Há muitos anos, quando era ainda uma catraia, Lois Brandt espreitou para dentro do frigorífico de uma amiga, encontrando apenas um pacote de leite vazio. Este episódio inspirou-a a escrever, anos mais tarde, “O Frigorífico da Magui” (Booksmile, 2015), livro que levou para casa o Christopher Award 2015 e que aborda, junto dos mais pequenos, o tema da fome e da pobreza infantis.
Sofia e Magui são amigas inseparáveis: vivem no mesmo bairro, brincam no mesmo parque e andam na mesma escola. Uma tarde, quando Sofia insiste para irem lanchar a casa da amiga depois de muita brincadeira, descobre um frigorífico sem nada de bom para oferecer. Magui pede-lhe para guardar segredo, colocando a Sofia um grande dilema: manter a promessa que fez à amiga ou contar à mãe que esta e a sua família precisam de ajuda.
Para além de abordar temas difíceis com uma sensibilidade extrema – muito graças às ilustrações de Vin Vogel, coloridas, cheias de infantilidade e carregadas de luz -, “O Frigorífico de Magui” aborda valores importantes e fundamentais como a confiança, o respeito, a entre-ajuda e a amizade.
O livro oferece ainda aos mais novos algumas dicas de como poderão ajudar os amigos que estejam em dificuldades, despertando neles o espírito cívico e uma forma solidária de olhar o mundo.
Sem Comentários