A japonesa Mayumi Inaba, a espanhola Beatriz Serrano, o historiador Dimitri Tilloi-D’Ambrosi, o economista Ed Conway, o britânico Robert Service e o japonês Shiro Oguni são alguns dos novos nomes que se juntam ao catálogo das chancelas do Grupo BertrandCírculo – Bertrand, Temas e Debates, Quetzal, Contraponto, Pergaminho, ArtePlural e 11×17 – até final deste ano, Fica tudo o que há para saber sobre a bela da rentrée do Grupo BertrandCírculo à boleia do comunicado de imprensa.
Bertrand Editora
A rentrée da Bertrand Editora começa com uma grande novidade: uma edição especial do primeiro romance de Stephen King, “Carrie“, que comemora o 50.º aniversário. A edição, com ilustrações no interior, no verso de capa e de contracapa e sprayed edges em laranja, tem prefácio de Margaret Atwood.
O terceiro livro da popular série «Mapple Hills», de Hannah Grace (autora que já vendeu mais de 27 mil livros apenas em Portugal), “Sonhar Acordada – Daydream“, chega em Setembro, escassos dias após a edição original em língua inglesa. O livro recupera a personagem inesquecível de Henry Turner e introduz a de Halle Jacobs, responsável por um clube de leitura em que Henry entra por acidente.
Dando continuidade ao projecto de publicação da obra completa de Aquilino Ribeiro, a Bertrand Editora volta a disponibilizar, pela primeira vez num só volume, o estudo “Luís de Camões – Fabuloso * Verdadeiro“. A nova edição, publicada numa altura em que se assinalam os 500 anos do nascimento do autor de “Os Lusíadas”, tem prefácio do jornalista António Valdemar, que privou com Aquilino.
Setembro conta com novidades de dois grandes autores portugueses: “A Última Imperatriz“, de Maria João Fialho Gouveia, que conta a história de Zita de Bragança, neta de Dom Miguel, a última imperatriz do império austro-húngaro durante o período das duas guerras mundiais; e “A Viagem do Oligarca“, o novo thriller de Miguel Szymanski, protagonizado pelo já conhecido jornalista-investigador Marcelo Silva, que não dá descanso aos crimes de colarinho branco.
O último trimestre da não-ficção da Bertrand arranca com o regresso de Anne Applebaum. A autora de “Gulag” e “O Crepúsculo da Democracia”, vencedora do prémio Pulitzer, desvenda as redes de influência e entreajuda que consolidam os regimes autocráticos à escala mundial em “Autocracia, Inc. – Os ditadores que querem governar o mundo“. Neste tratado urgente, a jornalista e historiadora lança um apelo para que as democracias redefinam as suas políticas para combater este novo tipo de ameaça.
Para os mais novos, apresentamos “O Cão da Princesa“, de Aleix Cabrera, com as maravilhosas ilustrações de Rocio Bonilla. Este é um livro essencial para quem quer adoptar um animal de estimação. E como Setembro é o mês de regresso à escola, chegam às livrarias duas propostas para adquirir conhecimento desde tenra idade e de forma divertida: “Peppa Pig – Primeiras palavras“, de Mark Baker e Neville Astley, e “A Escola – Procura e encontra“, de Teodora Oprea.
Para Outubro, a Bertrand Editora preparou cinco lançamentos muito especiais: “Scarred“, o segundo volume da série «Never After», de Emily McIntire, autora de “Hooked”; “Vinte Anos com a Minha Gata“, da autora japonesa Mayumi Inaba, até agora inédita em Portugal; “O Desencanto“, romance-sensação de estreia da autora e jornalista espanhola Beatriz Serrano; “Queda Mortal“, de Brad Thor; e a novela gráfica de “O Alquimista“, o popular livro de Paulo Coelho. A estes títulos, junta-se também o novo livro de Ana Bárbara Pedrosa, “Viagens com o Mehdi“, uma ode à viagem e à amizade: «Éramos de mundos diferentes e éramos exatamente iguais.»
“O Infinito Num Junco – BD“, de Irene Vallejo, é uma das propostas de não-ficção de Outubro. Com desenhos e aguarelas deslumbrantes de Tyto Alba, trata-se da versão em formato de banda desenhada do sucesso global “O Infinito Num Junco”, um autêntico hino à criação dos livros e à sua história milenar.
“Startup, Risco Zero“, de Paulo Andrez, é uma autêntica masterclass para reduzir ao mínimo os riscos associados criação de empresas, fornecendo mais de cem dicas e ferramentas para iniciar ou expandir um negócio.
O Império Romano será mesmo aquilo que os filmes e séries nos mostram? Numa abordagem inovadora e rigorosa, “Roma Antiga – Mitos e verdades“, de Dimitri Tilloi-D´Ambrosi, desvenda que lugares-comuns correspondem à realidade do mundo romano, que ainda nos marca profundamente.
Para os jovens leitores chega às livrarias “Recados da Mãe“, de Maria Teresa Maia Gonzalez. A obra relata a história emotiva mas também corajosa de duas irmãs que vivem uma das mais difíceis perdas: a da sua mãe.
Para os mais pequeninos e porque o Natal está a chegar, a Bertrand edita “Uma História para Sonhar“, de Michael Rosen, com ilustrações ternurentas de Daniel Egnéus, e “O Natal Mágico da Peppa“, de Mark Baker e Neville Astley.
A Bertrand Editora guardou para Novembro os mais conceituados autores de thrillers: Jeffrey Archer, que regressa com “Olho por Olho“; James Rollins, com “Arcanjo“; e John Grisham, com “A Maldição“. De Danielle Steel sairá “O Apartamento“, uma história de amizade, alegria, amor e sonhos por cumprir.
A não-ficção propõe “O Crepúsculo do Império – Portugal e as Guerras de Descolonização“, com a coordenação de Pedro Aires Oliveira e João Vieira Borges. Passados cinquenta anos sobre o fim do conflito, esta obra oferece olhares plurais acerca das diversas vertentes em torno da guerra e da descolonização.
“O Canto do Melro – Biografia romanceada do Padre Martins Júnior“, de Raquel Varela, relata a vida do polémico pároco que ainda hoje é um ícone e voz activa na Madeira em prol do povo. Histórias de luta, de humanidade e empatia constituem a biografia fascinante de uma personagem absolutamente singular. É uma leitura a não perder.
O volume 11 de “A Incrível Adele“, de Mr. Tan, com ilustrações de Diane Le Feyer, também chega em Novembro. “Que Pivete!” é o título deste livro que relata mais aventuras da famosa personagem sempre disposta a fazer disparates. “Pedrito Coelho – O desejo de Natal“, de Beatrix Potter, e “A Minha Melhor Amiga Peppa“, de Mark Baker e Neville Astley, completam a oferta para os mais pequeninos no final do ano.
Temas e Debates
“Mundo Material – Uma história substancial do nosso passado e futuro“, de Ed Conway, editor de Economia do canal de televisão britânico Sky News, é uma reflexão sobre a nossa dependência de certas substâncias e não tanto do preço que elas custam. Esta história do mundo material desenrola-se em torno de seis substâncias – areia, sal, ferro, cobre, petróleo e lítio – que, apesar de não serem as únicas relevantes, são aquelas sem as quais seria difícil imaginar a civilização actual. São também as mais difíceis de substituir. Chega às livrarias em Setembro.
Ainda neste mês, a Temas e Debates publica “Determinado – Uma ciência da vida sem livre-arbítrio“, de Robert M. Sapolsky, cientista e professor na Universidade de Stanford e autor do bestseller internacional Comportamento, publicado pela Temas e Debates em 2018. Em “Determinado”, Sapolsky vai ao âmago da ciência e da filosofia da tomada de decisões para questionar a existência do livre-arbítrio, uma ideia com consequências profundas.
“História Global da Literatura Portuguesa” aborda a história da literatura portuguesa inserindo-a num novo paradigma global. Dirigida por Annabela Rita, Isabel Ponce de Leão, José Eduardo Franco e Miguel Real, conta com a participação de 100 autores com experiências, formações, perspectivas e trajectos diferentes. Os autores foram responsáveis por mais de 100 verbetes, divididos por sete capítulos, que percorrem a história da literatura portuguesa, desde a Idade Média ao tempo da Democracia, sempre tendo em conta a harmonia entre o local e o global. Uma obra pioneira, “História Global da Literatura Portuguesa” quer afastar-se da narrativa tradicional literária, apresentando um discurso polifónico, que pretende fazer reflectir.
No ano em que se assinala o centenário da morte de Lenine, a Temas e Debates publica “Sangue na Neve – A Revolução Russa 1914-1924“, uma história revisionista da Revolução Russa da autoria do reputado historiador britânico Robert Service. Também em Outubro sai “A Casa da Paixão“, de Nélida Piñon, romance publicado pela primeira vez em 1972, em plena ditadura militar no Brasil. O prefácio é de Inês Pedrosa.
Em Novembro, a Temas e Debates publica “Estranhos na Sua Terra – Ascensão e queda da elite mercantil cristãnova (séculos XV-XVIII)“, do historiador Francisco Bethencourt, professor no King’s College, em Londres. O livro é a primeira história compreensiva dos descendentes de judeus forçados a converterem-se ao catolicismo em Espanha e Portugal no final da Idade Média.
Ainda em Novembro, sai “Cultura – Uma nova história do mundo“, de Martin Puchner, professor na Universidade de Harvard e autor de “O Mundo da Escrita”, publicado pela Temas e Debates em 2018; “Ao Encontro do Maior Poeta da China“, de Michael Wood; e “Artificial“, de Mariano Sigman.
Quetzal
A grande literatura está de regresso com José Eduardo Agualusa e o ensaio com Onésimo Teotónio Pereira, os dois autores portugueses com que a Quetzal faz a sua entrada em Setembro. “Mestre dos Batuques” é o novo, maravilhoso e impactante romance de José Eduardo Agualusa, que viaja entre Lisboa e o reino do Bailundo: é uma grande história de amor, de magia, de guerra e de poder, discutindo questões de identidade e de pertença, tendo por protagonista a neta de Lucrécia Van-Dunem e de Jan Pinto, algures num futuro próximo. Pode o amor triunfar sobre a guerra e o caos?
E se é para falar de livros e cultura, passamos a palavra a Onésimo Teotónio Pereira, com “Diálogos Lusitanos“, um conjunto de ensaios que promove o debate numa linguagem clara e límpida que qualquer pessoa culta e inteligente pode acompanhar. Outro grande livro é “Filomeno“, uma espécie de auto-biografia de uma grande personagem literária de meados do século XX, um fidalgo galego e português – sempre com a ironia e humor de Gonzalo Torrente Ballester, traduzido por Cristina Rodriguez e Artur Guerra. Juntam-se-lhes “A Cerimónia do Adeus“, o livro de memórias de Simone de Beauvoir sobre os últimos anos de Jean-Paul Sarte, e o extraordinário “Sete Noites“, um conjunto de conferências de Jorge Luis Borges, vertido para português por J. Colaço Barreiros, para completar as saídas deste mês.
Outubro chega com “Claridade“, de João Luís Barreto Guimarães. É o regresso do médico poeta, distinguido com o Prémio Pessoa 2022. O mês soletra-se com poesia, humor, amor e ironia: Carlos Ascenso André traduz, do latim para português, “Remédios Contra o Amor“, que a Quetzal publica em edição bilingue, com notas e comentários do tradutor. Uma adaptação para o nosso tempo (e para gente nova do nosso tempo), de uma obra do poeta latino Públio Ovídi Nasão sobre a capacidade de sedução e manipulação da mulher, subtilmente reconhecida como a grande protagonista do processo amoroso. Imaginemos, portanto, o quase impossível: um Ovídio feminista.
Contraponto
Depois de “As Lentas Lições do Corpo”, Luís Fernandes regressa com “Se o Meu Corpo Falasse“, um conjunto de ensaios em que o psicólogo e professor universitário aborda a psicocorporalidade e a questão do toque como forma de conhecimento do comportamento humano.
Em Outubro, a Contraponto publica “El-Rei Eclipse – Biografia de D. João V“, de Pedro Sena-Lino. Após o grande sucesso de “De Quase Nada a Quase Rei”, a biografia do Marquês de Pombal, esta é uma obra biográfica de mais um fantasma nacional na qual se desvenda excessos, turbulência sentimental, sexo e luxúria, entre muitos outros assuntos de interesse.
Ainda em Outubro, a Contraponto lança mais um volume da série «Uma Longa Viagem», de autoria de João Céu e Silva. Depois de Vasco Pulido Valente e Maria Filomena Mónica, o jornalista e escritor propõe “Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes“. Trata-se de um retrato do maior escritor português vivo, que toca os grandes temas que lhe estão associados: a guerra, a medicina, a literatura, a escrita, os amigos, as mulheres e o amor.
Pergaminho
“O Restaurante dos Pedidos Trocados“, do realizador japonês Shiro Oguni, é a história verídica de um restaurante onde trabalham pessoas com vários tipos de demência. A edição da Pergaminho, que chega em Setembro, é a primeira a ser lançada fora do Japão. Ainda em Setembro, a Pergaminho publica o bestseller internacional “Estamos Lixados, Pensamos Sempre Demais“, do Dr. Serge Marquis, especialista em Saúde Comunitária. Numa escrita fácil e bem-humorada, o médico explica como nos podemos libertar dos pensamentos repetitivos e tóxicos.
Dos autores de “Gosto de ti e Gosto de Mim”, Antii Ervasti e Matti Pikkujämsä, chega um novo livro, que pretende ajudar-nos a viver melhor o dia a dia. “Tempo para Nós” oferece 100 sessões curtas de terapia que nos recordam a importância de encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Porque, apesar de os dias passarem a correr, a vida é para ser apreciada lentamente.
Começou por ser uma tendência do TikTok, mas cresceu para lá das redes e chegou a muitas outras pessoas. Mas o que é exatamente o «trabalho sobre a sombra»? Em “O Efeito Sombra“, os autores bestseller Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson explicam o que é a «sombra» e como o nosso lado mais «sombrio» pode ser usado para alcançar a felicidade e uma vida mais plena.
A Pergaminho publica em Outubro “As Poderosas Ferramentas da Gestão Emocional“, de Augusto Cury, psiquiatra, psicoterapeuta e autor bestseller. Um manual de psicologia aplicada para casais, famílias e empresas, o livro fornece ferramentas práticas e dinâmicas para repensarmos o nosso comportamento e evitarmos cair nas armadilhas que nos levam a construir relações tóxicas. Dois anos depois de “O Livro do Amor”, Alexandra Solnado tem um novo livro. “Os 100 Mantras de Jesus” reúne uma centena de mensagens transmitidas por Jesus à autora ao longo de mais de 20 anos de conexão. Estes mantras, que têm norteado a vida de Alexandra Solnado nas últimas duas décadas, abordam, entre outros, temas como o amor, o perdão, a gratidão e a importância da conexão com o divino.
Dirigido a todas as pessoas que querem amamentar e que procuram informação actualizada e exposta de forma simples sobre o tema, “Quero Amamentar com Confiança e Conforto“, de Andrea Guerreiro, consultora de lactação certificada, é um livro útil, centrado na mulher e nos seus objetivos pessoais, que pretende servir de guia ao longo das várias etapas da amamentação.
Em Outubro, é ainda publicado “O Corpo Consciente – Práticas simples de movimento para melhorar a saúde mental e curar bloqueios emocionais“, da terapeuta de dança e de movimento Erica Hornthale; e “Tao“, o quarto volume da série «Pilares de Sabedoria», de Osho.
Em Novembro, a Pergaminho publica “Quando as Coisas não Correm como Queremos – Sabedoria Zen para Tempos Difíceis“, do monge budista Haemin Sunim, autor do bestseller internacioal “O Que Só Vemos Quando Abrandamos”. É uma jornada de sabedoria para superar obstáculos da vida.
Por esta chancela sai ainda “A Cidade Viva – O futuro do humano e vegetal“, o mais recente livro do italiano Stefano Mancuso, autor de “A Nação das Plantas” e “A Revolução das Plantas”. Em “A Cidade Viva”, o autor, um dos grandes nomes na área da Neurobiologia Vegetal, defende que a cidade do futuro terá de ser uma «fitópolis», «onde as relações entre plantas e animais se reaproximem da harmonia que encontramos na natureza».
Neste mês, são ainda publicados “O Monte Cinco“, de Paulo Coelho; “Zen para o Samurai Urbano – Manual de Sobrevivência contra o stresse, a ansiedade e as fobias“, do psicólogo Antonio Antefermo; e “Tem Uma Nova Mensagem – Aprenda a comunicar com o seu anjo da guarda“, de Bruno Charvet.
Arteplural
“Como Não Ser Uma Besta-Quadrada – Um guia para o mundo moderno“, de Meghan Doherty, dá-nos lições práticas de boas maneiras, com humor. As ilustrações da autora e ilustradora dão leveza a um assunto muito sério: o viver em sociedade. Chega às livrarias em Setembro.
«Bolo» é uma ótima resposta para qualquer questão. É por isso que, em Outubro, a Arteplural propõe “A Felicidade É Um Bolo na Caneca“, de Kate Calder. São 30 receitas para fazer no micro-ondas em menos de cinco minutos. No mesmo mês, chega “Sou Hipersensível, e agora?“, da autora e ilustradora Caroline Cohen Ring. O livro, em banda desenhada, é um guia para este tipo de transtorno que afeta 15% da população em todo o mundo.
A air fryer tem revolucionado a confecção de comida em casa. “Tudo na Air Fryer“, de Valentina Harris, oferece diferentes receitas, desde os tradicionais grelhados e assados até snacks, biscoitos, queques e bolos. “100 Receitas sem Receitas – Um livro de receitas que se explicam a si mesmas“, de Sophie Dudemaine, é outra proposta gulosa, da Arteplural, para esta temporada. E sobre isto lembramos que uma imagem vale por mil palavras. Nesta obra encontra a verdadeira cozinha prática e intuitiva.
11×17
A 11×17, a colecção de livros mais bem-sucedida em Portugal, disponibiliza vários títulos de grandes autores neste último trimestre de 2024: “Subterrâneo“, de Stephen King, e “A Sabedoria Secreta da Natureza“, de Peter Wohlleben.
Segue-se as versões de bolso de “Os Quatro Ventos“, de Kristin Hannah, e “O Reino dos Amaldiçoados“, de Kerri Maniscalco, disponíveis em Outubro. A fechar o ano, publicamos “Lendas e Narrativas – Tomo II“, de Alexandre Herculano, e “Falar pela Noite Dentro“, de Claire Daverley.
Sem Comentários