Contar uma boa história não é para todos. “O Rapaz dos Jornais” (Fábula, 2024) é um excelente exemplo de uma belíssima história, contada por Vince Vawter, um ex-jornalista. Trata-se de uma narrativa autobiográfica, passada num Julho da década de 1950 nos Estados Unidos da América, que nos conta o dia a dia de um rapaz de onze anos, que gosta de colocar uma folha de papel na máquina de escrever quando as palavras lhe ficam presas, desfrutando do “som que as teclas da máquina de escrever fazem ao bater na fita preta: é sempre o mesmo. Nunca sei que sons me vão sair da boca. Se é que sai algum” – mas que também adora jogar basebol.
Ao longo de cerca de duzentas páginas, o leitor acompanha os desafios do crescimento de um rapaz que sofre de uma gaguez acentuada e vive num contexto social difícil, com questões raciais a marcar presença ao longo da narrativa, personificadas na figura de Mam. No último dia do sexto ano, num lance de basebol, atinge o amigo Rat na boca. Para o compensar, diz-lhe que tratará das entregas de jornais, para que se possa ausentar e descansar na quinta dos seus avós. É durante este mês que conhecerá muitas pessoas que continuarão a fazer parte da sua vida, que o ajudarão a crescer, a enfrentar os medos, a vivenciar sentimentos de incompreensão e a resolver alguns assuntos que habitavam na sua cabeça.
Inesquecíveis são as conversas com o Sr. Spiro, assim como a visita à sua casa onde abundam os livros “de um lado ao outro da parede. Do chão ao tecto. Mas não era como numa biblioteca porque os livros não estavam em prateleiras. Estavam em caixotes de madeira deitados de lado e empilhados uns nos outros”. São estes encontros que lhe possibilitam descobrir o poder das palavras e mergulhar no mundo infinito e inquietante das perguntas filosóficas, para se compreender a si, ao mundo e aos outros.
![O Rapaz dos Jornais, Vince Vawter, Deus Me Livro, Crítica, Fábula,](https://deusmelivro.com/wp-content/uploads/2025/02/CAPA_o-rapaz-dos-jornais-inside-699x1024.jpg)
A história inspiradora do rapaz dos jornais fala-nos de generosidade, esperança e amizade, dos riscos e desafios que a vida nos coloca, de violência, bondade e coragem. Mais um deslumbrante título da colecção Estrelas da Literatura Juvenil, da chancela Fábula, que publica as melhores obras de autores contemporâneos para jovens.
Vince Vawter é natural de Memphis, nos EUA, com uma carreira de 40 anos na imprensa. No Indiana, antes de se reformar, foi director e editor do jornal Evansville Courier & Press. Vive com a mulher no Tennessee, numa pequena quintano sopé das montanhas Great Smoky. “O Rapaz dos Jornais” venceu o Newbery Medal Honor Book (em 2014).
Sem Comentários