“Um livro para colorir, rabiscar e vencer os medos das crianças.” É desta forma que Leslie Ironside – psicoterapeuta infantil e juvenil – e Leslie Ironside – professora do 1º ciclo – apresentam “Pinta os teus medos” (Booksmile, 2015), um lugar onde os mais pequenos espantam o medo com a ajuda de muitas cores e do poder da imaginação.
Como lidar com os medos não é coisa fácil, a pequenada contará com a companhia da Minhoquinha, que desta coisa de lidar com aquilo que nos preocupa percebe muita coisa. E que, para acalmar desde logo os nervos, vai tratando de avisar: “Não te rales com a ortografia, e não importa se sabes ou não desenhar.” A porta à ajuda externa fica também escancarada, não vão as coisas ficar complicadas.
A viagem ao mundo dos medos começa de forma amigável, pedindo para os mais pequenos preencherem uma ficha com o seu nome e outros dados – o que gostam mais de comer, o seu programa de televisão favorito, há até um espaço para um auto-retrato -, além de os convidar a deixar as suas impressões digitais impressas no papel, tornando seu o livro que estão prestes a folhear.
Após conhecerem a minhoca e o seu habitat, o medo vai entrando aos poucos com pedidos mais arrojados: desenhar um filme assustador numa tela branca; rabiscar nos sítios do corpo onde se sente o picar das preocupações; salvar crianças desenhando pára-quedas, cordas para bungee-jumping ou um escadote; desenhar monstros debaixo da cama ou uma sombra assustadora. Há ainda páginas para arrancar e rasgar, muitas delas destinadas a entrar na caixa das preocupações que, aos poucos, começará a ficar mais leve.
“Pinta os teus medos” fala também da importância das preocupações e dos medos serem partilhados, apresentando no final um “resumo dos medos”, ajudando a percebê-los bem como a saber como lidar com eles, para além de revelar dicas para pais e educadores e propostas de actividades. Quem diria que os lápis de cor seriam os melhores aliados no combate ao medo?
Sem Comentários