Após a publicação de “Cheguei Atrasado à Escola Porque…“, “Não Fiz os Trabalhos de Casa Porque…” “Perdi-me no Museu Porque…” e “As Minhas Incríveis Férias de Verão…“, e quando se julgava que o caudal pudesse ter já secado, a dupla Davide Cali e Benjamin Chaud lança mais um capítulo desta série que gravita em torno do universo escolar, com o título “A Minha Incrível Escola…” (Orfeu Negro, 2019).
Desta vez, o nosso já conhecido e muito imaginativo Henrique, é designado pela sua estilosa professora para mostrar a escola à sua nova colega. A linha seguida é a já clássica e despreocupada que tem alimentado toda a série: “Bem, não há muita coisa para ver…”.
Para começar, a nova colega vê-se apresentada à mascote da turma, conhece a sala de música (com um professor que parece o Elton John em período punk-glitter), visita a sala de artes (com referências a vários quadros clássicos), dá de caras com o sempre complicado cantinho da matemática e entra na sala das ciências onde decorre uma experiência secreta.
A partir daqui é sempre a aumentar as rotações, a um ritmo surrealista e a roçar o fantástico que envolve atalhos extraordinários, árvores que parecem pequenas cidades de brincar, uma professora de ginástica campeã olímpica – e com a força de Hércules -, um professor de natação com guelras, o incontornável problema do puré de batata servido nas cantinas, uma biblioteca que parece querer fazer concorrência à Torre de Babel, uma sala de professores perdidos em Woodstock, uma despensa que poderia fazer parte de uma casa do horror ou o gabinete da directora, acessível apenas ao estilo Veneza. E, claro, um final que paga toda a estranheza e o seu altivo alheamento na mesma moeda. Ficará muito bem na estante ao lado dos seus parceiros de colecção.
Davide Cali é ilustrador, escritor e cartoonista. Vive entre França e Itália. Conhecido pelo seu humor insólito, tem mais de 50 livros publicados. Na colecção Orfeu Mini, faz dupla com o incrível Benjamin Chaud.
Benjamin Chaud é ilustrador e vive em Die, França. Tem publicado diversos livros para crianças e ilustra esta divertida série de álbuns. Na colecção Orfeu Mini, assina ainda os álbuns Adeus, Peúgas, O Pior Aniversário da Minha Vida e As Férias do Pequeno Urso.
Sem Comentários