“Advinha Quanto Eu Gosto de Ti – Todo o Ano” (Caminho, 2018), de Sam MacBratney e Anita Jeram, reúne os quatro volumes já existentes no mercado, num livro onde, ao virar cada página, somos convidados a entrar num universo afectivo que se estende ao longo das quatro estações do ano. As aventuras da pequena Lebre Castanha e da Grande Lebre Castanha mostram-nos como podemos encontrar, na natureza e nas diferentes estações, uma forma de descrever os nossos sentimentos, o nosso amor pelos outros, inferindo que, em matéria de afectos, não há medição possível.
A Primavera é propícia às mudanças: tudo está a crescer e a mudar. A Pequena Lebre Castanha “viu um girino num charco. Era um girino muito pequenino, ondulando para um lado e para o outro. – Vai crescer e vai ser rã”. Quanto à Grande Lebre Castanha, observa a “lagartinha peluda” que se atravessa à frente de ambas, à procura de erva verde para comer, dizendo que “um dia destes vai tornar-se uma borboleta”.
O Verão é felicidade, diversão e sol. A natureza oferece-nos uma paleta de cores deslumbrantes e diferentes: “Havia muitos castanhos maravilhosos, mas um era o mais lindo de todos… – O castanho cor de lebre!”.
O Outono é a estação das cores pálidas, e presenteia um singelo contentamento de “correr atrás das folhas até a Grande Lebre Castanha já não poder mais”.
O Inverno trás novas aventuras e descobertas, o sabor único de brincar “às adivinhas enquanto pulavam na neve”.
Num diálogo vivo entre as duas personagens, a narrativa acaba com um abraço, uma palavra de carinho, exprimindo o afecto que sentem uma pela outra, num livro que promove a participação dos pequenos leitores num jogo a pares.
As ilustrações expressivas e sensíveis adequam-se à ideia de afectividade presente ao longo do livro, com guardas que nos deixam a adivinhar as várias estações do ano, nas suas cores, flores e aves.
Sem Comentários