As tradições e costumes do país não podem ser esquecidos e têm de ser passados às gerações mais novas. Dessa forma, a Editorial Presença dedica uma nova colecção aos trajes tradicionais portugueses, começando pela região do Minho.
“O traje tradicional do Minho” (Editorial Presença, 2015) leva-nos numa viagem pela essência do nosso país. Assim, a região do Minho é neste volume completamente desvendada: a paisagem, o clima, a flora, a fauna, a alimentação, a dança, o artesanato e, obviamente, os trajes típicos, são particularidades da região apresentadas no livro. As crianças podem ainda recriar as vestes que homens e mulheres usam nas várias ocasiões, divertindo-se com diferentes actividades.
Num livro repleto de cor, há espaço para a variedade de bordados, feitos à mão, para os famosos colares e brincos de ouro que as mulheres ostentam para alindar a indumentária e para muitas curiosidades, sem idade nem tempo.
Os mais pequenos podem recortar as duas figuras das badanas do livro e, depois, vesti-las com os diferentes trajes incluídos no livro: lavadeira, mordomia, trabalho, noivo e noiva. Pelo meio há páginas para colorir e 50 autocolantes.
Num tempo em que as crianças tanto gostam dos jogos de computador, de interagir com os tablets e das consolas de jogos, este projecto comprova como, em qualquer geração, nenhuma criança resiste à tesoura, à cola e aos lápis de cor para uma tarde de brincadeira. Um desafio lançado pela autora Vanessa Leão e totalmente conseguido, em boa parte, graças às belas ilustrações, de traço simples, infantil e terno, de Oksana Grivina.
Recomendado para crianças a partir dos 6 anos, este livro é uma viagem pela tradição de um país repleto de singularidade.
Sem Comentários