Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
“As Minhas Estúpidas Intenções” é a história fascinante de Archy, um macho de fuinha nascido na miséria, mutilado ainda jovem por um acidente e vendido como escravo pela mãe a um raposo usurário chamado Solomon, que, considerando-o esperto, resolve ensiná-lo a ler a Bíblia em segredo. Este conhecimento faz de Archy um milagre da zoologia, mas também um ser estranho que acaba por não encaixar em lugar nenhum.
À medida que a vida de Archy é transformada pela descoberta da escrita – e de uma entidade bastante ambígua chamada Deus -, ele começa paradoxalmente a ter saudades da sua velha existência guiada pelo instinto. Mas não pode desaprender o que aprendeu, nem conciliar as suas pulsões mais selvagens com dilemas éticos ou o seu desejo de transcendência com as suas necessidades animais. Escrever sobre a sua vida e passar a outros o conhecimento é a tentativa de Archy de vingar o destino a que a mãe, afinal, o quis condenar.
Sobre o autor
Bernardo Zannoni (1995) nasceu e mora em Sarzana, em Itália. Começou a escrever o seu primeiro romance, “As Minhas Estúpidas Intenções”, com 21 anos. Esta obra – vencedora de vários prémios, entre eles o prestigiado Prémio Campiello, e segundo a crítica com ecos de “Pinóquio”, de Collodi, e de “O Estrangeiro”, de Camus – é já considerada uma das obras de estreia mais originais da literatura italiana actual. Ocupou o 5.º lugar no Top de vendas de livros, e o 2.º lugar no Top de ficção narrativa italiana. Vendeu já mais de 35 000 exemplares e foi traduzido em várias línguas e publicado nos EUA pela prestigiada New York Review of Books. No outono de 2023, Zannoni publica o seu segundo romance, intitulado “25”.
Editora: Dom Quixote
Sem Comentários