Continuamos a mostrar os títulos que vão chegar às livrarias nos primeiros meses do ano, desta vez com um breve olhar sobre o que a Penguin Random House Grupo Editorial tem na manga entre Janeiro e Abril. Ficam os destaques escolhidos pelos editores e, no final, tudo o que está agendado no campo da Ficção.
FICÇÃO
Janeiro
Prémio Internacional de Romance Ennio Flaiano, “O Homem Sentimental” (Alfaguara) é um dos mais elogiados romances de Javier Marías, e inaugura a fase mais intimista e introspectiva da obra do escritor que morreu em 2022. Esta é uma história de paixões levadas até às últimas consequências.
De uma das figuras mais originais das letras francesas da segunda metade do século XIX, Villiers de L’Isle-Adam, chegam “Contos Cruéis” (Cavalo de Ferro): histórias de amor, narrativas históricas, textos satíricos, acolhidos com admiração pelos seus pares, todos eles gizados numa prosa carregada de ironia, revelando a face mais hedionda da natureza humana e do mundo moderno.
Fevereiro
A 6 de Fevereiro, as livrarias recebem “Punições” (Cavalo de Ferro), que reúne três textos célebres de Franz Kafka: A Sentença, Na Colónia Penal e A Metamorfose; e “Canções para o Incêndio” (Alfaguara), uma obra bela e crua sobre a força do acaso, de Juan Gabriel Vásquez.
Geovani Martins, a nova voz da literatura brasileira, lança o aguardado “Via Ápia” (Companhia das Letras), sobre cinco amigos que vêem a vida virada do avesso quando a polícia invade a favela da Rocinha para instalar uma Unidade Pacificadora.
Quanto a Colleen Hoover, o que há mais a dizer? O fenómeno está de volta com mais um livro que já é um sucesso. “Tudo me Lembra de Ti” (Topseller) tem uma mulher que tenta desesperadamente corrigir os erros do passado e recuperar a filha. Embora num registo completamente diferente, outra mulher luta pela filha em “Escola para Boas Mães” (Suma de Letras), uma distopia escrita por Jessamine Chan que soma elogios da crítica e foi considerado um dos melhores livros de 2022 por Barack Obama.
Ayelet Gundar-Goshen é considerada uma das vozes mais importantes da literatura israelita contemporânea e, depois de “Despertar dos Leões”, está de regresso com “Onde o Lobo Espreita” (Elsinore) um romance aclamado pela crítica, repleto de tensão construído à volta do medo ― o medo do futuro e do outro.
Março
Logo no início do mês são editados “Internato” (Elsinore), a história de um professor que tenta trazer para casa o sobrinho que se encontra num internato, escrita pelo poeta e romancista ucraniano Serhij Zhadan; e “O Olhar da Medusa” (Topseller), o quarto romance de Natalie Haynes. Andréa del Fuego apresenta um tributo à memória, à família, à vida e à humanidade de cada um de nós com a nova edição de “Os Malaquias” (Companhia das Letras).
“Limpa” (Elsinore) chega às livrarias a 20 de Março mas já é um romance sensação. A obra de Alia Trabucco Zéran está escrita de modo original e renova o conflito de classes, projectando-o no quadro da intimidade familiar.
No final do mês, dia 20, “O Desertor” (Cavalo de Ferro), de Abdulrazak Gurnah, ganha uma versão portuguesa. É um romance que evoca o complexo ambiente social, religioso e cultural da África Oriental em época colonial. Sofi Oksanen faz companhia ao Prémio Nobel com “O Parque dos Cães” (Alfaguara), focada na exploração do corpo feminino, numa história sobre as ruínas da identidade humana. Escreve-se igualmente em português, pela mão de Maria Isaac. “Quantos Ventos na Terra” (Suma de Letras) tem uma inesperada e empolgante caça ao tesouro.
Abril
Depois de “O Elevador”, Filipa Fonseca Silva mantém o mesmo humor mas transfere-se para a terceira idade, graças a uma mulher septuagenária que descobre e as maravilhas do sexo casual e imaginativo depois da morte do marido. “Se Eu Morrer Amanhã” (Suma de Letras) estará à venda a 3 de Abril. Ao seu lado estará “O Achado Perfeito” (Topseller), o novo livro da autora de “Sete Dias em Junho”, Tia Williams. A partir do dia 17 é preciso apertar o cinto para ler “Os Amanhãs” (Suma de Letras), um fenómeno literário em França, história de luto escrita por Mélissa da Costa que se transforma num hino maravilhoso à natureza que nos reconcilia com a vida.
Ainda em Abril chega o último capítulo da história de Lucy Barton. Com o cunho inconfundível de Elizabeth Strout, “Lucy à Beira-Mar” (Alfaguara) é um romance sobre isolamento e dias longos, sobre esperança e o conforto de um amor que perdura.
Por fim, dois grandes clássicos da literatura: Escrito em 1906, até hoje inédito em português, “Sobre a Estrela de Outono” (Cavalo de Ferro) é unanimemente considerada uma das obras fundamentais de Knut Hamsun, na qual o autor expressa de forma exemplar o seu universo temático. Obra considerada decisiva para a atribuição do Prémio Nobel de Literatura a Heinrich Böll, em 1972, “Retrato de Grupo com Senhora” (Cavalo de Ferro) narra em estilo de crónica a história de vida de Leni Pfeiffer — fascinante e sensual viúva de guerra, através dos depoimentos de quem a conheceu: o seu irmão, os seus amantes, os seus vizinhos, a freira que lhe serviu de pedagoga, a sua amiga prostituta.
Clássicos que nunca passam de moda
“A Consciência de Zeno” é o primeiro dos clássicos, e celebra este ano o centenário da primeira publicação. A obra de Italo Svevo, já à venda, é um portento do realismo psicológico e um hino à subversão e à procrastinação. Em Março é editado “Macbeth“, uma das tragédias mais conhecidas e importantes de William Shakespeare, com tradução e introdução de Daniel Jonas. “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde“, que explora a dualidade da natureza do homem, de Robert Louis Stevenson, está previsto para Abril, com introdução de Alberto Manguel e tradução de Paulo Osório de Castro. A tempo do Dia da Mulher, lançamos “Reivindicação pelos Direitos da Mulher“, de Mary Wollstonecraft, uma obra fundadora da filosofia feminista.
Histórias de vida e da humanidade
A primeira edição de “Na Sombra” (Objectiva) esgotou em poucos dias, mas a história do Príncipe Harry, contada pelo próprio, já está de novo nas livrarias. O mesmo acontece com “Pedaços de Vida” (Arena), um relato muito pessoal de Judite Sousa. Em Abril, outra novidade que vai dar que falar é “Rui Pinto: o Hacker que Abalou o Mundo do Futebol” (Objectiva), relato que vai até às origens do Football Leaks e Luanda Leaks – assinado por Nuno Tiago Pinto.
O braço de ferro durante a guerra fria que moldou o mundo moderno está em “Xeque-Mate em Berlim” (Vogais), de Giles Milton, editado a 3 de Abril. No mesmo mês, João Pedro George apresenta “O Império às Costas” (Objectiva), sobre retornados, racismo e pós-colonialismo. Já o famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson partilha com os leitores “O Mensageiro das Estrelas: uma Perspetiva Cósmica sobre a Civilização” (Objectiva).
Saúde e bem-estar
“4000 Semanas” (Objectiva) foi livro do ano para o Financial Times, o The Observer e o The Guardian. Oliver Burkeman fala sobre sobre gestão do tempo para quem não consegue — nem quer — fazer tudo. Também para Michael A. Singer é tempo de parar de debater-se com a vida, começar a experienciá-la, e libertar as energias reprimidas. “É Tempo de Viver Sem Limites” (Nascente).
O inconfundível Dale Carnegie tem “10 Passos para Uma Vida Mais Plena” (Objectiva) a 20 de Fevereiro, o dia em que Nádia Sepúlveda lança o “Livro da Saúde e Bem-Estar da Mulher” (Arena), com respostas, conselhos e propostas que tornarão a vida mais fácil e, principalmente, mais informada acerca do próprio corpo.
A 6 de Março, Catarina Corujo edita um manual prático com exercícios para aprendermos a gostar de nós, “Bem Me Quero” (Arena), enquanto Nick Potter chega às livrarias com “O Significado da Dor” (Vogais). Em “Uma Vida Boa” (Farol), o Papa Francisco tem 15 regras para saborear a existência com alegria. A 17 de Abril, Susana Novais Santos propõe “O Caminho Transformador da Meditação” (Arena).
Livros Ilustrados
“As Mulheres Más” (Iguana) são as primeiras a chegar, já a 6 de Fevereiro. María Hesse escreve e ilustra as histórias de nomes femininos icónicos, muitas vezes mal compreendidos.
A premiada artista de banda desenhada Rachel Smythe apresenta-se aos leitores portugueses a 20 de Março com o primeiro volume de “Lore Olympus” (Iguana), finalista dos Prémios Eisner. Boatos escandalosos, festas selvagens e amor proibido — o que os deuses fazem depois de escurecer está nesta reinvenção elegante e contemporânea de uma das histórias mais conhecidas da mitologia grega. Em Abril, Nuno Markl e Miguel Jorge têm muita coisa para explicar em “Manual de Instruções” (Iguana). O protagonista é Alberto Simões, um homem que, aconselhado por um ladrão com quem se cruza, se vê obrigado a escrever um manual de instruções da mulher para que nunca mais se esqueça do que tem de fazer para deixá-la feliz. Igualmente divertida é “Let’s Play” (Iguana), uma história sexy e muito realista sobre videojogos, memes e ansiedade social criada por Leeanne M. Krecic, nomeada para os prémios Eisner e Ringo, e um dos bestsellers da Amazon.
Literatura Infanto-Juvenil
“Os Diários de um Unicórnio” (Nuvem de letras), de Rebecca Elliot, já andam a espalhar magia por essas livrarias fora. A 20 de Fevereiro juntam-se a eles “O Que Fazem os Sentimentos Quando Ninguém Está a Ver” (Fábula), de Tina Oziewicz e Aleksandra Zajac; “O Pequeno Robot de Madeira e a Princesa de Lenha” (Fábula), de Tom Gauld; e “Pai, Posso Perguntar Uma Coisa?” (Lilliput), de Catarina Araújo e Irena Freitas. Para os mais crescidos chega o segundo volume da saga Skandar. A.F. Steadman continua a história fantástica com “Skandar e o Cavaleiro Fantasma” (Nuvem de Tinta).
A Bluey (Booksmile) tem novos livros a partir de 17 de Abril, a mesma data para o lançamento de “The Night Bus Hero” (Booksmile), da multipremiada Onjali Q. Raúf, e “Um Abraço ao Nosso Mundo” (Lilliput), de Joana Lucas Coelho e Soraia Oliveira. “As Duplas Poderosas de Raparigas Rebeldes” (Nuvem de Tinta) chegam uns dias antes, a 3 de Abril, com 25 histórias de mães e filhas.
FICÇÃO
O HOMEM SENTIMENTAL
Javier Marías
Alfaguara
Lançamento: Já nas livrarias
Decorreram quatro anos desde que o cantor líricocLeón de Nápoles viu pela primeira vez, no comboio entre Veneza e Madrid, Natalia Manur, o seu marido banqueiro e Dato, um misterioso acompanhante. Nesta carruagem, entre estas quatro personagens, começou uma história de paixões levadas até às últimas consequências. Quem é o «homem sentimental»? Um dos mais elogiados romances de Marías, comparado com obras de Proust e Unamuno, “O Homem Sentimental” inaugura a fase mais intimista e introspectiva da obra do escritor recentemente desaparecido.
Prémio Internacional de Romance Ennio Flaiano
Tradução de Salvato Teles de Menezes
CONTOS CRUÉIS
Villiers de L’isle‑ Adam
Cavalo de Ferro
Lançamento: Já nas livrarias
Contemporâneo de Poe e de Baudelaire, Villiers de L’Isle-Adam escreve nestes seus “Contos Cruéis”, pela primeira vez traduzidos na íntegra para língua portuguesa, pequenas obras-primas, ferozes e eruditas, contra a sociedade burguesa e a sua falsa moral: são contos fantásticos, contos de amor, narrativas históricas, textos satíricos, acolhidos com admiração
pelos seus pares, todos eles gizados numa prosa carregada de ironia, revelando a face mais hedionda da natureza humana e do mundo moderno.
Tradução de Diogo Paiva
TEMPORADA DE FURACÕES
Fernanda Melchor
Elsinore
Lançamento: Já nas livrarias
Livro aclamado pela crítica internacional, que o compara a obras de Cormac McCarthy e de Roberto Bolaño, com ecos da melhor literatura sul -americana, de Márquez a Rulfo, vencedor de inúmeros prémios, finalista do National Book Award, do International Booker e do Dublin Literary Award, Temporada de furacões projectou Fernanda Melchor para o palco da literatura internacional. Retrato assustador de um México sem lei nem esperança, este romance originalíssimo, escrito no limite da oralidade, que subverte as convenções da crónica e do romance negro, revelando um lirismo inesperado, foi traduzido em pouco tempo em mais de 20 línguas.
Tradução de Cristina Rodríguez e Artur Guerra
A CONSCIÊNCIA DE ZENO
Italo Svevo
Penguin Clássicos
Lançamento: Já nas livrarias
Considerado um trabalho seminal do modernismo, na tradição de Joyce e Kafka, este livro de culto leva -nos numa viagem pela mente do neurótico Zen Cosini, um homem de negócios, em confissão ao seu psiquiatra. Das suas incontáveis tentativas para deixar de fumar, à corte, infrutuosa, que insiste em fazer a Ada, ao inesperadamente feliz casamento com a irmã desta, terminando no adultério com uma cantora, “A Consciência de Zeno” é um portento do realismo psicológico e um hino à subversão e à procrastinação.
Introdução de Gonçalo M. Tavares
Tradução de Ana Cláudia Santos
CANÇÕES PARA O INCÊNDIO
Juan Gabriel Vásquez
Alfaguara
Lançamento: 6 Fevereiro
Uma fotógrafa de renome apercebe -se de algo que teria preferido ignorar. Um veterano da Guerra da Coreia confronta -se com um segredo do passado durante um encontro que parecia inofensivo. Um escritor depara-se com a história apaixonante de uma órfã da Grande Guerra. Na Colômbia, em Espanha, Paris ou Hollywood, as histórias deste livro irradiam a estranha luz das coisas que ferem. Juan Gabriel Vásquez dá prova, uma vez mais, de mestria narrativa e profundo entendimento da existência humana. Um livro belo e cru sobre a força do acaso, que declina temas como a memória, o poder e significado da violência, e a relação complexa entre literatura e verdade.
Tradução de Guilherme Pires
Prémio Biblioteca de Narrativa
g
PUNIÇÕES
Franz Kafka
Cavalo de Ferro
Lançamento: 6 Fevereiro
São três textos célebres — A sentença, A metamorfose e Na colónia penal — escritos, respectivamente, em 1913, 1915 e 1919, que testemunham um autor no auge da sua força expressiva e levam até as últimas consequências o desespero do homem moderno e a sua solitária condenação a uma existência absurda. Segundo a vontade de Kafka, deveriam ter sido coligidos num único volume com o título Strafen (Punições) pelas afinidades que apresentam e pelas novas leituras que esse diálogo trinitário pode suscitar. Um projecto que, no entanto, o autor nunca viu chegar a bom porto, e que agora se propõe em novas traduções ao leitor português.
Tradução de Paulo Osório de Castro
VIA ÁPIA
Geovani Martins
Companhia das Letras
Lançamento: 6 Fevereiro
Um batalhão da polícia invade a favela da Rocinha para instalar uma Unidade Pacificadora; cinco amigos ficam com a vida do avesso, entre bailes funk, drogas, paixões e uma infinita pulsão de vida: eis os ingredientes de um livro que mostra sem pudor e sem pena o quotidiano de quem vive na incógnita do futuro. Douglas, Biel, Washington e Wesley protagonizam uma trama engenhosa, que revela a mestria do autor na reinvenção da língua, na construção dos diálogos, na urdidura da história. Depois de “O Sol na Cabeça”, chega o aguardado romance de estreia do autor -prodígio Geovani Martins, «ponta -de -lança da literatura brasileira».
TUDO ME LEMBRA DE TI
Colleen Hoover
Topseller
Lançamento: 6 Fevereiro
Depois de cumprir cinco anos de prisão devido a um erro trágico, Kenna Rowan regressa à cidade onde a su vida descarrilou, na esperança de recuperar Diem, a sua filha de quatro anos. Contudo, os fantasmas do passado parecem querer impedir esse reencontro, apesar dos seus esforços para tentar provar o seu valor a todos os que agora fazem parte da vida da menina. Recordista de vendas em todo o mundo, esta autora norte-americana é também um dos maiores fenómenos de popularidade nas redes sociais TikTok e Instagram.
ONDE O LOBO ESPREITA
Ayelet Gundar‑ Goshen
Elsinore
Lançamento: 20 Fevereiro
Exímia narradora, construtora de enredos de suspense, plenos de densidade emocional e psicológica, Ayelet Gundar -Goshen regressa com um romance repleto de tensão construído à volta do medo — o medo do futuro e do outro, mas também daqueles que nos são mais próximos e que se podem tornar num estranho, num lobo à espreita.
Tradução do hebraico por Lucia Mucznik
a
a
ESCOLA PARA BOAS MÃES
Jessamine Chan
Suma de Letras
Lançamento: 20 Fevereiro
Um romance feminista, magistral e inteligente, que capta as pressões da maternidade moderna. Impressionante, destemido, com algum humor macabro e muito suspense. Frida Liu é uma mãe separada, de 39 anos, propensa à ansiedade. Em Filadélfia, onde vive, é denunciada por ter deixado a filha sozinha durante um curto período. Os Serviços de Proteção de Menores do Estado, cada vez mais empoderados, levam a criança, Harriet, e colocam a casa de Frida sob vigilância. Após uma série de visitas supervisionadas, um juiz considera Frida temporariamente inapta como mãe.
~d
UMA ESPIA AMERICANA EM LISBOA
Madeline Martin
Topseller
Lançamento: 20 Fevereiro
Ava sempre achou que o seu emprego na Biblioteca do Congresso, em Washington, D. C., lhe traria uma existência pacata e rotineira. Mas uma inesperada proposta do exército norte-americano leva-a até Lisboa com uma missão: fazer-se passar por bibliotecária enquanto trabalha como espia, recolhendo informações secretas para os Estados Unidos. Enquanto isso, na França ocupada, Elaine começa a sua aprendizagem numa tipografia dirigida por membros da Resistência. Era um trabalho geralmente reservado aos homens, mas em tempo de guerra essas regras foram esquecidas. No entanto, ela sabe que os nazis estão atrás d imprensa e das suas gráficas para silenciá-los.
OS MALAQUIAS
Andréa del Fuego
Companhia das Letras
Lançamento: 6 Março
Depois de perderem os pais, os irmãos Malaquias conhecem uma nova realidade. Nico, o mais velho mas ainda criança, vai trabalhar; Júlia, muito bonita, é adoptada e levada para outra cidade; Antônio é acolhido num orfanato. Separados na infância, seguem diferentes caminhos. Mas a penúria desta família vai a pouco e pouco tornar -se abundância, à medida que a história revela novas personagens — freiras francesas, traficantes de bebés, espíritos ancestrais e misteriosos desaparecidos. Na cidade de Serra Morena, os Malaquias procuram o reencontro. Um tributo à memória, à família, à vida e à humanidade de cada um de nós.
Prémio Literário José Saramago (2010)
INTERNATO
Serhij Zhadan
Elsinore
Lançamento: 6 Março
Um jovem professor procura trazer para casa o seu sobrinho de treze anos que se encontra num internato. Terá para isso de atravessar a cidade. Uma aventura perigosa de ida e volta, que durará um dia inteiro. A cidade está transformada num cenário de guerra e a escola um dos seus epicentros. Com uma arte narrativa, descrita pela crítica com o «jazz verbal», que transforma palavras em poderosas imagens, Serhij Zhadan descreve com rigor e inesperada poesia como a guerra transforma uma paisagem outrora familiar numa realidade apocalíptica, onde a destruição e o medo imperam.
Tradução do ucraniano por Ana Prokopyshyn
O OLHAR DA MEDUSA
Natalie Haynes
Topseller
Lançamento: 6 Março
Única mortal numa família de deuses, Medusa é a mais nova das três Górgonas. Ao contrário das suas irmãs, Medusa envelhece, passa por mudanças, possui fraquezas. A mortalidade traz-lhe um sentimento de urgência e curiosidade que a sua família nunca conhecerá. Mas a sua vida, tranquila até aí, é subitamente devastada por Posídon, que a viola no templo de Atena. E a deusa, por sua vez, furiosa com a violação do seu espaço sagrado, decide vingar-se — contra Medusa. Punida pela luxúria de Posídon, Medusa vê-se transformada para sempre: em vez de cabelo, serpentes, e o seu olhar torna todas as criaturas vivas em pedra. Amaldiçoada com o poder de destruir tudo o que ama com um mero olhar, nada lhe resta senão uma vida de solidão. Isto, até Perseu embarca numa demanda em busca da cabeça de uma Górgona…
O PARQUE DOS CÃES
Sofi Oksanen
Alfagurara
Lançamento: 20 Março
Olenka, a protagonista, reencontra num parque a mulher a quem no passado arruinou a vida. Ambas observam, com amargura, os seus filhos a serem criados por outras mães. Virá esta mulher arruinar agora a vida de Olenka? Uma intriga de traições que decorre entre a Ucrânia e a Finlândia, e que é também um romance comovente sobre uma mãe incapaz de fugir às memórias do filho perdido, à teia criminosa que a persegue e às mentiras que talvez sejam, afinal, a sua salvação. Sofi Oksanen é uma voz literária fortíssima e politicamente engajada. Psicologicamente tenso, “O Parque dos Cães” aponta o foco a uma rede de exploração do corpo feminino, numa história sobre as ruínas da identidade humana.
Tradução de Ana Maria Pereirinha
O DESERTOR
Abdulrazak Gurnah
Cavalo de Ferro
Lançamento: 20 Março
Uma das obras mais conhecidas de Abdulrazak Gurnah, “O Desertor” é um romance que evoca o complexo ambiente social, religioso e cultural da África Oriental em época colonial, através da reconstrução de duas histórias de amor, separadas por gerações, mas unidas pelo seu desfecho: o abandono da mulher pelo homem.
LIMPA
Alia Trabucco Zéran
Elsinore
Lançamento: 20 Março
Romance -sensação que tomou de assalto a crítica internacional, é uma obra escrita de modo original, que renova o conflito de classes projetando-o no quadro da intimidade familiar. Vinda do campo para a cidade de Santiago, Estela Garcia encontra trabalho junto do casal Jansen como criada de quarto e ama da sua filha pequena, Júlia, que educará e verá crescer. Serão sete anos de solidão, divididos entre a invisibilidade de um trabalho doméstico repetitivo e a falsa intimidade qu este proporciona. Quando a tragédia irrompe na família e a filha aparece morta, os conflitos de classe explodem sob a forma de preconceitos sociais desde sempre enraizados.
Tradução de Isabel Pettermann
MACBETH
William Shakespeare
Penguin Clássicos
Lançamento: 20 Março
“Macbeth” é uma das tragédias mais conhecidas e importantes de William Shakespeare, o maior dramaturgo de todos os tempos. Escrita no início do século xvii, e tida pela crença popular como amaldiçoada, descreve a espiral de violência e loucura a que se entrega Macbeth na sequência de uma profecia que o dava como rei da Escócia. Uma história impressionante sobre os inegáveis efeitos físicos e psicológicos da ambição e do poder.
Tradução e introdução de Daniel Jonas
QUANTOS VENTOS NA TERRA
Maria Isaac
Suma de Letras
Lançamento: 20 Março
«Como é tradição nas boas histórias de aventura também esta começa numa noite de chuva, com um caça ao tesouro.» Cuca, a menina albina que acredita nos segredos de fantasmas de homens mortos, arrasta o bando dos canaviais para uma inesperada aventura de caça ao tesouro. Quando também os adultos, deslumbrados e cheios de certezas, se lançam na corrida ao ouro, uma pequena vila é devastada pelos seus sonhos tornados realidade.
AMOR E OUTRAS PALAVRAS
Christina Lauren
Topseller
Lançamento: 20 Março
A rotina de Macy é ambiciosa, embora morna em termos emocionais. Trabalha afincadamente como pediatra, está a planear o seu casamento com um homem financeiramente estável, mantém uma vida discreta e o coração guardado a sete chaves. Quando um acaso a faz reencontrar Elliot – o primeiro e único amor da sua vida – a cuidadosa bolha que tem vindo a construir começa a dissolve-se. Em tempos, ele tinha sido o mundo dela, mas tudo se esfumara numa única noite. Na adolescência, Elliot e Macy transformaram uma grande amizade em algo muito mais forte, passando fins de semana e verões a devorar livros, a partilhar palavras favoritas e a confidenciar um ao outro as suas dores e conquistas. Em adultos, tornaram -se estranhos, até se reencontrarem por mero acaso. Embora as suas memórias estejam obscurecidas pela agonia do que aconteceu naquela noite há tantos anos, Elliot acabará por compreender o silêncio de Macy e terá de ultrapassar esse passado para conseguir reavivar a confiança dela.
LORE OLYMPUS
Rachel Smythe
Iguana
Lançamento: 20 Março
Boatos escandalosos, festas selvagens e amor proibido — o que os deuses fazem depois de escurecer está nesta reinvenção elegante e contemporânea de uma das histórias mais conhecidas da mitologia grega. Perséfone, jovem deusa da primavera, é nova no Olimpo. A mãe, Demeter, criou -a no reino mortal, mas depois de Perséfone prometer treinar como uma virgem sagrada, é -lhe permitido viver no mundo rápido e glamoroso dos deuses. Quando a companheira de quarto, Artemis, a leva a uma festa, toda a sua vida muda: ela acaba por se encontrar com Hades e sente uma faísca imediata com o governante encantador, mas incompreendido, do Submundo.
QUEM SABE
Pauline Delabroy‑ Allard
Alfaguara
Lançamento: 3 Abril
«Uma das mais entusiasmantes escritoras europeias da actualidade», segundo o The Guardian, Pauline Dellabroy -Allard estreia -se em Portugal com um livro situado na fronteira entre realidade e ficção, sobre uma jovem mulher grávida que parte em busca da sua identidade. Quem sabe é a história de uma obsessão, de um périplo e de um renascimento. Um romance brilhante sobre maternidade, luto e segredos de família, que é também uma ode ao poder da imaginação e da literatura.
Tradução de Rui Pires Cabral
SOB A ESTRELA DE OUTONO
Knut Hamsun
Cavalo de Ferro
Lançamento: 3 Abril
Romance de 1906, até hoje inédito em português, é unanimemente considerado uma das obras fundamentais de Knut Hamsun, na qual o autor expressa de forma exemplar o seu universo temático. Fugido do «barulho da cidade e da multidão e dos jornais e das pessoas, em fuga de tudo», o protagonista deste romance, ao qual Hamsun empresta o seu próprio nome (Knut Pedersen), refugia -se no campo decidido a «encontrar a paz a qualquer custo». No entanto, esta fuga rumo à natureza, em busca da verdadeira vida, não é mais do que a busca por algo indefinido e vago que não é possível encontrar fora de nós próprios. O seu caminho levá -lo -á de regresso à paixão, ao sofrimento e à cidade.
Tradução do norueguês por João Reis
SE EU MORRER AMANHÃ
Filipa Fonseca Silva
Suma de Letras
Lançamento: 3 Abril
Helena, uma mulher septuagenária, descobre as maravilhas do sexo casual e imaginativo depois da morte do marido, um chato. Começa uma série de aventuras amorosas com vários distintos cavalheiros, experimenta acessórios e brinquedos sexuais sem pudor. Tenta convencer as amigas a fazer o mesmo, mas nem todas estão abertas a tanta modernidade. O pior é quando a sua casa sofre um pequeno acidente e ela é obrigada a ir viver com a filha, que a trata por «mãezinha» e de cabeça é mais velha do que a mãe. Só a neta a compreende e ajuda. Um livro com humor, muito divertido, mas que não acaba bem: Helena morre atropelada por um Tuk Tuk. Ao menos divertiu-se muito.
O ACHADO PERFEITO
Tia Williams
Topseller
Lançamento: 3 Abril
Jenna Jones, ex-editora de moda, está falida e desesperada por uma segunda oportunidade – na carreira e na vida. Depois de ter sido despedida da revista onde trabalhava e abandonada pelo noivo de longa data, a sua única saída parece ser um emprego na StyleZine.com, uma publicação online gerida por Darcy Vale, uma antiga colega que não lhe deixou boas recordações.
LUCY À BEIRA‑ MAR
Elizabeth Strout
Alfaguara
Lançamento: 17 Abril
O romance que completa a saga em torno da inesquecível personagem Lucy Barton, protagonista de “O meu nome é Lucy Barton”, “Tudo é possível” e “Oh, William!”. A heroína regressa, desta vez já num mundo pandémico, com a humanidade em pânico, prestes a entrar e confinamento. Lucy foge de Manhattan e refugia-se numa pequena cidade do Maine, na companhia de William, o seu ex -marido. Nos meses que se seguem, os dois companheiros empreendem uma viagem ao passado. Com o cunho inconfundível de Elizabeth Strout, este é um romance sobre isolamento e dia longos, sobre esperança e o conforto de um amor que perdura.
Tradução de Tânia Ganho
RETRATO DE GRUPO COM MULHER
Heinrich Böll
Cavalo de Ferro
Lançamento: 17 Abril
Obra considerada decisiva para a atribuição do Prémio Nobel de Literatura ao seu autor, em 1972, narra em estilo de crónica a história de vida de Leni Pfeiffer, fascinante e sensual viúva de guerra, através dos depoimentos de quem a conheceu: o seu irmão, os seus amantes, os seus vizinhos, a freira que lhe serviu de pedagoga, a sua amiga prostituta. Através de depoimentos, cartas, objetos pessoais, Böll constrói a figura enigmática de uma mulher, uma anti -heroína, que atravessa o período conturbado do nazismo, da guerra e dos anos imediatamente seguintes, traçando com rigor o retrato de uma inteira geração.
Tradução de Maria Adélia Silva Melo
Edição revista
O ESTRANHO CASO DO DR. JEKYLL E DO SR. HYDE & OUTROS CONTOS
Robert Louis Stevenson
Penguin Clássicos
Lançamento: 17 Abril
Uma obra-prima da literatura gótica, “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde” explora a dualidade da natureza do homem, o confronto das pulsões mais primitivas com a moralidade e a ética e os efeitos desse confronto no comportamento humano. Esta novela marcou o final do século XIX, pelo domínio narrativo de Stevenson, por um lado, um escritor maior da literatura em língua inglesa, mas também pelo carácter impressionante da obra, que rapidamente se popularizou e cuja história se tornou metáfora para aqueles que, aparentando uma natureza bondosa, escondem pensamentos e actos monstruosos.
Introdução de Alberto Manguel
Tradução de Paulo Osório de Castro
OS AMANHÃS
Mélissa da Costa
Suma de Letras
17 Abril
Um hino maravilhoso à natureza que nos reconcilia com a vida, escrito pela estrela em ascensão do romance francês. Amande não pensava que fosse possível sentir tanta dor. Enquanto se refugia numa casa isolada em Auvergne para viver o seu sofrimento e seu luto, tropeça nos calendários hortícolas da antiga proprietária da casa. Guiada pelas notas manuscritas de Madame Hugues, Amande inicia o regresso à vida do velho jardim abandonado.
MANUAL DE INSTRUÇÕES
Nuno Markl e Miguel Jorge
Iguana
Lançamento: 17 Abril
Alberto Simões é escritor. No entanto, não escreve livros, mas manuais de instruções de electrodomésticos. Alberto ama o seu trabalho. Tanto, que se esquece de tudo o resto: a mulher, os filhos… Até ao dia em que ela se farta e ele se vê obrigado a escrever um manual de instruções da mulher, aconselhado por um ladrão com quem faz amizade, para que nunca mais se esqueça do que tem de fazer para deixá-la feliz.
LET’S PLAY
Leeanne M. Krecic
Iguana
Lançamento: 17 Abril
Uma história divertida, sexy e muito realista sobre videojogos, memes e ansiedade social. Ela é jovem, solteira e está prestes a realizar o sonho de criar videojogos incríveis. Mas depois a vida dá -lhe um duplo golpe: um popular streamer dá ao seu primeiro jogo uma avaliação terrível e, pior ainda, ela descobre que o crítico incómodo é agora o seu novo vizinho! Conseguirá ela superar os seus medos para se afirmar e, porque não, encontrar o amor?
Sem Comentários