Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão, diz entre o hábito e o acerto a sabedoria popular. E a verdade é que, mesmo não querendo levar o provérbio demasiado a sério, quando damos pela falta deste farinácio – sobretudo depois do supermercado do bairro ter já fechado portas – lá em casa é normalmente aborrecido pensar num snack alternativo que não envolva duas fatias – ou uma apenas para os mais regrados – com algo pelo meio.
Pois bem, para aqueles que não desdenham transformar a sua habitação numa padaria dentro e fora de horas, Ruth Clemens tem a receita certa. Ou melhor, um monte delas, já que “Receitas de pão caseiro” (Círculo de Leitores, 2014) é uma pequena bíblia do amasso e da fermentação, começando pela preparação de massas simples para, depois de aquecidas as mãos, levar o leitor rumo a aventuras mais delicadas que envolvem pré-fermentações e outros métodos mais trabalhados.
Ruth Clemens é pasteleira, decoradora de bolos e, há não muito tempo, foi finalista da série de grande êxito da BBC intitulada The Great British Bake Off. Neste tratado existem secções dedicadas às técnicas e à resolução de problemas, estando as receitas organizadas em tópicos que vão das receitas fáceis – para começar bem e não desanimar – às que envolvem os pães mais populares.
Há também capítulos dedicados aos utensílios, aos ingredientes e às técnicas, para que, aos poucos, se possa transformar no(a) padeiro(a) de serviço lá de casa. E sem precisar de ir a Aljubarrota.
Sem Comentários