Mascarado de livro para jovens adultos, “Eu Estou Aqui” (Secret Society, 2024), romance da norte-americana Nina LaCour, é bem capaz de ser o melhor livro do catálogo da Secret Society, e certamente um dos melhores romances publicados em Portugal em 2024 – a publicação original é de 2017.
“Coisas de que preciso: o sol da Califórnia. Um sorriso mais convincente”. As palavras são de Marin que, depois de um Verão perturbador, deixou tudo para trás, lidando como pode com os seus muitos fantasmas – alguns deles ainda vivos -, decidida a enfrentar o frio de Nova Iorque e a quase solidão num dormitório da faculdade, na companhia de Hannah. “Cheguei aqui duas semanas após a morte do meu avô. Entrei neste quarto uma estranha aturdida e selvagem e agora sou uma pessoa que ela conhece, e preciso de continuar a sê-lo. Por ele e por mim”.
É um livro sobre a perda e o luto, o amor e a amizade, o trauma e o recomeço, que nos lembra que “até os bons lugares estão assombrados”. Tudo atravessado por referências a clássicos, sejam os fantasmas que Henry James soltou em “A Volta no Parafuso”, um livro capaz de encher corações quase vazios chamado “Jane Eyre” ou o mágico e complexo “Cem Anos de Solidão”. Um livro sobre emoções refreadas, segredos debaixo do tapete e palavras nunca ditas – as mais ensurdecedoras. Provavelmente irão puxar de um lenço a dado momento do livro, mas sairão de “Eu Estou Aqui” com o coração no lugar certo. Para jovens e não tão jovens adultos.
Sem Comentários