Aqueles que passaram pela experiência de se vestir de branco para recebem, pela primeira vez, o Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho, terão muito provavelmente tido como prenda, entre postais com cruzes, velas e esboços de milagres, um livro ilustrado de contos bíblicos. Olhando para a capa de “O Que Está Lá Fora” (Kalandraka, 2015), de Maurice Sendak, poderíamos pensar estar perante um desses livros destinados a propagar a fé junto da pequenada, mas aqui o território é bem diferente: caminha-se numa estrada onírica vigiada por duendes de meio metro.
Terceiro livro de uma trilogia de contos oníricos da qual fazem também parte “Onde Vivem Os Monstros” e “Na Cozinha da Noite”, “O Que Está Lá Fora” foi publicado em 1981 após Sendak ter viajado até à Alemanha, a propósito das suas ilustrações para os contos dos irmãos Grimm.
O livro conta a grande aventura de Ida que, após o rapto do irmão, terá de viajar até à terra dos duendes para o trazer de volta. Maurice Sendak diz que o livro é baseado na sua própria irmã, que terá sentido raiva e irritação por ter tido a obrigação de tomar conta de si numa fase não muito avançada da existência. Ainda assim, e mesmo com um tema tão pouco dado ao universo da literatura infantil, Sendak arranja forma de protagonizar um final feliz, quase bíblico até.
As ilustrações parecem ser para gente crescida, e provavelmente será necessária uma grande preparação para que os mais pequenos deixem os seus habituais universos de cor, ternura e classicismo para mergulhar num universo tão díspar.
Para além do universo das fadas, nota-se aqui uma grande influência da pintura romântica, em ilustrações ricas em detalhes e onde a natureza caminha, lado a lado, com a fantasia, carregada de simbolismo.
Sem Comentários