Não é certo que Frank Viva seja um admirador ou leitor de Jack Kerouac, mas a verdade é que este “Ao Longo da Estrada” (Orfeu Negro, 2019) poderia, com alguma imaginação, ser servido como um Pela Estrada Fora para a infância.
Trata-se de um livro circular, que convida o pequeno leitor a dar aos pedais assim que a última página é virada, fazendo-o permanecer o maior tempo possível nesta estrada amarela onde, em seu redor, o mundo vai acontecendo.
O lado de designer de Frank Viva está bem evidente neste álbum, sobretudo na forma como ilustra lojas, sapatarias e montras de todo o tipo de estabelecimentos plantados ao bom estilo de uma Estrada Nacional, ainda que, aqui, se descubra bem mais glamour do que aquele que encontramos na nossa Estrada Nacional nº 1 ou na Via do Infante. Há mesmo um certo toque a Hopper, num álbum que respira tanta publicidade como a série Mad Men – só que trocando o whiskey e os cigarros por leite morno e bolachinhas com pepitas de chocolate.
O pormenor da estrada em amarelo eléctrico, rugoso e plastificado ao toque, é simplesmente delicioso, chegando a ser assombroso no momento em que se transforma, também, em túnel. Dinamismo, ritmo, movimento e um design requintado, num livro que merecidamente se fartou de levar prémios e menções para casa: New York Times Best Illustrated Children`s Book 2011; School Library Journal Best Books 2011; Best of the Best 2012 | Chigado Public Library; Amazon`s Best Children`s Books of the Year 2012.
Frank Viva é ilustrador e designer. A sua vasta obra inclui álbuns para várias editoras, entre as quais o prestigiado MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque), para quem criou dois livros, que dedicou ao arquitecto Frank Lloyd Wright e às realizadoras de cinema. Colabora regularmente com a revista New Yorker e com o New York Times. Já pedalou ao longo das ruas de Nova Iorque, pelo deserto da Índia, a subir os montes da Irlanda, sob as estrelas do céu de Marrocos e à volta das vinhas de França e de Itália. Podemos encontrá-lo a andar de cá e para lá, de bicicleta, nas ruas movimentadas de Toronto, no Canadá. Este foi o seu primeiro livro para crianças.
Sem Comentários