Durante quatro dias, entre 15 e 18 de Novembro deste ano, a cidade de Ponta Delgada irá receber a edição inaugural de Arquipélago de Escritores, um encontro literário que vai juntar, na ilha de São Miguel, cerca de duas dezenas de autores de referência, entre portugueses e internacionais, prestando também homenagem ao poeta Emanuel Jorge Botelho.
O encontro terá a tradição literária do arquipélago como pano de fundo e Ponta Delgada como porto de cruzamento de diferentes culturas e literaturas, apresentando conversas, encontros com leitores, visitas a escolas, concertos de música – Medeiros/Lucas estão confirmados -, leituras encenadas, cursos e sessões de cinema – partindo sempre dos livros para se falar da vida, e tendo como objectivo promover o convívio cultural, a troca de ideias e o acentuar o gosto pela leitura.
Afonso Cruz, Álamo Oliveira, Ana Cássia Rebelo, Ângela de Almeida, Carlos Alberto Machado, Carlos Bessa, Carlos Tomé, Clara Macedo Cabral, Daniel Gonçalves, Diogo Madre Deus, David Machado, Filipa Martins, Gonçalves M. Tavares, Isabel Lucas, João de Melo, João Pedro Porto, João Pereira Coutinho, João Tordo, Joel Neto, Isabel Rio Novo, Leonardo Sousa, Leonor Sampaio da Silva, Luís Osório, Onésimo Teotónio Almeida, Paula de Sousa Lima, Pedro Mexia, Renata Correia Botelho, Sandro William Junqueira, Urbano Bettencourt, Vamberto Freitas e Vasco Rosa são os nomes nacionais que viajarão até São Miguel, ficando a representação internacional entregue a Anthony Marra – autor do incrível “O Czar do Amor e do Tecno”, Diana Marcum, Nathan Hill – de quem a Editorial Presença editou este ano o recomendado “Nix” – e Lélia Nunes.
Arquipélago de Escritores é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com curadoria do escritor Nuno Costa Santos e produção da StorySpell (Agência Literária). Conta também com o apoio da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura.
Programa completo disponível no site oficial.
Sem Comentários