Em 2018, com o selo da Orfeu Negro, chegou às livrarias “Aqui Estamos Nós”, livro que tinha como sub-titulo Apontamentos para viver no planeta Terra. O livro foi escrito por Oliver Jeffers durante os primeiros dois meses de vida do seu filho Howard, a quem escreveu uma dedicatória para ser lida depois de este aprender o ABC: “Procurava uma maneira de te explicar o sentido de tudo isto”.
Um livro onde o humor era uma constante e que visitava, a bordo de uma nave e em primeira classe, o sistema solar, não esquecendo um passeio pela terra e um mergulho no mar. E onde, apesar de Jeffers abrir já a porta para a ausência futura, se passava também a ideia de nunca se estar sozinho neste imenso planeta. Recentemente, chegaram às livrarias dois livros de capa dura e cantos redondos, apontados aos mais pequenos, que regressam ao universo Jefferiano de “Aqui Estamos Nós”: “Livro dos Números” (Orfeu Negro, 2022) e “Livro dos Animais” (Orfeu Negro, 2022), que ensinam a contar e a conhecer animais de toda as espécies e feitios.
Para além de ensinar a contar até 11 – e de mostrar, também, um vislumbre do infinito -, “Livro dos Números” usa alguns pormenores de livros anteriores de Jeffers para uma viagem ao planeta Terra, onde cabem partes do corpo humano, criaturas dos mares ou coisas em que deveríamos parar para pensar. Cada página dupla é uma surpresa, mostrando toda a versatilidade de Jeffers no traço, cor e forma de pensar a ilustração.
Sempre num fundo branço, “Livro dos Animais” reúne animais em número suficiente para abrir um Zoo sem grades, surgindo cada um deles acompanhado por um lettering que conhecemos já de álbuns anteriores, assim como alguns animais – como no caso do alce de “Este Alce é Meu”.
Dois livros que nos fazem olhar para o planeta com muito respeito, ensinando a importância da biodiversidade e do bem cuidar. Para aqueles que têm acompanhado a carreira de Jeffers, será um festim reconhecer personagens e cenários que são já da família.
Sem Comentários