Como em qualquer mundo que faz da diversidade um valor muito respeitável, no planeta “Quem é esse bicho?” (Kalandraka, 2014) encontramos criaturas muito simpáticas e curiosas que vale muito a pena conhecer: temos gente pequena, às riscas, com pintas – e também com muita pinta -, de nariz grande e pontiagudo e outros tão gulosos que não resistem ao aroma do açúcar. Porém, enquanto folheamos este livro mágico e cartonado, há uma pergunta que desponta com bastante naturalidade: no meio de toda esta fauna, quem será o bicho mais bicho de todos?
Carmen Querault, a autora desta preciosidade para gente pequena, formou-se como ilustradora e desenhadora na Escola BAT, onde estudou desenho clássico. A sua trajectória artística teve início nos anos 1990, principalmente no âmbito da ilustração infantil, tendo colaborado com várias editoras e publicações especializadas como é o caso da revista Cavall Fort.
“Quem é esse bicho?” é um exemplo desse desenho clássico, um livro centrado na descrição das personagens a partir das suas diferenças até que, no final do desfile, damos de caras com o verdadeiro protagonista da história – o pequeno leitor ou leitora.
As ilustrações são magníficas, realizadas com colagens e sobreposições de traços onde cabem pedaços de tecido e recortes de papel quadriculado, às bolas ou autocolante, apelando sempre às texturas e aos contrastes cromáticos. O texto, simples e escrito com maiúsculas, despertará nos mais pequenos o reconhecimento das letras, transportando-os ao fantástico mundo da iniciação à leitura.
Livro que nos apresenta o mundo como um conjunto de seres reconhecidos pela diversidade de gostos e apetites, “Quem é este bicho?” reserva ainda um espaço para o leitor de modo a que, também ele, se torne parte desta curiosa fauna. Um bonito clássico à moda antiga, que chega às lojas no dia 7 de Novembro.
Sem Comentários