São muitos os livros que abordam a temática da amizade sem prisões, mas poucos o terão feito em total silêncio e com o encanto de uma curta-metragem premiada. É o caso de “Aquário” (Orfeu Negro, 2017), escrito e desenhado pela argentina Cynthia Alonso, um pequeno e rectangular livro que tem o ar de um storyboard desenhado a preceito e com cores vivas.
“Aquário” mostra-nos a história de uma menina que vive à beira-rio, e que não deixa passar um dia sem que vá junto do cais observar o movimento dos peixes e da água. Certo dia fica encantada com um peixinho vermelho e decide levá-lo para casa, construindo-lhe um incrível e muito elaborado mundo aquático que ambos possam partilhar. Mas, como irá perceber, nem sempre as melhores intenções resultam em felicidade, sobretudo aquela que é exterior a nós próprios.
Cynthia Alonso estudou Design na Universidade de Buenos Aires, algo que é evidente neste seu livro de estreia. Frequentou várias formações de Ilustração e Narrativa Visual, designadamente uma residência de Verão na School ofVisual Arts, em Nova Iorque. O seu trabalho tem sido seleccionado para diversas exposições internacionais.
Sem Comentários