Se tem filhos pequenos em casa ou amigos que continuam a gostar de jogos tanto quanto um amante de futebol gosta tanto de ver jogos da Champions – de preferência sem ser através de um streaming manhoso no computador -, provavelmente já terá ouvido falar em Minecraft. Seja no PC, na consola, no telemóvel ou no tablet, muitos são aqueles que já se renderam a este jogo, uma espécie de parente – a meio caminho entre o afastado e o próximo – do Lego.
O jogo é inteiramente constituído por blocos, sendo o objectivo manipulá-los de forma a inventar construções que permitam ao jogador explorar o cenário e sobreviver. Qualquer coisa como Lego meets Lost numa Arcada.
Desde que foi lançado, no ano de 2009, o jogo já vendeu 50 milhões de cópias, tendo rendido mais 80 milhões de euros. É o terceiro jogo mais vendido de todos os tempos, perdendo apenas para o Tetris e o Wii Sports. O dono da Mojang AB, empresa sueca responsável pelo Minecraft, decidiu vendê-la à Microsoft pela módica quantia de 2,5 mil milhões de dólares.
Em Portugal, a loucura pelo jogo também já se começou a instalar, ainda que de forma mais discreta. Estando o jogo longe de ser uma pera doce, é com agrado que fãs presentes e futuros verão chegar às lojas dois guias oficiais de Minecraft – “Pricipiantes” e “Redstone” (Booksmile, 2014) -, ambos com a revisão de Miguel Campos, mais conhecido por Feromonas, o jogador nº 1 de Minecraft em Portugal e um youtuber famoso com mais de 2 milhões de seguidores.
“Principiantes” é uma espécie de kit de sobrevivência para os iniciantes que, nestas páginas, aprenderão a localizar recursos, a fazer abrigos e, mais importante, a criar ferramentas, armas e armaduras, para se protegerem dos muitos monstros que teimam em aparecer. O guia inclui dicas de peritos em Minecraft, bem como do programador Jeb e do criador Notch. Se pretender sobreviver mais do que um par de horas no jogo, este será decididamente um guia fundamental.
Quanto a “Redstone”, a conversa é já outra. Da mineração básica a circuitos lógicos e mecânica mais avançada, este guia oficial contém instruções detalhadas para que o jogador descubra os segredos de redstone, uma substância que abre imensas possibilidades a ponto de melhorar a experiência do jogo, já que ensina a ligar e a controlar os blocos que são a sua matéria-prima. Há também dicas para construir armadilhas e lança-flechas, fundamentais para evitar os creepers. São mostradas também algumas das criações do Minecraft que a comunidade tem vindo a fazer um pouco por todo o planeta. Que o jogo comece!
Sem Comentários