Depois do fantástico “Irmão Lobo”, escrito por Carla Maia de Almeida e ilustrado por António Jorge Gonçalves, a Planeta Tangerina editou recentemente o terceiro livro da colecção Dois Passos e Um Salto, dirigida a adolescentes e a outros leitores mais crescidos.
Escrito por Ana Pessoa, autora do recomendado “O caderno vermelho da rapariga karateca” – o livro com que a colecção Dois Passos e Um Salto foi iniciada -, “Supergigante” (Planeta Tangerina, 2014) obriga-nos a envergar a melhor fatiota desportiva de modo a conseguirmos acompanhar a passada de Edgar, o protagonista e narrador desta história que corre como se não houvesse amanhã.
Edgar está entre a euforia e o desânimo, dividido entre dois acontecimentos que ocorreram no mesmo dia: a morte do seu avô e o primeiro beijo que recebeu de Joana. Enquanto corre, vão passando pela sua mente imagens dos almoços de família, dos animados encontros com os amigos e, também, das longas e desarmantes conversas que teve com Joana, a rapariga que lhe põe a cabeça a rodar como o sol faz com a Terra (só que um pouco mais depressa).
Metáfora sobre o crescimento, “Supergigante” transporta-nos ao momento em que a maturidade começa a fazer das suas, obrigando-nos a viver o lado bom e o lado mau da vida, impelindo o corpo a lutar por aquilo que mais deseja. As ilustrações com sabor a pop são da autoria de Bernardo P. Carvalho.
Sem Comentários