O regresso da chef Mafalda Pinto Leite faz-se com três ingredientes essenciais: simplicidade, saúde e sabor. Um livro feito com paixão e com uma tónica muito especial na comida saudável, sem fundamentalismos.
“As Receitas da Mafalda” (Porto Editora, 2014) começam por ser uma delícia para os olhos para se tornarem numa autêntica bíblia de sabores. Mafalda Pinto Leite trouxe para este desejado regresso, em forma de livro, muito do que aprendeu há 16 anos no seu curso de Chef, feito numa escola com base na cozinha natural: o Natural Gourmet Institute for Food and Health, em Nova Iorque. As dietas que estudou, como as raw foods, a macrobiótica, a ayurvédica e as isentas de glúten e açúcar refinado, assim como outros cursos posteriores, nomeadamente sobre “como curar através da comida”, foram a base para quase uma centena de receitas originais.
O livro pretende desmistificar várias ideias associadas à alimentação equilibrada, provando que na despensa de qualquer um podem estar os ingredientes chave para refeições saudáveis, capazes de concretizar os mais variados objetivos. Desde a perda de peso a um sono mais descansado, o segredo pode estar naquilo que se coloca no prato.
Nestas páginas podem estar os primeiros passos para um investimento na saúde e no bem-estar, desde que acordamos até ao deitar. Assim, Mafalda Pinto Leite distribui as receitas por vários momentos do dia e segmentos das refeições quotidianas. Para o pequeno-almoço propõe papas, pães, compotas e outras ideias. O capítulo das bebidas inclui leites alternativos, batidos e sumos. Os indispensáveis snacks ganham, com este livro, diferentes conceitos: os chips de batata-doce com salsa de tomate e abacate são uma receita inovadora e que, de imediato, sublinhamos para testar. Para os adeptos e outros curiosos, as receitas vegetarianas propõem uma sopa, piza, hambúrgueres de grão e quinoa e um chili de dois feijões, entre outras receitas. Em relação aos pratos de peixe há rolinhos de sushi, moqueca de camarão e wraps de peixe com creme de abacate. O capítulo dedicado à carne tem lombinhos de porco com laranja e alecrim, tortilha de chouriço, abóbora e espinafres e outros pratos diferentes. Por fim, o livro não poderia estar completo sem as sobremesas. Os queques, tanto de mirtilos e gengibre como de chocolate, são duas receitas a destacar.
A grande mais-valia do livro está no seu capítulo inicial. Antes das receitas, Mafalda Pinto Leite apresenta uma Lista de Compras completa, diversificada e adaptada a pessoas reais. Depois, reuniu algumas “Perguntas que me fazem…”, respondendo a temas tão diversos como as medidas, os equipamentos necessários e os ingredientes mais e menos saudáveis. A chef destaca, nas páginas seguintes, os ingredientes-estrela da sua cozinha, mostrando os seus benefícios e potencialidades. Por lá estão a batata-doce, a baunilha, os ovos, a quinoa, e uns tantos “superalimentos”, onde Mafalda Pinto Leite inclui o açaí, as bagas goji, o cacau cru, o mel cru, as sementes de chia e o propólis.
O sucesso do livro “As Receitas da Mafalda” é uma junção do talento da Chef Mafalda Pinto Leite com as maravilhosas fotografias de António Nascimento, o styling de Ana Trancoso e o projeto gráfico de Pedro Antunes. Tal como propõe o livro para a nossa vida, ele próprio é o melhor exemplo de como o exterior, neste caso o livro-objeto, ajuda num interior mais feliz.
Sem Comentários