Fazer amigos num novo ambiente não é uma tarefa fácil para muitas crianças. O pequeno Jaime chega a uma nova casa e a um novo lugar, perdendo grande parte das suas referências: a cidade, o prédio, a escola e, especialmente, os amigos. Ali, numa nova vida, Jaime tem dificuldade em recomeçar… e atar novos laços de amizade.
“O Cotão Simão” (Porto Editora, 2014) foi o livro vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian 2013. Uma história infantil, profundamente emotiva, sobre amizade e solidão, sobre reconstrução e proximidade.
Mais depressa do que pensava, Jaime faz um amigo na sua nova casa, dentro de um espaço rural que desconhecia. No entanto, é um amigo um pouco estranho: uma bolinha de cotão vinda directamente do seu felpudo roupão encarnado e chamada Simão. A grande tarefa do Jaime enquanto amigo do Cotão Simão é salvá-lo da centrifugação: a fase mais terrível da lavagem na máquina da roupa, voltas e voltas em grande velocidade e, quem não se agarra, bem pode perder-se para sempre entre canos e filtros, nunca mais se salvando. Jaime e Simão tornam-se grandes amigos, do bolso do robe para a palma da mão do Jaime, conversando e partilhando tudo o que guardam só para si. Contudo, um dia, o Jaime quase perde o seu único amigo naquele lugar que ainda lhe é estranho, tudo fazendo para o reencontrar.
Uma bonita história que lembra os amigos imaginários que todos criamos na infância, enquanto escapes para o desabafo ou companhias nos momentos solitários. Ana Rita Faustino, a autora de apenas 26 anos, é professora – doutorada em Linguística e Ensino de Língua -, leccionando inglês e alemão a crianças, jovens e adultos, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa.
As ilustrações de Aurélie de Sousa são um contributo fundamental para todo o ambiente sensível e ternurento do livro, agarrando-nos ao traço e às cores num enlace de suavidade. Os olhos dos personagens são um toque de grande emoção, reflectindo, como se verdadeiros, os sentimentos de Jaime e de Simão, entre o encantamento e a tristeza, a alegria e a amizade pura e intensa.
No final, o livro oferece um conjunto de sugestões de actividades, óptimos instrumentos de trabalho em casa ou nas escolas.
Sem Comentários