A décima terceira edição do LeV – Literatura em Viagem, que irá decorrer de 10 a 12 de Maio, leva a Matosinhos e ao Teatro Municipal Constantino Nery dois escritores internacionais de peso: o inglês Alan Hollinghurst, vencedor do Man Booker Prize – que esteve presente na edição de 2018 do Folio -, e o norte-americano Michael Cunningham, vencedor do Prémio Pulitzer.
Sob o tema «A última viagem», convidados e público serão convidados a recordar grandes deslocações – reais, imaginárias, metafóricas, ficcionais ou míticas. Para tal estão já convocados autores como Frederico Lourenço (vencedor do Prémio Pessoa), Carlos Fiolhais, Fernando Dacosta, Fernando Ribeiro, Fernando Vendrell, Helena Vasconcelos, João Canijo, José Milhazes, Mário Correia e Rui Tavares, que participarão em entrevistas e conversas com temas que incluem viagens extraordinárias que terminam em Portugal, o desaparecimento de Sacadura Cabral ou as vicissitudes da conquista do espaço.
O programa inicia-se no dia 10 de maio, sexta-feira, com o LeVzinho, que levará às escolas de Matosinhos as escritoras Inês Botelho e Raquel Patriarca. Neste primeiro dia acontecerá também a já habitual conferência inaugural, que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos – e cujo protagonista será brevemente conhecido.
O LeV deste ano incluirá, ainda, uma oficina de tradução, orientada por Nuno Quintas, marcada para a manhã de 11 de maio, na Biblioteca Municipal de Matosinhos. O cabo-verdiano Silvino Évora fará uma sessão de leituras às 18 horas de sábado, no Teatro Constantino Nery.
O festival receberá também o espectáculo «Na tua ou na minha língua», realizado no âmbito do programa internacional CELA (Connecting Emerging Literary Artists), e que contará com os autores e tradutores Fabio Guidetti, Maud Vanhauwaert, Pedro Viegas, Simone Atangana Bekono e Xénon Cruz.
Também integrada no LeV decorrerá este ano, de 6 a 12 de maio, uma residência dramatúrgica de vários autores de países da lusofonia, com o objectivo de estimular e promover o teatro e a produção dramatúrgica. Participarão no projecto Caplan Neves, Fabio Brandi
Torres, Jorge Louraço, Inmaculada Alvear, Cecília Ferreira e Luís Miguel Cruz, estando prevista a visita dos dramaturgos a escolas do concelho, a criação de textos originais e, a 11 de maio, a leitura encenada de uma das peças escritas durante a residência.
Sem Comentários