Um livro para crianças onde não moram quaisquer bonecos? Quem se lembraria de inventar uma coisa tão disparatada a não ser que não receasse andar encostado ao fundo de todas as tabelas de vendas ou, muito provavelmente, afastado de muito boa estante? Pois bem, B. J. Novak não se deixou afectar por pensamentos negativos e imaginou “O Livro Sem Bonecos” (Editorial Presença, 2015), um álbum onde não há nada para ver senão as palavras que estão escritas nas páginas brancas.
O livro alia uma grande simplicidade a uma imaginação extrema, operando um dinâmico jogo onde entram diferentes fontes e tamanhos de letra, arranjos gráficos cuidados e irreverentes ou explosões intensas de cor, fazendo-o muitas vezes parecer um manual de design ou publicidade.
Há sons tontos e muitas coisas ridículas, fazendo do leitor ao mesmo tempo ouvinte e narrador em voz alta – e até mesmo cantor -, estabelecendo-se uma relação de camaradagem onde a palavra escrita surge, merecidamente, como uma das grandes invenções humanas – e motivo de prazer e diversão.
J. Novak é escritor, argumentista, realizador e actor, conhecido pelos seus papéis em filmes como Sacanas sem Lei e Ao Encontro de Mr. Banks bem como na série The Office. Tem recebido elogios pelo seu trabalho em stand-up comedy e pelo seu livro de contos intitulado One More Thing. Licenciou-se na Universidade de Harvard em Inglês e Literatura Espanhola.
Sem Comentários