Ansiedade. Stress. Falta de energia. Alterações de humor. Falta de concentração. Síndrome pré-menstrual. Depressão. Problemas de sono.
Para as maleitas nomeadas no anterior parágrafo, associa-se quase sempre um triângulo de perdição que, muito provavelmente, estará longe de recolher grande aprovação por parte de nutricionistas e gente ligada à alimentação saudável: cafeína, álcool e chocolate.
Será esse o caso de Christine Bailey, nutricionista, consultora de alimentação e saúde, chef e professora de culinária, que coloca o triângulo das bermudas na gaveta e oferece, antes, uma lista de poderosos nutrientes que existem nos alimentos do dia-a-dia e que ajudam a mudar a maneira de pensar e viver a alimentação. Um pouco, se quisermos, como os espinafres mudaram a vida de muito boa gente que assistiu, durante anos, aos desenhos animados do Popeye.
Em “Os super alimentos que podem mudar a sua vida ” (Casa das Letras, 2015), Christine Bailey propõe uma dieta e um estilo de vida que favoreça um equilíbrio dos principais mensageiros do cérebro – os neuro-transmissores -, sobretudo a «todos os que sentem constantemente cansados, com o humor em baixo, ansiosos, stressados, com problemas de sono e função cognitiva reduzida.» Ou seja, grande parte da população mundial.
Seguindo uma apurada pesquisa nutricional, Bailey cruza em cada um dos capítulos do livro informação abrangente e acessível com conselhos práticos sobre os alimentos que devem ser ingeridos, com vista a optimizar a saúde e recuperar a vitalidade.
Depois de discorrer sobre a fisiologia da melancolia – capítulo 1 – e de dar a conhecer os muitos disfarces do humor – capítulo 2 -, o terceiro capítulo de “Os super alimentos…” apresenta uma extensa lista de alimentos apontados ao bem-estar, propondo uma vasta selecção de receitas simples, práticas e saudáveis. Há ainda um quarto capítulo dedicado aos suplementos, que apresenta também um BI dos principais neurotransmissores que povoam o cérebro.
Mesmo que o propósito do leitor não seja o de se tornar num ser super saudável, seguindo à risca o programa de detox de 7 dias que o livro propõe, certamente irá descobrir, entre as mais de 80 receitas nutritivas, muitos motivos para experimentar novas receitas e ingredientes.
1 Commentário
Em minhaopniao acho necessario uma alimentaçao super saudavel,Eu faço exercicio e tenho uma alimentaçao saudavel com uma nutricionista, com isso emagreci 5 kg.Hj pretento emagrecer mais 5 kg acho importante isso por isso sempre estou procurando saber oq o produtoecapaz de fazer