Depois de habituar os leitores a editar como se não houvesse amanhã, Afonso Cruz é agora curador de uma colecção com o selo da Alfaguara, que pretende “dar a conhecer ao público português alguns dos textos que mais inspiraram o autor – textos para todas as idades, com múltiplas leituras e de confessa poesia -, ilustrados por artistas portugueses“.
Sem obedecer a um formato fixo, a colecção Afonso Cruz terá uma periodicidade de dois títulos por ano. Depois da estreia com “A Banda” (Alfaguara, 2017), o segundo volume tem edição prevista para o mês de Outubro deste ano.
Escrito e composto por Chico Buarque de Hollanda do ano de 1966, o tema “A Banda” venceu o II Festival de Música Popular Brasileira, integrando o longa duração Chico Buarque de Hollanda.
As ilustrações de Nádia e Tiago Albuquerque criam quase um fliporama com variações cromáticas e o aparecimento tímido das personagens, acompanhando uma história onde o passar de uma banda traz consigo o lado libertador da música. Porém, assim que a banda se afasta, o lado melancólico e sorumbático da vida está de regresso: “Mas para meu desencanto o que era doce acabou; Tudo tomou o seu lugar depois que a banda passou; E cada qual no seu canto; Em cada canto uma dor; Depois da banda passar, cantando coisas de amor“. Uma homenagem à música sob a forma de um poema ilustrado.
Sem Comentários