“Parece piegas, mas acho que me consigo conectar com a criança que há em mim, e acho que isso acontece aos outros também”. As palavras pertencem a Eric Carle, um dos grandes autores de livros para crianças, falecido este ano com 91 anos de idade. O legado que nos deixou é monstruoso: mais de 70 livros, onde esteve sempre presente a ideia de diversão e de que aprender é sinónimo de entusiasmo e fascínio.
“A Mensagem Secreta de Aniversário” (Kalandraka, 2021), livro publicado originalmente em 1971, é um exemplo maior da criatividade de Eric Carle, capaz de fazer de um livro um motivo de espanto e festa. Tim, o protagonista desta história, encontra no seu dia de aniversário uma carta cifrada, que o conduzirá ao seu presente. Porém, para o conseguir terá de decifrar uma série de códigos e pistas, com formas de lua, pedra ou estrela.
À semelhança de outros seus livros, podemos falar de “A Mensagem Secreta de Aniversário” como um livro-objecto, numa edição servida em cartão duro plastificado onde há páginas recortadas, adaptadas aos objectos que representam, até à revelação do enigma final. Pelo caminho aprendem-se formas geométricas ou noções de orientação, como “em cima”, “em baixo”, “subir”, “até”, “através”.
Um livro surpreendente, onde Carle recorre à técnica da colagem à base de papéis pintados à mão, oferecendo a pequenos e grandes leitores ilustrações coloridas, dinâmicas e expressivas. Com Carle, seremos sempre crianças.
Sem Comentários