Já são conhecidas as muitas novidades infanto-juvenis que o Grupo 20|20 Editora preparou para o 1.º semestre de 2021, distribuídas entre as chancelas Booksmile, Fábula e Lilliput. Fica um resumo do que vai chegar às livrarias nos próximos seis meses à boleia do press release.
FÁBULA
Janeiro: “O Bolo de Maçã“, um bonito hino à gratidão; “Se o Mundo Inteiro Fosse Feito de Memórias“, um livro sobre a relação entre avós e netos e a morte de um ente querido, com texto do poeta britânico Joseph Coelho e ilustrações de Allison Colpoys;
Fevereiro: “A Verdade Sobre os Avós“, de Elina Ellis, uma bem-humorada e terna homenagem aos mais velhos (da mesma autora, “A Verdade Sobre os Bebés“, uma divertida celebração da chegada de um bebé à família, será publicado em Maio); “Ser Pequeno na Cidade“, de Sydney Smith, álbum nostálgico galardoado com diversos prémios;
Março: “Se Algum Dia Vieres à Terra“, um maravilhoso guia do nosso planeta, cheio de informação e apresentando em imagens os valores fundamentais de inclusão, gratidão, liberdade, diversidade, igualdade, respeito pelos outros e pela natureza, de Sophie Blackall (autora multipremiada do livro Olá, Farol); “O Jardim“, de Anna Walker, uma celebração da amizade, da resiliência e do amor pela natureza;
Abril: “O Jaime no Casamento“, de Jessica Love, um livro com o mesmo tema e protagonista do
aclamado “O Jaime é uma Sereia”; “O Urso, o Piano e o Concerto da Pequena Ursa“, que termina a trilogia de histórias mágicas dos dois livros anteriores do simpático personagem de “O Urso e o Piano”, do premiado ilustrador britânico David Litchfield;
Maio: “O Elefante da Dona Bibi“, do ilustrador iraniano Reza Dalvand, com uma poderosa mensagem sobre a importância do afecto acima das coisas materiais; “Que Confusão!“, uma história simples e adorável sobre a aceitação do mundo confuso em que vivemos.
A colecção Tesouros da Literatura ganha um clássico de uma das maiores escritoras do século XX, “A Viúva e o Papagaio“, de Virginia Woolf, com prefácio de Carla Maia de Almeida (Abril). A colecção Estrelas da Literatura Juvenil dá continuidade à série de Morris Gleitzman dedicada à II Guerra Mundial, com a publicação de “Talvez” (Janeiro); do premiado autor negro norte-americano Jason Reynolds, actual embaixador para a Literatura nos EUA, chega “Olha para os Dois Lados“, 10 histórias interligadas de jovens que seguem o caminho para casa (Fevereiro).A colecção Pé de Pato, dedicada a textos clássicos de autores portugueses em edições acessíveis, publica “O Fato Novo do Sultão e Outros Contos“, de Guerra Junqueiro (Janeiro). A colecção dos clássicos de José Mauro de Vasconcelos recebe “Coração de Vidro“, um volume que reúne quatro fábulas sobre seres vivos afetados pela irresponsabilidade humana (Janeiro).
BOOKSMILE
Esta chancela lança novos títulos das coleções nacionais de maior sucesso entre os mais jovens, O
Bando das Cavernas e O Clube dos Cientistas. Sairá ainda Escola 11, o novo volume desta série de sucesso mundial de James Patterson, que junta no mesmo livro personagens de várias colecções.
No mundo de jogos e séries de TV destacamos novos títulos de vários heróis e ícones favoritos dos
mais pequenos: Miraculous: As Aventuras de Ladybug, Animal Crossing (Nintendo), Minecraft (incluindo uma novela gráfica), O Incrível Mundo de Gumball e Roblox. Um destaque especial para a colecção Mumin, delicioso clássico da escritora sueca Tove Jansson (1914-2001) sobre uma família muito especial, cuja adaptação a série infantil acaba de chegar à RTP.
Destaques Ficção: em Março, “A Família Monstro“, com texto de Bruno Matos e ilustrações de Raquel Carrilho, é uma nova colecção com selo nacional, apadrinhada por Nuno Caravela (autor d’ O Bando das Cavernas). Repleta de aventura, magia, lendas, mistério e muito humor, a acção decorre em Monstrópolis, a terra onde vivem criaturas incríveis, e onde vamos seguir os passos de uma família
improvável, mas muito unida; “A Estrela Que Vejo da Minha Janela“, de Onjali Q. Raúf, autora do aclamado “O Rapaz ao Fundo da Sala”, é uma história sobre esperança e resiliência, de enorme sensibilidade e com ressonância nestes tempos de perda e desorientação (Janeiro); “As Regras da Princesa“, de Philippa Gregory, primeiro volume de uma colecção que visa promover a igualdade de género (Fevereiro); “Guerra dos Sapatos“, novo e hilariante livro de Liz Pichon, autora da colecção de sucesso Tom Gates; “Ó Mãããeee!“, do escritor brasileiro Ilan Brenman, um livro carinhoso para todas as mães (Abril). “E Se? Os Monstrinhos da Dúvida“, de Emily Kilgore, sobre o que significa viver com ansiedade, como dar a volta e cuidar da nossa saúde mental.
Destaques Não-Ficção: “O Mundo Fantástico da Arte através dos Tempos“, escrito pelo jornalista Ricardo Duarte, que nos leva numa fantástica viagem à origem do processo artístico e dá a conhecer algumas das obras de arte mais famosas de sempre; e um livro sobre a visão (título a definir), da Dr.ª Cláudia Bacalhau, médica oftalmologista, integrado na coleçcão Educação para a Saúde (Maio). “Este Livro Vai (Ajudar a) Arrefecer o Planeta“, de Isabel Thomas, com 50 ideias para reduzir a poluição e combater as alterações climáticas.
LILLIPUT
A grande aposta do 1.º semestre é um livro escrito pela humorista e radialista Ana Markl e ilustrado por Christina Casnellie, que brinca com as expressões idiomáticas da língua portuguesa. Chega às livrarias em Maio.
Sem Comentários