Café. Cigarros. Álcool. Drogas. TV. Tricot. Bolinhas para apertar na mão que, ainda assim, regressam sempre à forma original. Depois de todas estas variações destinadas a amansar o stress junto da comunidade adulta, há agora uma nova moda de relaxamento para os adultos: os livros de colorir.
“Animorphia” (Vogais, 2015) é um desses exemplos de livros de pintar para adultos, o primeiro a tornar-se um verdadeiro fenómeno de vendas. Basta dizer que Kerby Rosanes, o autor, tem já mais de 1,3 milhões de seguidores no facebook, tendo-se tornado um dos mais conhecidos ilustradores do continente europeu.
Kerby é um dos artistas de doodles mais populares do mundo ou, escrito em bom português, de rabiscos. Neste livro construiu um universo bastante intrincado, composto sobretudo por criaturas e objectos que se fundem para transformar os animais em criaturas ofuscantes, prontos para sair à noite e entrarem nos clubes mais selectos da cidade. Para aqueles que andam sempre a roubar os lápis de cor e os livros aos filhos e a assobiar para o lado, as páginas de “Animorphia” devem ser celebradas de lápis bem ao alto.
Sem Comentários