Continuamos a apresentar as novidades editoriais do novo ano, desta vez com o gigante Penguin Random House Portugal que, de há uns meses para cá, se fundiu com a também encorpada 20|20 Editora. No catálogo de adulto, à Alfaguara, Arena, Companhia das Letras, Objectiva e Suma de Letras, juntam-se agora a Cavalo de Ferro, Elsinore, Topseller, Nascente, Influência, Farol e Vogais. No campo da literatura infanto-juvenil, as chancelas Booksmile, Fábula, Fábula Educação, Lilliput e Joy Books somam-se à Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta. Bendita fartura.
Alfaguara
Janeiro
“As Partículas Elementares” | Michel Houellebecq (Romance)
Um dos mais relevantes romances do autor, que catapultou Michel Houellebecq para a fama à escala
planetária. Um romance desconcertante e demolidor, que mergulha de cabeça na realidade de uma geração derrotada e descreve a doença da vida contemporânea.
Fevereiro
“Saga Arturo Bandini” | John Fante (Romance)
Em Fevereiro dá-se início, na Alfaguara, ao relançamento da tetralogia que compõe a saga do alter ego do autor, uma obra que pertence ao cânone dos grandes clássicos americanos: “A primavera há de chegar, Bandini”; “Estrada para Los Angeles”; “Pergunta ao pó” e “Sonhos de Bunker Hill”.
“Os Beijos” | Manuel Vilas (Romance)
O novo romance de Manuel Vilas, autor do aclamado “Em tudo havia beleza”. Uma história de amor em tempos estranhos. No meio de uma crise à escala mundial, uma mulher e um homem tentam regressar ao amor e ao erotismo, esse lugar misterioso onde os seres humanos procuram o sentido mais profundo da vida.
Março
“As Primas” | Aurora Venturini (Romance)
Um clássico redescoberto. Um romance surpreendente, uma voz desconcertante. Comparada a autoras como Lucia Berlin, Tove Ditlevsen, Ottessa Moshfegh e Clarice Lispector, Aurora Venturini, recentemente desaparecida, era uma figura singular da cultura argentina. Descendente de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, exilou-se em Paris, onde estudou com Simone de Beauvoir e Albert Camus. Com este romance, venceu um concurso literário anónimo, conquistando o júri pela frescura e inventividade da voz narrativa.
Abril
“O Perfume das Flores à Noite” | Leïla Slimani (Ensaio)
Um convite para passar uma noite num mítico museu de Veneza é o pretexto para um ensaio belíssimo sobre a escrita, o lugar da mulher na criação e a abnegação e entrega que a criação artística exige do ser humano. Um manifesto tão poderoso quanto o clássico “Um quarto só seu”, de Virginia Woolf. Mais uma obra inquietante da autora vencedora do Prémio Goncourt.
Maio
“Harlem Shuffle” | Colson Whitehead (Romance)
O mais recente romance de Whitehead, publicado nos Estados Unidos em setembro de 2021, recria a Nova Iorque dos anos 60. Uma saga familiar com elementos de romance policial. Uma narrativa sobre raça e poder. Uma carta de amor à cidade. Colson Whitehead é um dos mais fulgurantes nomes da literatura americana do momento. Com “A estrada subterrânea” e “Os rapazes de Nickel”, venceu o Prémio Pulitzer, sendo um dos raros autores a consegui-lo por duas vezes.
“Aniquilação” | Michel Houelelbecq (Romance)
Neste novo romance de fôlego de um dos grandes autores franceses do presente, o leitor é apresentado a um Houellebecq diferente: um pouco menos provocatório e corrosivo, um pouco mais vulnerável e exposto. Conta-se a história de Paul Raison, imerso numa teia política, cibernética, familiar e pessoal. O tom é enigmático, por vezes catastrofista, já que o protagonista sofre de uma doença terminal.
Junho
“Oh, William” | Elizabeth Strout (Romance)
A protagonista de “O meu nome é Lucy Barton” está de volta: escritora bem-sucedida, acaba de ficar viúva quando reencontra o primeiro marido, pai das duas filhas. O reencontro é o pretexto perfeito para uma reflexão deliciosa sobre os mistérios do amor e do casamento. Da autora que venceu o Prémio Pulitzer com o inesquecível romance “Olive Kitteridge”.
Companhia das Letras
Janeiro
“O Livro dos Homens sem Luz” | João Tordo (Romance)
Relançamento do primeiro romance do autor, há muito desaparecido das livrarias. Um romance coral e claustrofóbico, ambientado em Londres, com ecos de Kafka, Auster e Edgar Allan Poe. Um primeiro romance que anunciava já a solidez e ambição da voz de João Tordo.
Março
“Naufrágio” | João Tordo (Romance)
O novo romance de João Tordo narra a história de um escritor que, sem esperar, se enreda num escândalo de assédio sexual e vê a sua vida virada do avesso.
Abril
“As Sete Vidas de Saramago” | Miguel Real e Filomena Oliveira (Biografia)
No ano em que se celebram os 100 anos do nascimento do autor, chega a biografia do escritor vencedor do Nobel da Literatura. Miguel Real, eminente figura da crítica literária portuguesa, e Filomena Oliveira levaram a cabo a extraordinária empresa de contar “As setes vidas de Saramago”. A biografia literária de um homem brilhante, controverso e apaixonante, que é, também, a história do século XX português. Uma homenagem comovente a uma vida ímpar que nos legou algumas das melhores obras da literatura mundial.
“Olho da Rua” | Dulce Garcia (Romance)
Com uma voz, irónica e sarcástica, que incide sobre a solidão e futilidade da vida urbana e as dinâmicas mesquinhas do mundo do trabalho, o novo romance de Dulce Garcia marca a estreia da autora na Companhia das Letras.
Maio
Novo romance de Yara Monteiro
O segundo romance da autora de origem angolana, depois da estreia no género, em 2018, com “Essa dama bate bué” e do volume de poesia “Memórias Aparições Arritmias”.
Penguin Clássicos
Janeiro
“Amor de Perdição” | Camilo Castelo Branco (Romance)
Um amor proibido no seio de duas famílias rivais e condenado por uma moral social bafienta torna esta uma das obras-primas da literatura portuguesa. Uma trama intensa onde o amor se prefigura como uma voz insubordinada em defesa da liberdade.
Edição e fixação de texto de Ivo Castro
Introdução de Abel Barros Baptista
Fevereiro
“O Retrato de Dorian Gray” | Oscar Wilde (Romance)
Em finais do século XIX, Oscar Wilde escreve aquele que é considerado um dos romances mais importantes de sempre, sobre um homem, Dorian Gray, que vende a sua alma em troca da juventude e beleza eternas. Um retrato seu envelhecerá no seu lugar.
Tradução de Catarina Ferreira de Almeida
Introdução de João Figueiredo
Março
“Otelo” | William Shakespeare (Teatro)
Tragédia shakespeariana do início do século XVII sobre a queda de um homem consumido pela desconfiança. Uma história sobre poder, corrupção, traição, ciúme e racismo.
Tradução e introdução de Daniel Jonas
“O Príncipe” | Nicolau Maquiavel (Ensaio)
Ensaio italiano do início do século XVI. Um dos textos mais importantes de teoria política sobre como deve um Estado ser administrado.
Tradução de Igor Lobão
Introdução de Paulo Portas
Cavalo de Ferro
Janeiro
“A Porta Estreita” | André Gide (Romance)
Romance curto, publicado originalmente em 1909, “A porta estreita” é o primeiro grande êxito literário do Prémio Nobel André Gide e uma das obras mais representativas da literatura francesa. Um romance de formação e do desencontro amoroso, por via da sublimação dos sentimentos, que inaugura uma temática presente no resto da obra do autor: o conflito entre ética e instinto, a revolta contra a hipocrisia católico-burguesa, a exploração dos espaços secretos do Eu. Prémio Nobel em 1952, e uma das personalidades culturais mais influentes do século XX, André Gide está há muito afastado das livrarias e dos leitores portugueses. Ocasião perfeita para entrar no universo literário do autor através de duas das suas obras mais representativas.
Fevereiro
“O Imoralista” | André Gide (Romance)
Publicado em 1902 e rico em traços autobiográficos, “O imoralista” inaugura o século XX com um testemunho confessional sobre a verdade da alma e as possibilidades que operam no Homem, numa alternância devoradora entre a exigência de pureza e de verdade e a satisfação de prazeres proibidos.
“Vidas Seguintes” | Abdulrazak Gurnah (Romance)
“Vidas seguintes” é o mais recente livro publicado por Abdulrazak Gurnah. Um romance histórico que retrata o final do colonialismo alemão no território da atual Tanzânia, imediatamente antes e durante a Primeira Guerra Mundial, abrindo uma nova perspectiva sobre a colonização, vista através do olhar dos povos colonizados.
“Um Certo Lucas” | Julio Cortázar (Contos)
A Cavalo de Ferro prossegue a publicação deste autor iconográfico (será o 14.º título deste autor no seu catálogo), com uma das suas obras mais conhecidas, até hoje inédita em Portugal. “Um certo Lucas” é um concentrado de virtuosismo cortáziano, um verdadeiro manual contra a formalidade e o tédio de leitura essencial.
Março
“A Idade da Pele” | Dubravka Ugrešić (Ensaio)
Novo livro de ensaios da croata Dubravka Ugrešić, Prémio Neustadt e uma das grandes candidatas ao Prémio Nobel. Reflexões sobre o lugar do corpo e da sua identidade nos dias de hoje, desde tatuagens, implantes corporais ou a preservação do corpo embalsamado de Lenine, uma visão aguda, crítica e repleta de humor sobre os sonhos, a esperança e os medos da Idade Moderna.
Abril
“Divorcing” (título original) | Susane Taubes (Romance)
Uma redescoberta literária e um romance inovador e brilhante sobre morte, divórcio, misoginia, sexo, maternidade, memória, sonho, fantasia e o desejo de libertação e de afirmação social de uma mulher. Publicado originalmente em 1969, pouco depois da morte por suicídio de Susan Taubes, “Divorcing” foi agora, passado meio século, finalmente resgatado e aclamado pela crítica atual como um dos grandes clássicos modernos do século XX.
“A Honra Perdida de Khatarina Blum” | Heinrich Böll (Romance)
Uma das obras mais representativas de Heinrich Böll, Prémio Nobel da Literatura, que retrata a atmosfera social e política asfixiante da Alemanha durante os anos 70 do século XX. Uma reflexão sobre a liberdade e dignidade individual perante o poder do Estado e a manipulação dos media, que coloca questões ainda muito pertinentes nos dias de hoje. Nova tradução do alemão de um dos romances mais famosos deste autor, adaptado ao cinema.
Maio
“Paraíso” | Abdulrazak Gurnah (Romance)
Publicado originalmente em 1994, “Paraíso” é um dos mais famosos romances de Abdulrazak Gurnah, tendo sido finalista do Booker Prize e do Whitbread Prize for Fiction. Romance histórico ambientado no território interior da África Central, atual Tanzânia, em vésperas da eclosão da Primeira Guerra Mundial. O livro faz um díptico com “Vidas Seguintes”.
“Sonechka” | Ludmila Ulitskaya (Romance)
Uma das mais conhecidas novelas de Ludmila Ulitskaya e a obra que deu início a uma fulgurante carreira literária, que inclui traduções em mais de 20 idiomas e inúmeras distinções internacionais, entre as quais a atribuição de um Booker Prize. Uma novela na tradição das personagens de Dostoiévski, que retrata o papel da mulher na esfera familiar e doméstica.
“Os Suicidas” | Antonio di Benedetto (Romance)
Um jornalista em vésperas do seu 33.º aniversário, assombrado pela morte por suicídio do seu pai, justamente com essa mesma idade, recebe o encargo de fazer uma reportagem sobre suicidas… Um livro surpreendente, irónico, repleto de filosofia e humor.
Junho
“O Homem Ilustrado” | Ray Bradbury (Contos)
Conjunto de dezoito contos sobre o conflito entre a tecnologia e a psicologia humana. Cada história tem como ponto de partida uma tatuagem que cobre o corpo do «homem ilustrado». Uma das obras mais conhecidas de Ray Bradbury, adaptada ao cinema.
Elsinore
Fevereiro
“A Cláusula Familiar” | Jonas Hassen Khemiri (Romance)
Duas vezes por ano, um «pai que também é avô» regressa à Suécia para cuidar dos seus interesses e visitar a filha e o filho, que abandonou. Esse avô é uma pessoa difícil, ocasionalmente preconceituosa, constantemente crítica, e a sua visita parece ser mais motivada por questões práticas do que por afecto: um acordo tácito vincula o filho a ocupar-se dele a cada regresso e a manter um apartamento em seu nome, para assim ele poder escapar-se aos impostos no seu país de origem. Mas agora, que este filho é também, por sua vez, pai e experimenta o cansaço de uma licença de paternidade, está decidido a libertar-se desta «cláusula familiar». Também a irmã, que já é mãe e se encontra de novo grávida, está a contas com a vida. Serão dez conturbados dias de visita que levarão cada um dos membros desta família a enfrentar os fantasmas do passado e as tensões do presente. Escrito com humor e um olhar atento, “A cláusula familiar” é o retrato divertido, doloroso e verdadeiro do papel dos sentimentos e das relações familiares nas nossas sociedades modernas e multi-étnicas, nas quais um forte desejo de individualismo se conjuga com os valores ancestrais de identidade e pertença.
“Para Acabar de Vez com Eddie Bellegeule” | Édouard Louis (Romance)
Primeiro romance autobiográfico de Édouard Louis, saudado como um acontecimento editorial, foi um enorme sucesso de vendas em França e projectou o autor para um merecido reconhecimento internacional. Romance de formação, de um adolescente cuja identidade e escolhas sexuais entram em conflito com o meio familiar e social fechado da pequena cidade de província onde vive. Em vias de adaptação televisiva por James Ivory.
Março
“Poeta Chileno” | Alejandro Zambra (Romance)
Um romance magnífico que expõe o labirinto da masculinidade na sociedade dos nossos dias, o trágico vaivém do amor, das famílias fugazes, a omnipresente desconfiança pelas instituições e autoridade, o desejo obsessivo de pertencer a uma comunidade em parte imaginária, o sentido de escrever e de ler num mundo hostil que parece em vias de desmoronamento.
Abril
“Os Empregados” | Olga Ravn (Romance)
Um invulgar e inquietante romance sobre o que significa ser humano, por uma das vozes emergentes da literatura do século XXI.
Maio
Novo livro de contos (título a anunciar) | Cláudia Andrade (Contos)
Junho
“Mr. Loverman” | Bernardine Evaristo (Romance)
Da autora de “Rapariga, mulher, outra”. Uma exploração ficcional inovadora sobre a diversidade étnica e cultural da sociedade europeia, que expõe preconceitos há muito enraizados.
Objectiva
Fevereiro
“Sontag, Vida e Obra” | Benjamin Moser (Biografia)
Uma biografia inexcedível de uma das mais importantes e interessantes pensadoras do século XX. Susan Sontag é uma figura incontornável do século XX e a definição de modernidade. Benjamin Moser é um biógrafo fora de série. Uma combinação perfeita entre biógrafo e biografado, que nos cativa desde a primeira linha para uma vida ímpar.
“Manipulados – A verdade sobre a batalha do Facebook pelo poder absoluto” | Sheera Frenkel e Cecilia Kang (Atualidade)
Uma investigação explosiva ao que se esconde por trás das cortinas do grande gigante mediático da actualidade.
Março
“O Poder das Mulheres” | Dr. Denis Mukwege (Ensaio)
Do Prémio Nobel da Paz e ativista dos direitos humanos, um testemunho da força e da resiliência das mulheres. A história de uma vida dedicada às mulheres e ao fim da violência sexual. Médico ginecologista e obstetra, Prémio Nobel da Paz em 2018, é um feroz ativista pelos direitos humanos. Após vinte anos a tratar mulheres vítimas de extrema violência na guerra civil do Congo (experiência de que fala no livro), é uma das vozes mais importantes na luta contra a violência sexual.
Maio
“Como Travar o Fascismo, História – Ideologia – Resistência” | Paul Mason (Política)
Com a emergência de movimentos de extrema-direita um pouco por todo o mundo, Paul Mason traça uma história do fascismo, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Só compreendendo a sua história e as razões por que persiste podemos combatê-lo com eficácia, uma vez mais.
“Helgoland” | Carlo Rovelli (Divulgação científica)
Do autor de “Sete breves lições de física”, um livro apaixonante sobre física quântica. Ao unir ciência, história e filosofia, Rovelli, o novo Stephen Hawking da divulgação científica, mostra-nos as ideias «vertiginosas» por trás do mundo quântico, ajudando a elucidar alguns conceitos que mudaram a nossa forma de ver a realidade.
Vogais
Janeiro
“Quando o Tempo Parou: Memórias do meu pai e do que restou de nós” | Ariana Neumann (Memórias e Testemunhos)
Fevereiro
“Domínio: Como o Cristianismo moldou o pensamento ocidental” | Tom Holland (História)
Um relato refexivo e perspicaz sobre como os princípios do Cristianismo, mesmo quando ignorados, continuam a ser dominantes em grande parte do mundo.
Março
“As 8 Grandes Lições da Natureza: O que a Natureza nos ensina sobre viver bem no mundo” | Gary Ferguson (Ensaio)
Um manifesto fascinante para os milhões de pessoas que desejam criar uma ligação mais vital e significativa com o mundo natural, para viver uma vida melhor e mais gratificante.
“Mensageiros: quem ouvimos, quem não ouvimos, porquê” | Stephen Martin e Joseph Mark (Atualidade)
Numa era dominada por fake news, é necessário compreender em quem confiamos e porque é fundamental para explicar tudo, desde a liderança ao poder, e até mesmo nos nossos relacionamentos diários. Esclarecedor e interessante, um livro que nos ajuda a entender aqueles que seguimos e a razão por que o fazemos, seja na política, nos negócios ou na vida quotidiana.
Abril
“Jews Don’t Count (título original)” | David Baddiel (Ensaio)
Um ensaio sobre as políticas de identidade que tanto se esforçam para ser politicamente correctas e, no entanto, acabam por deixar de fora um grande grupo: os judeus.
Maio
“Der Klima (título original) | Dalai Lama (Ensaio)
As ilhas do Pacífico estão a desaparecer no mar, a extinção de espécies atingiu proporções assustadoras e a crescente escassez de água está agora a afetar também o continente europeu. Em suma: a mudança climática não pode continuar a ser negada, ela ameaça a nossa existência na Terra. Do Prémio Nobel da Paz e líder espiritual do Tibete, este é um apelo inspirador por mudanças climáticas urgentes.
Suma de Letras
Janeiro
“O Mundo Como o Conhecíamos” | Alice Hoffman (Romance Histórico)
À beira da Segunda Guerra Mundial, com os nazis a apertar o controlo sobre Berlim, o ato de coragem e amor de uma mãe oferece à filha uma oportunidade de sobrevivência.
Fevereiro
“Ressurrecta” | Vic Echegoyen (Romance Histórico)
Uma história coral que, a cada capítulo, condensa as seis horas que mudaram a História da Europa, ao mesmo tempo que urde uma tapeçaria com a diversidade das reacções humanas às adversidades: da responsabilidade do ministro do rei à sede de vingança da galera; desde a jovem que sai desesperada em busca do seu amado ao oportunista político. Um romance histórico muito original, com o terramoto de Lisboa como protagonista.
“Jogo Final” | Daniel Cole (Thriller)
Uma sala fechada. Um cadáver. Um segredo levado para o túmulo. Quando o polícia aposentado Finlay Shaw é encontrado morto numa sala fechada, todos pensam que é suicídio. Mas o detective «Wolf» não tem assim tanta certeza. Com a sua ex-parceira Emily Baxter e o detetive privado Edmunds, a equipa de Wolf começa a explorar a vida de Shaw. Ele era tão inocente quanto parecia? Ou há mais no seu passado do que ele alguma vez deixou transparecer? O último volume da trilogia bestseller iniciada com “Boneca de trapos”.
Março
“Verão do Lobo” | Hans Rosenfeldt (Thriller)
Um lobo morto. Um negócio de drogas que correu mal. Uma assassina letal. Este romance vai ser adaptado para série de TV. Do criador das séries de sucesso internacional The bridge e Marcella e co-autor da série bestseller de Sebastian Bergman.
Abril
“Elevador” | Filipa Fonseca (Romance)
Um romance contemporâneo que fala do assunto mais universal de todos, o amor, com todos os dramas e desgostos associados. Primeira autora portuguesa na lista top 100 da Amazon.
Maio
“Songs in Ursa Major (título original)” | Emma Brodie (Romance)
Por trás de cada grande sucesso, está uma história de amor ainda maior. Situado na névoa inebriante dos anos 70, e carregado de música, sexo e hedonismo banhado pelo sol, “Songs in Ursa Major” é uma estreia inesquecível e a banda sonora de uma história de amor como nenhuma outra.
Junho
Tierra (título original) | Eloy Moreno (Romance)
O problema de encontrar a verdade é não saber que fazer com ela. Uma história que mudará a forma como vemos o mundo. Um grupo de pessoas vivem juntas num lugar sem nome. Porque estão ali? Como lá chegaram? E, acima de tudo, quem são? Não sabemos nada sobre este grupo de pessoas ou sobre o seu mundo sem lei, onde tudo o que constituía a sociedade desapareceu. Uma comovente história de sentimentos, laços familiares, Natureza, sociedade e a importância de seguir os nossos sonhos. O maior fenómeno editorial de 2020 em Espanha.
“The Box I (título original)” | Camilla Läckberg & Henrik Fexeus (Thriller )
Neste primeiro livro de uma nova trilogia, somos apresentados a Vincent Walder, que trabalha como mentalista, e a Mina Dabiri, uma polícia de Estocolmo. Não muito depois de terem iniciado a sua colaboração, descobrem conexões jamais vistas entre o que antes eram consideradas mortes aleatórias. O tempo está a esgotar-se e os dois precisam de entender a loucura antes de a poderem deter.
“Kanimambo” | Fernando Ribeiro (Romance)
Novo livro do vocalista dos Moonspell. Uma história cuja personagem principal é Victor Baptista, jogador de futebol que ficou conhecido por ter parado um jogo para procurar o seu brinco. Nesta espécie de policial, passado na Lagoa de Albufeira, Victor passa os dias a beber e a pensar na vida miserável que leva depois da carreira futebolística. Até que um dia, juntamente com outras personagens peculiares, típicas da prosa de Fernando Ribeiro, dão de caras com uma série de crimes que decidem investigar. Um livro com humor negro, crimes e ricos contra pobres.
Topseller
Janeiro
“A Última Livraria de Londres” | Madeline Martin (Romance Histórico)
Um romance histórico inspirado em acontecimentos reais e nas poucas livrarias que sobreviveram à campanha de bombardeamentos estratégicos do exército aéreo alemão (Blitz) contra o Reino Unido. Uma história inspiradora sobre o poder das livrarias e dos livros durante a Segunda Guerra Mundial, que é uma autêntica carta de amor à literatura e à capacidade que os livros têm para nos unir em tempos conturbados.
“Faz de Conta” | Holly Bourne (Ficção Romântica)
Uma das mais queridas autoras de young adult regressa com um título de ficção para adultos. Faz de conta é a história de April, uma rapariga cujos encontros amorosos nunca têm grande seguimento e que, por isso, decide inventar uma persona que incorpora todas as qualidades que ela acha que uma mulher perfeita deve ter. Só que nada disso é real… Um livro profundo, inteligente e urgente.
Fevereiro
“Verdade ou Consequência” | M. J. Arlidge (Thriller)
O mestre do thriller e fenómeno bestseller internacional, M. J. Arlidge, regressa com o Volume 10 da sua incomparável série «Helen Grace». Uma onda de crimes varre a cidade e ninguém está seguro. Um incêndio com mão criminosa nas docas. Um carjacking que corre mal. Um homicídio num parque rural. Que liga todos estes crimes aparentemente sem causa e que não deixam pistas? Cabe à inspectora Helen Grace descobri-lo. Considerado pela crítica o novo Jo Nesbø, M. J. Arlidge tem uma base de fãs consolidada em Portugal e cada um dos seus livros revela-se uma leitura compulsiva e de alta tensão.
“O Curador” | M. W. Craven (Thriller)
Terceiro volume da série «Washington Poe». De um lado, o inspector Washington Poe. Sombrio, cínico, implacável; leva uma existência monástica, e até os seus segredos têm segredos. Do outro, a analista de dados Tilly Bradshaw. Brilhante, adoravelmente estranha, uma bomba de inaptidão social. Formou-se em Oxford aos 16 anos, tem um mestrado e dois doutoramentos, mas não sabe cozer um ovo. Juntos fazem a dupla mais improvável, acelerada, hilariante e comovedora da História dos policiais. Uma série que começou com “Teatro de fantoches” (publicado em 2020), continuou com “Verão negro” (2021) e que se tem revelado um verdadeiro êxito internacional. O primeiro livro da série venceu o prestigiado Prémio CWA Gold Dagger (que premeia os melhores policiais e thrillers), tendo os seguintes sido sucessivamente nomeados.
“O Último Comboio para Key West” | Chanel Cleeton (Romance Histórico)
Em 1935, um violento furacão devastou parte das ilhas Keys e fez centenas de mortos, muitos deles ex-combatentes da Grande Guerra. É neste cenário que vamos conhecer três conturbadas histórias de amor. A descrição do catastrófico furacão é, ao mesmo tempo, envolvente e aterradora, e Chanel Cleeton consegue equilibrar de forma hábil o desenvolvimento interior de cada mulher com os vários enredos românticos. Da mesma autora, a Topseller publicou os romances “Até para o ano, em Havana” e “Quando deixámos Cuba”.
Março
“A Rapariga que Morreu” |Ragnar Jónasson (Policial)
Um stand alone da nova voz do policial nórdico, comparado pela crítica a Agatha Christie. Após a morte do pai, Una escapa de Reiquiavique para dar aulas particulares a duas meninas numa pequena aldeia — população: dez pessoas — na costa norte da Islândia. Mas a vida na cidade não a preparou para o clima implacável nem para a vida inóspita daquele lugar. Então, no pico do inverno, uma jovem é encontrada morta. E um dos aldeões deve ter sangue nas mãos… A Topseller já publicou duas séries do autor: «Dark Iceland» e «Hidden Iceland».
“All Your Perfects” | Colleen Hoover (Ficção Romântica)
Os caminhos de Quinn e Graham cruzam-se quando ambos são confrontados com a traição dos seus respetivos noivos, dando origem a uma história de amor perfeita, mas a um casamento imperfeito. “All Your Perfects” é o 11.º título de Colleen Hoover a ser publicado pela Topseller.
Abril
“A Rainha do Nada” | Holly Black (Literatura Fantástica)
Vencedor dos Goodreads Choice Awards, “A rainha do nada” é a muito aguardada conclusão da emocionante trilogia que começou com “O príncipe cruel” (publicado em 2020) e que continuou com “O rei perverso” (2021). Jude, a agora exilada rainha mortal, está impotente depois da traição de Cardan. Ela espera que chegue o momento de reclamar tudo o que lhe foi tirado. Mas terá de optar entre a sua ambição e a sua humanidade.
Maio
“Malibu Rising” | Taylor Jenkins Reid (Literatura Traduzida)
O mais recente sucesso de Taylor Jenkins Reid. Depois dos êxitos nacionais e internacionais de “Os sete maridos de Evelyn Hugo” e “Daisy Jones & The Six”, chega-nos “Malibu Rising”. Quatro irmãos famosos dão uma enorme festa para celebrar o fim do verão. Mas, no decurso de vinte e quatro horas, o drama familiar que daí decorre irá mudar as suas vidas para sempre. Mais uma história inesquecível com personagens tão marcantes, que nem parecem pertencer ao mundo da ficção.
“The Perks of Loving a Wallflower” | Erica Ridley (Ficção Romântica)
O irreverente segundo volume da série «The Wild Wynchersters», que estreou em Portugal com “Assalto ao duque” (2021). Os fãs de Bridgerton vão adorar esta aventura deliciosa do período da Regência, em que uma lady muito adequada da sociedade recruta uma investigadora muito imprópria numa busca por vingança, apenas para encontrar o amor.
“Heart Bones” | Colleen Hoover (Ficção Romântica)
O regresso de Colleen Hoover, com mais uma história de amor inesquecível. Ela vem de uma vida de pobreza e negligência familiar; ele é oriundo de uma família abastada e privilegiada. Mas ambos têm em comum a atracção por coisas tristes, e é isso que atrairá um para o outro.
Junho
“Sete Dias em Junho” | Tia Williams (Literatura Traduzida)
Sete dias para se apaixonarem, quinze anos para esquecerem e sete dias para recuperarem tudo de novo. A história do reencontro entre uma escritora de romances eróticos paranormais e um autor aclamado, que, em comum, têm um passado bastante turbulento.
Booksmile
Janeiro
“O Casamento do Meu Tio” | Sarah S. Brannen e Lucia Soto
O tio Miguel vai casar-se, e todos na família ficam muito entusiasmados. Todos… menos a Camila! A Camila acha que o tio vai deixar de ter tempo para ela. Mas o tio Miguel e o seu namorado, o João,vão mostrar-lhe que, no que toca ao amor, quanto mais, melhor! Um livro que nos conduz ao verdadeiro significado da palavra família.
Fevereiro
“A Lista de Coisas que Nunca Vão Mudar” | Rebecca Stead
Os pais da Bea divorciaram-se e, desde aí, ela tem uma lista de coisas que nunca vão mudar que a ajuda a controlar a sua ansiedade. Coisas como o facto de os pais, mesmo estando divorciados, continuarem a amá-la e a dar-se bem. E agora que o pai vai casar com o namorado, que também tem uma filha de 10 anos, a Bea vai ter uma irmã, como sempre quis! Mas a vida dá muitas voltas e as coisas nem sempre são cor-de-rosa…
“O Teu Planeta Precisa de Ti” | Philip Bunting
É uma seca pensar em lixo (é normal, é uma porcaria!). Mas o facto é que o desperdício faz parte das nossas vidas. De onde vem o lixo e para onde vai? Quanto tempo leva para se decompor? E o que podemos fazer para o reduzir? Prepara-te para mudar a forma como vês o desperdício e como o combates em casa. Rápido! O teu planeta precisa de ti!
Março
“A Vida Fantástica dos Maiores Génios da História” | Petra Texlová e Tomáš Tůma
Sabes quem inventou o cinema? E quem foram os pioneiros da aviação? Neste livro, para cada personalidade, vais encontrar pistas para adivinhares quem são. Tens 25 no total, desde inventores, a cientistas, músicos e escritores.
“Bora Experimentar!, Eletricidade e Magnetismo, Ilusões de Ótica, A Química de Coisas Nojentas, Luz e Sombras” | Fosforo e Rossella Trionfetti
Aprende tudo sobre algumas das curiosidades científicas mais interessantes do dia a dia através de experiências fáceis e divertidas. Não vais precisar de materiais estranhos nem de fórmulas complicadas para as pores em prática, apenas de ciência e muita vontade de te divertires!
Junho
“The Lion Above the Door” | Onjali Q. Raúf
O Leo destaca-se na turma por causa da cor da pele, e é muitas vezes alvo de bullying por parte dos
colegas. Ao estudarem a Segunda Guerra Mundial, o Leo descobre o nome de um soldado exatamente
igual ao seu. Quem foi ele? Numa corrida contra o tempo, o Leo tem de descobrir mais sobre este
soldado… e mostrar a toda a gente que alguém como ele devia fazer parte dos livros de História!
Fábula
Janeiro
“Os Tesouros do Leopoldo” | Deborah Marcero
O Leopoldo é um coleccionador. Ele colecciona coisas e memórias, como se fossem tesouros e aprende a partilhá-los quando encontra uma amiga. Um livro maravilhoso sobre o poder da memória e a magia da amizade.
“Agora” | Morris Gleitzman
Felix, um órfão judeu, polaco, que sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra Mundial, tem agora 80 anos e vive na Austrália. Durante a estadia da neta em sua casa algo terrível acontece. Quase tão mau como um cenário de guerra, este é um cenário de incêndio de grandes proporções, incontrolável, sobretudo quando as temperaturas são muito elevadas. Sexto livro de uma série de romances infantis sobre Felix.
“Amor” | Corinne Averiss e Kirsti Beautyman
Na casa da Teresa, todos se amam muito. Mas quando a Teresa vai para a escola pela primeira vez, a família não pode ir com ela. Será que o amor que os une consegue chegar tão longe?
Fevereiro
“Avó Z” | Daniel Gray-Barnett
A vida do Alberto é normal, previsível e monótona. Até que, inesperadamente, no dia do seu aniversário, a avó Z chega à cidade e leva-o numa extraordinária aventura. A vida do Alberto nunca mais será a mesma!
“Sê uma Árvore!” | Maria Gianferrari e Felicita Sala
Um texto em forma de verso que dá a conhecer a vida das árvores e como podemos ser como elas. Informativo e inspirador mostra como elas (e os seres humanos) vivem em comunidade e são importantes para o bom funcionamento do nosso planeta.
Março
“AAAAHHH!” | Guilherme Karsten
Uma criança berra de tal maneira que o mundo parece ter ficado do avesso. Hipérbole imaginativa e o original de algo que muitas crianças fazem. Um pai com infinita paciência.
“A Minha Voz É Linda” | Joseph Coelho e Allison Colpoys
Uma criança tímida e insegura descobre a beleza da sua voz, graças a alguém que a encoraja e inspira. Livro que aborda temas da timidez, importância dos professores, o poder das palavras, a força da poesia e o respeito pelas diferenças.
Abril
“Sábado” | Oge Mora
Hoje é Sábado, o dia preferido da Eva e da mãe. Têm tudo planeado! Mas, infelizmente, o plano corre mal… A mãe quase desespera, mas a Eva recorda-lhe o que torna os sábados tão especiais. Uma história cheia de amor para ler todos os dias da semana.
“O Dia em Que Chegaste” | Dolores Brown e Reza Dalvand
Uma história que conta, com delicadeza, como foi a espera dos pais e a chegada da criança. Percebemos a expectativa, os preparativos e a alegria de todos. Apresenta com poucas palavras, mas com detalhes subtis, como foi vivido este momento. O cuidado, a beleza, a espera, a felicidade.
Maio
“Se Por Acaso Quiseres Voar” | Julie Fogliano e Christian Robinson
Em forma de discurso directo e poético, parece que a voz de um adulto se dirige a uma criança. Queres voar? De que precisas? Do céu, de uma canção, de um mapa, de um beijo? Toma pequenas coisas que te ajudarão a concretizar grandes sonhos. E não te esqueças de que podes sempre voltar!
Junho
“A Boleia” | Guilherme Karsten
Pronto para ir à praia, um surfista coloca a prancha no carro e parte animado rumo à aventura. Até que ele encontra um mergulhador a pedir boleia. Depois um herói. Depois um jacaré. Depois um ladrão. Nesta história recheada de ilustrações vivas e divertidas, vamos descobrir quantos personagens inesperados cabem no carro desse surfista.
Lilliput
Março
“A História do Mundo em 25 Cidades”
Um deslumbrante livro ilustrado que revela a evolução da civilização através da incrível história de 25 cidades. Da cidade muralhada da antiga Jericó à metrópole moderna de Tóquio, descobre o que as cidades nos podem revelar sobre o nosso passado, enquanto nos inspiram a construir um futuro melhor. Faz uma viagem de descoberta e testemunha o nascimento da democracia em Atenas, caminha pelas ruas iluminadas de Benim até às profundezas da floresta tropical da África Ocidental, ou descobre como era a vida na cidade de Xianyang, a capital há muito esquecida da China.
“Biblioteca do Conhecimento 5: Terra”
Colecção com reconhecido valor científico (todos os títulos entraram no PNL), baseados na apresentação da informação através de infografias, esquemas e textos interessantes e de leitura prática. É uma ferramenta valiosa como material de consulta. Volumes anteriores: Oceano, Corpo Humano, Dinossauros, Espaço.
Abril
“Onde estavas tu no 25 de Abril?” | Ana Markl e Christina Casnellie
O Manu é um menino que anda sempre confuso, cheio de dúvidas. A Sofia é a sua amiga sabichona que o ajuda a «desmantelar» os mistérios que ele acumula na sua cabeça. No primeiro livro, a Sofia explica ao Manu o mundo das expressões idiomáticas, neste segundo livro será a vez de Sofia explicar o que se passou realmente no 25 de Abril.
“A Tabela Periódica: Os Elementos como Nunca os Vimos”
Um livro que personifica os elementos da tabela periódica de forma simples e muito divertida! Quem não irá aprender muito mais rápido se relacionar o Silício com Sillicon Valley? Ou se souber que o nome Heavy Metal está relacionado com os «metais pesados» dos instrumentos?
Maio
“O Que Se Faz num Museu?” | Mariana Ramos e Catarina Correia Marques
“O Que Se Faz num Teatro?” | Duarte Silva e Catarina Correia Marques
Desde o curador, ao segurança, ao actor ou ao contra-regra, o objetivo destas e muitas mais personagens e das suas histórias é inspirar as crianças e mostrar-lhes o que fazem os adultos no museu e no teatro. Com histórias divertidas e ilustrações criativas, esta colecção pode ser uma primeira abordagem ao tema «o que vou ser quando crescer».
“O Comboio de Bicicletas” | Lara Xavier e Ana Granado
Andar de bicicleta é cada vez mais uma escolha em todo o mundo. Em Portugal também. Esta narrativa não-ficção mostra uma mãe que leva os seus filhos de bicicleta para a escola, juntamente com um grupo de amigos. Fala-se nas mais-valias de pedalar, de absorver a natureza, nas regras de ciclismo e sinais de trânsito, na manutenção da bicicleta e muito mais!
Nuvem de Letras
Janeiro
“Dos Lápis, Com Muito Amor” | Drew Daywalt & Oliver Jeffers
Tudo começa quando o lápis vermelho insiste que a cor do amor é o vermelho. É claro que os outros lápis também têm uma palavra a dizer… Porque o amor pode ser de todas as cores!
“A Nossa Pele Arco-Íris” | Manuela Molina Cruz & Natalia Agudelo
Tal como o arco-íris, a nossa pele tem cores distintas, mas isso não nos torna melhores ou piores, apenas diferentes. Escrito pela psicóloga colombiana Manuela Molina, este livro encoraja os mais novos a tratarem todos os seres humanos com o mesmo respeito e compaixão.
“Michelle Obama” | Maria Isabel Sánchez Vegara
Este é o primeiro de vários novos títulos da colecção «Meninos Pequenos, Grandes Sonhos» que chegam em 2022, com histórias de homens e mulheres que, com a sua determinação, mudaram o mundo como o conhecemos. O pai foi a maior inspiração da pequena Michelle, que cedo decidiu trabalhar para melhorar a vida de outras pessoas. Quando conheceu Barack Obama, já era uma advogada de sucesso. Acabou por se transformar na primeira-dama mais emblemática da história, defendendo sobretudo as raparigas e os mais desfavorecidos.
Fevereiro
“O Fio Invisível” | Míriam Tirado & Marta Moreno
A Sara descobriu o segredo que o umbigo guarda. Agora sabe que dele sai um fio invisível que a une a todas as pessoas que mais ama: a mãe, o pai, os avós, os tios, os primos, os amigos… Nunca mais terá medo quando não estão com ela, porque sabe que este fio a liga a eles, além do tempo e do espaço, e que estarão conectados para sempre!
Março
“O Banco” | Meghan Markle, a Duquesa de Sussex & Christian Robinson
Este álbum capta de uma forma muito ternurenta o relacionamento especial entre pai e filho, visto pelos olhos de uma mãe. Esses momentos únicos, registados tanto pelo texto em verso como pelas ilustrações suaves, evocam uma profunda sensação de conexão e compaixão, lembrando-nos das muitas maneiras que o amor pode tomar forma numa família moderna.
“O Livro das Emoções dos Lápis” | Drew Daywalt & Oliver Jeffers
Os lápis de cor de “O Dia em que os Lápis Desistiram” estão de regresso com mais três livros – desta vez, em formato de cartão. Usando o mesmo humor dos álbuns infantis, estas novidades acrescentam ainda a aprendizagem de conceitos tão importantes como as cores, os números e as emoções. Em Março, exploramos as emoções.
“O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupery” | Louise Greig & Sarah Massini
Poucas obras têm sido tão universalmente apreciadas como O Principezinho. A edição original mudou o mundo dos seus leitores para sempre, e esta maravilhosa nova adaptação conquistará o coração dos mais pequenos.
“A Aventureira Marielle e o Dia da Fotografia” | Nuna e Lala Berekai
Marielle é uma menina feliz, dona de um lindo afro que exibe em dois pompons perfeitos, e que adora jogar à bola. Mas no primeiro de dia de aulas numa escola nova, Marielle começa a pôr em causa o seu cabelo e a tentar transformá-lo numa coisa que ele não é.
Abril
“Bethany e a Besta, vols. 2 e 3” | Jack Meggitt-Phillips
Ebenezer Tweezer é um jovem de 511 anos, que mantém uma fera no sótão da sua mansão que alimenta com todo o tipo de coisas extraordinárias. Em troca, a fera vomita presentes para Ebenezer, bem como poções que o mantêm jovem e bonito. Mas a besta fica cada vez mais gananciosa, e exige ser alimentada com uma criança bonita e suculenta. Quando Ebenezer encontra a órfã Bethany, de 10 anos, pensa que a vida (eterna) continuará normalmente. Mas Bethany não é uma menina qualquer.
“Não Te Esqueças” | Jane Godwin & Anna Walker
Às vezes, andamos tão ocupados, que nos esquecemos de dar valor às pequenas coisas. Este encantador álbum ilustrado vem lembrar-nos de todas as coisas que é preciso não esquecer: as tarefas diárias, como lavar os dentes ou fazer os trabalhos de casa; os gestos simples, como oferecer um sorriso ou ouvir o som das árvores; ou coisas maiores, como esperar, sonhar, imaginar… Só assim poderemos celebrar em pleno a vida.
Maio
“Matilde e o Farol Assombrado” | Patrícia Furtado
Matilde tem 10 anos e vive numa terra distante com os pais e com o Fred, o seu melhor amigo, um furaleão que a segue por todo o lado. Podia ser uma menina normal, não fosse o caso de ser uma bruxa (das boas) e óptima condutora de vassouras. Nesta quarta aventura, Matilde vai de férias com os amigos, mas claro que as coisas não vão correr como o esperado. Os sarilhos e mistérios parecem correr atrás da nossa bruxinha de cabelo cor de rosa.
Junho
“Simão Simões, Agente de Viagens no Tempo” | Luís Leal Miranda & Christina Casnellie
Simão Simões comprou uma máquina do tempo e decidiu pô-la a render: criou a Crononauta, uma Agência de Viagens no Tempo, e organizou uma série de excursões ao passado. Simões é o guia trapalhão destas viagens insólitas, mas não consegue convencer ninguém a partir consigo numa viagem. Uma série de aventuras sobre as dificuldades das viagens no tempo e as pequenas histórias que fazem a História.
Nuvem de Tinta
Março
“Guia para raparigas rebeldes: à descoberta do teu corpo” | Elena Favilli (edição)
Chegou o guia que todas as raparigas rebeldes esperavam. Um guia sobre o crescimento e a transição
da puberdade para a adolescência, com todas as transformações, desafios e descobertas que isso
implica. Apresentando ilustrações coloridas e fiel ao estilo e sensibilidade da colecção Raparigas
Rebeldes, este livro é o companheiro ideal para ajudar as raparigas a enfrentar a maravilhosa jornada
de desenvolvimento com autoconfiança e clareza.
Joy Books
Principais colecções:
O Meu Primeiro Livro de Madeira
Desenha com Stencils
Explorar É Divertido
7 Dias, 7 Histórias
Pequenas Descobertas
Amigos com Ritmo
Um Dia Divertido
O Meu Livro de Desafios
Escuta e Aprende
Aprendo Divertidamente
Sem Comentários