“As cidades estão cheias de possibilidades. É lá que as grandes ideias nascem, pois reúnem pessoas vindas de diferentes lugares”. É desta forma que tem início “A História do Mundo em 25 Cidades” (Lilliput, 2022), um álbum ilustrado com veia enciclopédica alternativa que, numa visita guiada – e ilustrada – a 25 cidades do globo terrestre, nos conta parte da evolução humana.
“Juntas, as 25 cidades apresentadas neste livro contam a evolução das civilizações ao longo dos tempos. A primeira cidade que vamos visitar é Jericó, no Médio Oriente, lar para cerca de 2000 pessoas há mais de 10000 anos, quando não existiam cidades. A última será Tóquio nos dias de hoje, no Japão, que é a cidade do planeta com maior população – mais de 38 milhões de pessoas. Actualmente, as cidades albergam mais de metade de toda a população mundial.”
Há, para além deste mergulho na história das civilizações e das suas cidades, um olhar com alcance futuro, com o propósito de pensar como poderão ser as cidades do amanhã, incluindo a presença da vida selvagem, utilizando as energias sustentáveis como principal motor, aumentando o número de plantas luxuriantes em casa e edifícios ou melhorando o sistema de transportes públicos.
Para cada cidade estão reservadas quatro páginas: duas com um mapa, que nos transporta no tempo até uma outra versão das cidades, acompanhado de um pequeno texto ligado à geografia passada e no qual se mostram dicas e informações sobre os principais edifícios, curiosidades e outros destaques; outras duas com uma revisitação histórica, com momentos fundamentais de cada cidade e alguns números e estatísticas, tais como tamanho, população e, no caso de Paris, o número de pessoas executadas durante a Revolução Francesa.
Um livro no qual a ilustração está em grande destaque, servindo de guia visual às muitas informações históricas com o ar de entradas enciclopédicas.
Sem Comentários