Já são conhecidas as novidades da Planeta para o primeiro trimestre de 2018. No campo do thriller, a grande aposta da editora chega às prateleiras já na próxima semana, com a edição de “O Homem de Giz”, livro de estreia de C.J. Tudor, que decorre em dois registos – em 1986 e na actualidade – e se diz ter influências de Stephen King com um toque de Irvin Welsh: “Conta-nos a história de um grupo de crianças, não poupando nos pormenores sociais onde estão inseridas e em como as influências de famílias disfuncionais contribuem para exacerbar o imaginário infantil”, lê-se na sinopse. A autora vai estar em Lisboa nos dias 17 e 18 deste mês para promoção do livro.
No romance histórico sairá este mês “Catarina de Aragão“, de Philippa Gregory, o segundo livro da série Os Tudor, sobre a vida de Catarina de Aragão, infanta de Espanha, rainha de Inglaterra, primeira mulher de Henrique VIII com quem esteve casada vinte anos.
No campo da literatura teremos “Deixarás a Terra” (Fevereiro), de Renato Cisneros, um livro autobiográfico da família Cisneros, uma das famílias mais poderosas do Peru, onde o autor, que é também jornalista, aprofunda a vida dos antepassados que admirava desde criança, embora desconhecendo a realidade das sua vidas íntimas. No mesmo mês dá-se a estreia literária de Hugo Mazena, o autor do blogue Alfabetário, com “Gente Séria”, a história de uma família e de uma comunidade temente a Deus mas capaz dos maiores pecados, retrato do Portugal profundo e de uma família aparentemente vergada às leis de Deus onde não falta um tio bígamo e ambicioso, um avô dominador, uma tia caloteira e um jovem que aponta os pecados diários.
Em Março chegará a reedição de “Todos os Dias São Meus”, de Ana Saragoça, que explora com muito humor os tiques e as vicissitudes de personagens que todos reconhecemos do prédio, do local de trabalho ou do círculo de amizades.
Na literatura fantástica o clima é celebração com o lançamento de “Beren And Lúthien” (Título original), de J.R.R. Tolkien e do filho Christopher Tolkien. A história conta o destino de dois amantes, Beren e Lúthein – nomes gravados no túmulo que Tolkien e a sua mulher partilham em East Yorkshire -, um homem mortal e um elfo imortal que, juntos, tentam roubar algo a Melkor, um dos seres malignos do universo fantástico de Tolkien. O livro foi editado cem anos depois do autor a escrever, em capa dura e com ilustrações de Alan Lee.
No universo infanto-juvenil, as propostas são variadas: “As Provações de Apolo – A Profecia Negra” (Janeiro), de Rick Riordan, o 2º volume da nova trilogia do autor que retoma as aventuras do último livro da série Os Heróis do Olimpo; “Adoro Yoga” (Janeiro), de Lorena Pajalunga, desenvolvido em colaboração com a Associação Italiana de Yoga para Crianças, que explica passo a passo várias posições inspiradas em animais; “Ej Girl Hero” (Fevereiro), de Susannah McFarlane, o primeiro livro de uma colecção recomendada para quem começa a descobrir o prazer de ler. A protagonista é Emma Jacks, uma menina de 10 anos com a particularidade de ser também a agente especial EJ12, na agência SHINE; “O Curioso Jogo do Dr. Alberto” (Fevereiro), de Rita Vilela, uma história relacionada com as alergias que conta com o apoio científico da SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica; “Os Heróis de Andósia”(Fevereiro), de Rita Vilela, primeiro livro de uma trilogia juvenil onde, para além da componente de fantasia e aventuras, se pretende sensibilizar de forma subtil para a questão dos preconceitos e da forma como são olhados os idosos e os deficientes; os dois primeiros volumes de “Histórias de Mocho” (Março), de Margarida Fonseca Santos, uma colecção sobre as emoções e os caminhos que se podem seguir para as gerir – e onde cada história começa e termina em verso; “Encanto – A Magia das Recordações” (Março), de Tea Stilton, o terceiro livro da nova série; “Tranças, Coques e Apanhados” (Março), de Joël Benjamin, um livro prático que apresenta 30 penteados exemplificados passo a passo com fotografias e explicações, que vão desde tranças básicas a penteados de assombrar, incluindo dicas profissionais e técnicas; o primeiro volume de “Zach King” (Março), de Zach King, um conceituado Youtuber reconhecido mundialmente pelos seus vídeos de efeitos especiais mágicos. O livro inclui ilustrações e diversas páginas de banda desenhada intercaladas na narrativa que ganham vida em 3D, através da app de realidade aumentada desenvolvida especificamente para esta colecção do reino do fantástico; do quadrante Star Wars está já agendada a publicação de “Star Wars – O Livro do Filme” (Fevereiro), sobre “Os Últimos Jedi” e também de “Star Wars – Chewie e os Porgs” (Fevereiro), segundo livro da colecção que tem como protagonista o sempre fofinho Chewbacca, que aqui viaja para uma misteriosa ilha do planeta Ahch-To, com a amiga Rey, para encontrar o famoso cavaleiro Jedi Luke Skywalker.
Sem Comentários