Numa altura em que a segunda aventura cinematográfica de “Como treinares o teu dragão” ainda passa em muito bom ecrã português, nada melhor do que mergulhar nos livros de Cressida Cowell, a criadora de Hiccup Hadoque Horrendo III, Estoico o Enorme, Bafo o Burro e outras personagens que inspiraram a adaptação desta saga literária ao cinema.
Em “Como seres um pirata” (Bertrand, 2014), Hiccup e restante pequenada andam a fazer-se homens – ou Vikings -, com um intenso programa de treino de luta com espadas no mar. Quando o barco é destruído por uma tempestade, percebem que tal se deveu ao embate do barco com uma caixa grande e pesada, com dois metros de comprimento e duas pegas nos lados, arremessada – isso não sabem eles – vinte minutos antes de uma ilha periférica por alguns membros da tribo dos Idiotas.
Depois de uma observação mais atenta, percebem que se trata de um caixão onde, a acompanhar a inscrição “Cuidado! Não abrir este caixão”, há ainda um aviso esculpido com uma faca e letras coloridas com a cor do sangue onde se lê isto: “Amaldiçoado seja aquele que perturbar os restos de Barba-Sombria, o Medonho, o maior pirata que aterrorizou as ilhas interiores”.
Apesar do pavor ao sobrenatural e da insistência de Hiccup para cumprirem o desejo talhado na madeira, os vikings não resistem a tão grande tentação, dado tratar-se do maior pirata de todos os tempos. Porém, no lugar do morto Barba-Negra encontra-se o vivo Alvim o agrigultor pobre-mas-honesto – conhecido por muitos como o Traiçoeiro -, que lhes diz saber onde se encontra o maior tesouro enterrado por piratas. Só há um pequeno problema. O lugar situa-se na Ilha dos Caveirões, lugar de moradia do Caveirão, o mais letal dragão existente à face da terra – ou escondido nas rochas. Apesar de não voar ou ver um palmo à frente da cara, o caveirão tem um olfacto apurado e uma temível propensão para a violência, além de comer praticamente tudo o que tenha cheiro.
Corre também a lenda de que será o verdadeiro herdeiro a encontrar o tesouro, razão mais do que suficiente para que o Escarreta, um violento e convencido viking, desafie o improvável herdeiro Hiccup para outro tira-teimas. Mais uma divertida aventura de Hiccup, um extraordinário encantador de dragões, hábil com a espada e o maior herói Viking de sempre, com desgrenhadas e muito divertidas ilustrações.
Sem Comentários