
“Duas Almas” | Inese Zandere e Anete Bajāre-Babčuka
Lançamento: Junho
A Alma mergulhou no verão como se este fosse um lago verde. Vai visitar a tia-avó à quinta no campo a que toda a gente chamava Turfa. Ali o ar era puro e o mar não ficava longe. Ainda mais perto do que o mar estava o cemitério. E, um dia, da janela do quarto, a Alma ouve um funeral: «A nossa Alma morreu. Nunca mais a veremos, mas brilhará sempre na nossa memória. Adeus, querida Alma!» «Mas a Alma sou eu», pensou. E, nesse preciso momento, tornou-se invisível. Um álbum divertido e surreal sobre duas Almas, um gato matreiro, dias de verão passados no campo e o que acontece quando deixamos de existir.
“Como Nascem as Árvores” | Charles Berberian
Lançamento: Junho
Prémio Bologna Ragazzi na Categoria Comics 2024
«Mamã, as árvores casam-se e fazem árvores bebés que depois crescem?» «Não exactamente, mas sim. As árvores grandes fazem árvores pequenas, porque soltam sementes que voam e fazem nascer outras árvores.» «E as árvores pequenas vão à escola?» «Não.» «Que sorte!» Um passeio de mãe e filho na floresta que dá origem a uma longa conversa sobre as árvores e os ritmos da natureza, enquanto procuram o lugar perfeito para plantar uma árvore em memória de quem já partiu. Conjugando pintura e elementos de banda desenhada, este é um álbum terno e sincero sobre o ciclo da vida e a relação simbiótica entre os seres humanos e a natureza.
“A Borboleta” | Kirsten Hall e Isabelle Arsenault
Lançamento: Julho
Depois do álbum de êxito “A Abelha”, as autoras Kirsten Hall e Isabelle Arsenault contam-nos a história da migração das borboletas-monarca, uma espécie frágil e resiliente que está em perigo. Neste livro ficamos a conhecer o seu ciclo de vida e a sua incrível migração anual por milhares de quilómetros, desde o Canadá até ao México. Estes pequenos e coloridos papagaios-de-papel da natureza têm uma importância fulcral na biodiversidade do nosso planeta, como espécie polinizadora, contribuindo para a reprodução de espécies silvestres e a alimentação e protecção de inúmeros insectos e animais. Um livro poético sobre a migração épica destes seres deslumbrantes, que partilha connosco ideias fundamentais sobre como podemos contribuir para a sua conservação.
Sem Comentários