Depois dos volumes dedicados aos períodos do Renascimento e do Barroco, o Círculo de Leitores publica agora “Idade Média” (Círclo de Leitores, 2014), o terceiro livro da colecção Decifrar a Arte em Portugal, da responsabilidade do Professor e historiador de arte Paulo Pereira.
No prefácio, Paulo Pereira defende a constituição da Idade Média em «várias idades médias», fruto de muitos regionalismos e das relações entre “centros” e periferias, reflectida de certa forma nas opções de construtores e encomendadores, de pintores e escultores. Uma riqueza que, para o autor, é no território português «apenas uma pedra…no imenso mosaico da arte medieval do Ocidente europeu.»
A selecção das 100 obras de arte apresentadas neste volume exprime essa diversidade de gostos e de hábitos, como a jóia arquitectónica personificada na Igreja de São Gião da Nazaré – e o caso de uma liturgia desaparecida -, o enigma da da Igreja de Idanha-a-Velha – que em tempos terá sido uma mesquita – ou a descoberta de edifícios esquecidos, como o claustro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra.
Paulo Pereira analisa ao detalhe pinturas, esculturas, iluminuras, fotografias, instalações e a arquitectura que marcaram a Idade Média, num livro onde as habituais dissertações dão antes lugar a imagens de grande formato, muitas vezes ocupando as duas páginas do livro aberto, levando-nos numa visita guiada e profundamente ilustrada à Idade Média portuguesa, à adoração pela cor e ao fascínio pela Santidade, num complexo e entusiasmante jogo de decifração.
A colecção, neste momento a meio da sua publicação, prosseguirá com os volumes dedicados às Artes Antigas, ao período Oitocentista e à Arte Contemporânea. momento a meio da sua publicação, prosseguirá com os volumes dedicados às Artes Antigas, ao período Oitocentista e à Arte Contemporânea.
Sem Comentários