O que poderá acontecer quando abres um livro e és convidado a colocar uns óculos e mágicos para veres as coisas invisíveis? Coisas Invisíveis? Quer dizer que há coisas que dificilmente conseguiremos ver? Ou será mesmo impossível vê-las?
“As Coisas Invisíveis” (Lilliput, 2024) é uma espécie de guia de campo das coisas intangíveis da vida. Página a página, o leitor vai descobrindo o invisível da vida, através das experiências sensoriais e das emoções.
Com os óculos mágicos colocados, o leitor vai descobrindo as emoções e os sentimentos (nem sempre diferenciados de forma clara), e muitas são as perguntas que vão surgindo: O que somos capazes de ouvir neste momento? Conseguiremos saborear coisas invisíveis? Haverá coisas invisíveis dentro de nós? E conseguiremos senti-las? “Sabias que abraçar um amigo ou fazer festas a um gato pode fazer-te sentir melhore, por dentro e por fora?“. Ao virar das páginas, muitas outras perguntas vão surgindo: Consegues dizer o que te faz sentir bem? O que te entusiasma? O que te deixa com um misto de sensações estranhas? Já sentiste medo? Será proveitoso ter medo? É mesmo difícil gerires os teus medos? Já vivenciaste dias em que só há escuridão ao teu redor, mesmo quando o sol brilha intensamente? São muitos os dias que o riso se multiplica rapidamente e não o consegues controlar?
“As Coisas Invisíveis” é uma leitura que amplia a curiosidade e possibilita a descoberta de novos conceitos, mas também coloca questões, muitas perguntas, e desafios que permitirão ao leitor conhecer-se melhor, compreender os outros e o mundo.
As guardas, iniciais e finais, marcam o ritmo. As primeiras guardas apresentam um tom cinzento e turvo, e é neste momento que é feito o convite para o leitor usar os óculos invisíveis e mágicos; nas guardas finais, os tons são quentes e fortes, vivos, contrastando com o tom inicial e anunciando o percurso da descoberta e do conhecimento que foi proporcionado ao leitor. Um livro para ler devagar e dialogar, mas também para colocar perguntas. Muitas perguntas.
“As Coisas Invisíveis” foi escrito pelo irreverente Andy J. Pizza, tornando-se um bestseller e sendo aclamado pela crítica internacional. Andy J. Pizza é autor, ilustrador e designer, e escreve tanto para adultos como para crianças. É também o criador do popular podcast Creative Pep Talk. Vive em Columbus, Ohio.
Sem Comentários