Um novo livro de contos de Luísa Costa Comes, uma biografia de Lou Reed ou uma adaptação a novela gráfica do clássico de William Golding estão entre os títulos que o grupo Leya irá editar até final deste ano – alguns deles já circulam por aí. Fica tudo o que há para saber à boleia do comunicado de imprensa.
Começando na literatura e ficção em língua portuguesa, destacam-se os novos romances de Pepetela (“Tudo-Está-Ligado”), Mia Couto (“A Cegueira do Rio”), Rodrigo Guedes de Carvalho (“Matarás um Culpado e dois Inocentes”), Miguel Real (“Autobiografia de Jesus”), David Machado (“Os Dias do Ruído”), e Possidónio Cachapa (“A Selva Dentro de Casa”), mas também o novíssimo livro de contos de Luísa Costa Gomes (“Visitar Amigos”), sem esquecer o mais recente volume de crónicas de Bruno Nogueira (“Aqui Dentro Faz Muito Barulho II”).
Na ficção universal, além de uma aposta muito forte em novos autores de diferentes origens, casos da norte-americana Rachel Eliza Griffiths (“Promessa”) ou da italiana Donatella di Pietrantonio (“A Idade Frágil”) – vencedora do Prémio Strega 2024 –, anunciam-se também romances de Philip Roth (“A Orgia de Praga”), Arturo Perez-Reverte (“A Revolução”), Mathias Enard (“Desertar”) e a estreia de James McBride (“A Mercearia Céu & Terra”), que a revista Time considerou uma das personalidades mais influentes de 2024.
Um novo livro de contos de Jo Nesbo (“A Ilha das Ratazanas e Outros Thrillers”), o escritor de policiais mais famoso em todo o mundo, e uma nova história de Nicholas Sparks (“À Espera de um Milagre”) estão igualmente entre os livros que a LeYa publicará entre Setembro e Novembro, período em que também será editado o romance da jovem escritora neerlandesa Yael van der Wouden (“A Guardiã”), nomeado para o prestigiado prémio Booker.
Biografias de Napoleão, Leonardo da Vinci, Lou Reed e o quarto volume de “M – Mussolini” figuram entre os destaques da não-ficção, onde também se enquadram o livro póstumo de Henry Kissinger (“Génesis”), o volume que reúne a conversa entre o realizador Martin Scorcese e o padre jesuíta Antonio Spadaro (“Conversas Sobre a Fé”) e o livro que tem causado furor em todos os países onde tem vindo a ser publicado, dos franceses Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies (“Deus, a Ciência, as Provas”).
Sobressaem, ainda, as entrevistas que a jornalista Maria João Avillez fez às principais figuras do 25 de Abril, agora compiladas, a biografia de Mário Soares, revista e aumentada, de Joaquim Vieira, por ocasião dos 100 anos do antigo presidente, e a de Sacadura Cabral, da autoria de Luísa Costa Gomes, a propósito do centésimo aniversário do desaparecimento do herói da aviação portuguesa.
Também justificam relevo, da jornalista e investigadora Alexandra Marques (“Deixar África, 1974-1997”), o livro que nos fala do processo de descolonização de Angola e Moçambique, os regressos de Hugo van der Ding (“Mais Lixo na Minha Cabeça”) e Pedro Boucherie Mendes (“A Década Prodigiosa: Uma História dos Anos 80”) e a estreia de Bernardo Mendonça (“A Beleza das Pequenas Coisas”).
Livros revelantes nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Pessoal e Culinária serão publicados pela LeYa nos próximos meses: o de Bia Gargato (“Bipolar, Sim. Louca, Só Quando eu Quero”), com prefácio de Rita Ferro; o de Chris van Tullcken (“Pessoas Ultra Processadas”) e o de Guida Cândido (“São Favas Contadas – Dos Vegetais ao Vegetarianismo”).
A LeYa continuará, também, a dar visibilidade à literatura infanto-juvenil, à Banda Desenhada e à Mangá. Prontos estão já os dois primeiros volumes de Aconteceu na Escola (“O Professor Misterioso” e “A Semana Verde”), título da nova colecção de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, o novo livro de Rita Taborda Duarte (“Gaspar, com os Pés bem Assentes na Lua”), a novela gráfica baseada no famoso romance de William Golding (“O Deus das Moscas”), de Aimeé de Jongh, e o novo de Loui (“Red Flower”).
Como habitualmente acontece nesta altura do ano, os fiéis leitores de Astérix podem contar com uma nova história de Mathieu Choquet (“Ideiafix e o Druida”).
Para esta rentrée, a LeYa apresenta ainda os seus novos audiolivros, entre os quais se encontram “Os Loucos da Rua Mazur”, de João Pinto Coelho, “Escolhi Viver”, de Joana Cruz, e “O Fantasma dos Canterville e Outros Contos”, de Oscar Wilde.
Sem Comentários