A Planeta continua a publicar livros retirados à estante Star Wars e, desta vez, a edição chega claramente apontada aos mais novos. “As Aventuras de BB-8” (Planeta, 2016) apresentam-nos ao robot sensação dos últimos anos, revelando como este “dróide astromecânico” se viu envolvido numa batalha para salvar a galáxia.
Mas nem só de BB-8 se fala nesta mini-enciclopédia Star Wars para a primeiríssima infância: há informações sobre a Resistência e de como esta tem combatido a sinistra Primeira Ordem; conhecem-se alguns dos amigos de BB-8, com nomes tão encantadores como M9-G8 ou 4B-EG-6; aprendem-se dicas para sobreviver no posto fronteiriço de Niima e em outros lugares de respeito na galáxia; e, claro, encontram-se personagens (já) tão familiares quanto Leia, Rey, Poe, Han Solo ou Chewbacca.
Mas não se pense que os mais pequenos têm aqui um passeio turístico pela galáxia, apesar do ar de folheto turístico com as imagens arrancadas ao último filme da saga. Depois de terminada a leitura, irão encontrar um questionário com perguntas malandras como “Em que planeta fica o castelo da Maz?” ou “Qual o nome do X-Wing especial do Poe?”. Os pais encontram também um guia, que apresenta algumas dicas para que os filhos leiam com mais atenção e aprendam muita coisa pelo caminho. Não falta um pequeno glossário, com entradas como “Blaster”, ou “Starkiller”, para que a linguagem Star Wars se torne parte da gramática familiar.
Sem Comentários